Divulgação
Divulgação

PANC´s (plantas alimentícias não convencionais) – identificação, história e uso

com Instituto Trilhas

Bom Retiro

Duração: 120 minutos

16

atividade presencial

Grátis

Local: ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES.

Data e horário

De 05/02 a 12/02

Domingo

Das 10h às 12h.

Divulgação
Divulgação

A alimentação atual nunca foi tão globalizada e, ao mesmo tempo, tão monótona. Muitos alimentos tradicionais foram desaparecendo no processo de erosão cultural gerado pelo nosso atual modelo de agricultura, onde muitas plantas que já foram usadas como alimentos são vistas como plantas daninhas. Essas plantas cuja utilidade como alimento é negligenciada, denominam-se Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC.

Nossa alimentação está cada vez mais homogênea, com poucas espécies e insatisfatória variedade. Estamos desperdiçando uma grande quantidade de alimentos que, além de representar segurança alimentar e nutricional para o agricultor e para o consumidor, poderiam compor uma mesa mais saudável
e biodiversa. No mundo existem mais de 30 mil espécies de plantas comestíveis, porém a maior parte da alimentação da população se restringe a 20 espécies.

As PANC podem ser consumidas tanto após o preparo culinário, como in natura . Há uma rica variedade de receitas que podem ser preparadas para o seu consumo, inclusive em infusões e como temperos, que podem ser elaborados com diversas partes das plantas, como, por exemplo, flores, folhas, frutas, sementes e rizomas.

O Instituto Trilhas é uma organização sem fins lucrativos que busca desenvolver ações de educação, formação e sensibilização, a partir de uma perspectiva holística e sustentável, das relações entre sociedade e meio ambiente. Por meio de práticas educativas diagnósticas e interativas, o Instituto Trilhas visa construir caminhos para a sensibilização e fortalecimento de vínculos entre sociedade e ambiente, fomentar políticas públicas integradas, promover o direito à cidade, à arte e à cultura, estimular o desenvolvimento humano, a ética da cidadania e a educação sensível para o cuidado com o outro e com o ambiente.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.