VEM – Venha Experimentar Música: atividades para ouvir, aprender, sentir e fazer música

03/07/2023

Compartilhe:

São mais de 60 atividades, entre shows, oficinas, vivências, instalações e bate-papos voltadas para todas as pessoas que desejam ter um contato inicial com a prática musical. A 2ª edição do projeto acontece de 21 a 30 de julho em seis unidades do Sesc.

O Sesc São Paulo apresenta a 2ª edição  do “VEM – Venha Experimentar Música”, projeto que acontece de 21 a 30 de julho, voltado para todos os públicos experimentarem o fazer musical de forma livre, informal e lúdica. A programação, em sua maioria gratuita, acontece nas unidades do Sesc Consolação, Vila Mariana, Guarulhos, Jundiaí, Rio Preto e Santos.   

O propósito é sensibilizar pessoas de todas as idades para a música, por meio da exploração de sons, notas, ritmos, instrumentos e timbres, com ou sem conhecimento musical prévio. As atividades buscam proporcionar um novo olhar para a música, expandindo a ação já realizada nos Centros de Música do Sesc São Paulo, nesta oportunidade, para o mês de férias escolares.

Confira os destaques de cada unidade:

Sesc Consolação

Dentre os destaques da programação, está uma Masterclass com o músico mineiro Paulo Santos, co-fundador do grupo de percussão Uakti, a oficina Jazz Improvisação,  com a guitarrista e violonista Marlene Souza Lima; o encontro Canções para bordar, que propõe uma integração de linguagens artísticas e convida o público a uma imersão sonora e estética por meio de canções que inspiram costuras e bordados poéticos, com o Coletivo Som a Fio. A unidade também realiza uma atividade do projeto em uma empresa da região no dia 6/7.

O cinema também ganha destaque na atividade “Curtas em Concerto: Buster Keaton”. O público, além de assistir aos filmes, vai conferir ao vivo a sonorização desses curtas em um cine concerto realizado pelos músicos Mauro Tanaka e Guta Roim (23/07) e Gregory Silvar e Marcelo Muniz (30/07).

Sesc Guarulhos

O Sesc Guarulhos traz a palestra Por que Estudar Música? com o pianista, compositor e youtuber Franz Ventura; e a oficina Construção de Miniamplificador para Guitarra, que introduz os participantes à eletrônica aplicada a projetos musicais, juntamente com técnicas de fabricação digital como o corte à laser e a impressão 3D para a estruturação física do amplificador.

Sesc Jundiaí

O Sesc Jundiaí apresenta a Orquestra na rua, que promove de forma itinerante concertos ao ar livre, executados por uma orquestra de cordas e abertos a quem queira participar ou tocar. A oficina Geléia de Guitarras também acontece na unidade e proporciona aos participantes um bate-papo com o músico Gabriel Thomaz, fundador da banda Autoramas. Na atividade, o músico conduz uma jam de instrumentos, transformando o local em uma orquestra de guitarras e baixos elétricos.

Sesc Vila Mariana

No Sesc Vila Mariana o Grupo Experimental de Música (GEM) realiza uma intervenção sonora na unidade, onde o público poderá interagir com a obra e os instrumentos musicais. A instalação acontece também no Sesc Rio Preto.

O artista visual, educador e construtor experimental de instrumentos musicais Adriano Castelo Branco propicia, na unidade Vila Mariana, a instalação sonora Balangandãs no pescoço do espaço e Que pisada é esta? que possibilita a interatividade do público infantil com conjuntos de objetos pendurados em cordas elásticas, dispostos pelo espaço como um labirinto de cordas. Conforme a intervenção dos participantes, os penduricalhos chacoalham e se entrechocam, produzindo diversas sonoridades.

Sesc Rio Preto

No Sesc Rio Preto também acontece a oficina Outros Sons d’África, com o intuito de promover a experiência sonora e tátil com instrumentos tradicionais africanos.

Sesc Santos

Apresentações musicais fazem parte da programação do VEM com ingressos disponíveis para a compra a partir do dia 11 de julho. Dentre os destaques das atividades de Santos, estão o show do guitarrista e apresentador Daniel Daibem, que apresenta seus novos sucessos lançados no DVD “Auditivos”; e um show do cantor e compositor Hélio Ziskind, voltado para o público infantil com histórias cantadas e canções que fazem parte de seu repertório, apresentando músicas criadas para seu canal no YouTube e sucessos que fizeram parte do programa Cocoricó.

Serviço

A maioria das atividades têm entrada gratuita e aberta ao público. Para algumas ações pode ser necessária a retirada de senha 30 minutos antes com limitação de pessoas ou inscrições prévias no portal Sesc SP. Para os shows, os ingressos disponíveis para a compra a partir do dia 11 de julho. Confira mais detalhes da atividade desejada no nosso portal.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.