Confira o que é destaque na edição de JULHO/23 da Revista E, que já está no ar!

03/07/2023

Compartilhe:

NESTE MÊS: Conheça as inspirações criativas de cinco artistas com diferentes saberes, técnicas e origens / ENTREVISTA COM O POETa e agitador cultural, criador dO SARAU DA cooperifa, sérgio vaz / O CRESCIMENTO DE MULHERES PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO NO MUNDO DO FUTEBOL / A ousadia transgressora que marcou vida e obra da camaleônica Rita Lee. LEIA MAIS!

Leia a edição de julho/23 da Revista E na íntegra

Mais uma edição da Revista E está disponível! Em julho/23, leia reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção na publicação mensal do Sesc São Paulo.

Na CAPA, destaque para a obra Meninos assistindo a jogo de fora do estádio do Pacaembu (São Paulo, 1941), uma fotografia de Thomaz Farkas, que faz parte da exposição CRIA: experiências de invenção, em cartaz no Sesc Piracicaba. Com curadoria do artista visual Marconi Drummond, a mostra reúne trabalhos em vídeo, fotografia, jogos tradicionais, poesia visual e música, com o propósito de permitir que o público, sobretudo as crianças, vivenciem um conjunto de obras de arte construídas com diferentes linguagens por meio de leituras polissensoriais que celebram a criatividade.

Na primeira REPORTAGEM desta edição (Conhecimento adiante! LEIA AQUI) conhecemos as histórias de cinco artistas que buscam, por meio de sua ancestralidade, ensinar técnicas manuais de diferentes áreas, linguagens e origens, e apresentar, desta forma, como os saberes ancestrais estão presentes em suas vidas. Aproveite para conhecer a programação do FestA! – Festival de Aprender, que acontece de 7 a 16 de julho, em várias unidades do Sesc São Paulo.

Para o artista indígena Pedro Karaí Ruvixa, que se dedica à produção de instrumentos sonoros, como o maracá, transmitir saberes ancestrais é um modo de valorizar a cultura de seus povos. Natália Lopes
Para o artista indígena Pedro Karaí Ruvixa, que se dedica à produção de instrumentos sonoros, como o maracá, transmitir saberes ancestrais é um modo de valorizar a cultura de seus povos. Natália Lopes

Na segunda REPORTAGEM, (Mulheres que comunicam – LEIA AQUI) o destaque são para as mulheres que têm alcançado cada vez mais espaço no mundo do futebol para além do campo. No jornalismo impresso, no rádio, na TV ou na internet, cresce a presença feminina em funções como a de repórter, apresentadora, comentarista e analista de futebol. Aproveite e confira a programação das unidades durante a Copa do Mundo Feminina de Futebol.

Durante a Copa do Mundo Feminina de Futebol, realizada entre julho e agosto, jogos da seleção brasileira serão transmitidos em algumas unidades do Sesc São Paulo. CBF - Thais Magalhães
Durante a Copa do Mundo Feminina de Futebol, realizada entre julho e agosto, jogos da seleção brasileira serão transmitidos em algumas unidades do Sesc São Paulo. CBF – Thais Magalhães

A ENTREVISTA desta edição (À luz das palavras – LEIA AQUI) é com o poeta e agitador cultural, Sérgio Vaz, que desde 2001 organiza o Sarau da Cooperifa. Na conversa, Sérgio relembra a infância, quando viu florescer a paixão pelas palavras, e reflete sobre o despertar das potências periféricas na literatura brasileira. Assista ao vídeo com trechos da entrevista.

Captação: Guilherme Barreto. Edição: Riff Produtora

A seção BIO (Sob o signo da liberdade – LEIA AQUI) traça um panorama da ousadia transgressora que marcou vida e obra da camaleônica Rita Lee (1947-2023), cantora, compositora e padroeira da liberdade, que nos deixou recentemente. Para além do seu legado na música, Rita Lee foi uma dedicada ativista da causa animal e do estilo de vida vegano. Explorou as artes plásticas, foi apresentadora de programa de entrevistas, atuou em teatro, cinema e televisão e é autora de seis livros infantis, duas autobiografias e um livro de microcontos.

Sérgio Lima/Folhapress
Sérgio Lima/Folhapress

O ENCONTROS desta edição (Leitura crítica – LEIA AQUI) convida a escritora e jornalista Januária Cristina Alves para falar da importância da educação midiática no combate à desinformação, os desafios apresentados pelas tecnologias digitais, a literatura como parceira da sua vida, entre outros temas. Ouça aqui a conversa com a jornalista, em formato de podcast.

A mediação é de Marina Pereira, jornalista e editora de conteúdos digitais da Revista E. Edição: Gabriel Quintão

A matéria GRÁFICA (Traços da diversidade – LEIA AQUI) faz um passeio visual por ilustrações criadas por autores negros para livros infantis que compõem a exposição Karingana – Presenças negras no livro para as infâncias, que entra em cartaz em 15/7, no Sesc Bom Retiro. Cada ilustração abraça diferentes técnicas, linguagens e significados que inspiram outras formas de ser e enxergar o mundo.

Ilustração de Rodrigo Andrade para o livro Com que penteado eu vou (Melhoramentos, 2021), escrito por Kiusam de Oliveira
Ilustração de Rodrigo Andrade para o livro Com que penteado eu vou (Melhoramentos, 2021), escrito por Kiusam de Oliveira

O DEPOIMENTO (Nos campos de Rosi – LEIA AQUI) é com a atriz Rosi Campos, que estampou a primeira capa da Revista E, em julho de 1994. Em conversa, relembra personagens marcantes da carreira e fala sobre as aproximações e divergências das linguagens artísticas, internet, construção de personagens, e reflete sobre as diferentes gerações de artistas no Brasil. Confira aqui trechos da sua entrevista.

Captação: Guilherme Barreto. Edição: Riff Produtora

O EM PAUTA (Desigualdades no mercado de trabalho – LEIA AQUI) desta edição traz artigos dos cientistas sociais Emerson Rocha e Luiz Augusto Campos que analisam as faces da desigualdade racial no mercado de trabalho brasileiro e apontam caminhos para entendermos a complexa rede de desafios lançados à sociedade.

Uma criação poética coletiva de autoria da Slam das Minas SP, (ManifestaLEIA AQUI), é o INÉDITOS desta edição, e conta com ilustrações da artista visual Ju Vicentis.

Ilustrações: Ju Vicentis
Ju Vicentis

Por fim, o ALMANAQUE (Ô de casa – LEIA AQUI) faz um passeio por seis casarões tombados que convidam a uma visita pelos corredores da memória patrimonial da capital paulista.

Natus Photos
Natus Photos

A EDIÇÃO DE JULHO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de JULHO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.