Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Poéticas do avesso

A cultura é feita de processos. Contínuos, coletivos. Às vezes não temos essa dimensão ao nos depararmos com uma obra pronta, mas está tudo ali, desde a primeira ideia até todos os esforços para que aquilo seja apreciado publicamente. Des-Montagens: Poéticas do avesso é um projeto do Sesc Carmo, que acontece a partir de 21/jan, e apresenta um pouco desses bastidores de uma produção teatral.

Ao compartilhar com o público elementos que compuseram os processos de investigação e criação de uma obra, a desmontagem revela uma dimensão essencialmente humana do artista. Tornar visível as questões pessoais, as motivações, incertezas e escolhas que normalmente não são expostas em um espetáculo é oferecer ao público a rara possibilidade de ver “o avesso” de uma obra, de observar as texturas que compõem a cena e as costuras percorridas no desenvolvimento de um projeto cênico.

Foto: Rafael Saes


A denominação “desmontagem” começou a ser utilizada em 1993, durante a X Oficina da Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe, em Cuba, quando o grupo Teatro Obstáculo assim denominou a apresentação de seu processo de trabalho. Dois anos depois, na edição seguinte do evento realizada no Peru, o grupo Yuyachkani divulgou sua apresentação com título Desmontagem: Encontro com Yuyachkani. Desde então, a prática vem ganhando adesão de grupos latino-americanos, especialmente aqueles voltados à pesquisa da cena e das pedagogias do ator.

Com apresentações, bate-papo e atividades formativas, Des-montagens: Poéticas do avesso busca reunir algumas destas experiências recentes, de modo que tragam reflexões tanto para o público, que pode tomar contato com diferentes formatos narrativos em artes cênicas, quanto para os artistas, que têm a oportunidade de compartilhar processos e reflexões acerca de seus próprios trabalhos.  

Foto: Pablo Delano


A programação é composta por três espetáculos (Rosa Cuchillo: El Desmontaje, Evocando os Mortos - Poéticas da Experiência e Ledores no Breu - Experiência de Desmontagem), um curso (Processos Pedagógicos: Conferência Teatralizada, Demonstração e Desmontagem, com Ana Correa do Grupo Cultural Yuyachkani), uma conversa (Conversa em Desmontagem, com Tânia Farias, Dinho Lima Flor e Rodrigo Mercadante) e uma oficina (Ator, Presença e Rito, com Tânia Farias).

>> Os ingressos para as peças começam a ser vendidos no dia 14 janeiro pela internet e no dia 15 nas bilheterias do Sesc em São Paulo. As inscrições para o curso e para a oficina - que são gratuitos - tiveram início no dia 6 de janeiro e ainda podem ser feitas pelo e-mail cursos@carmo.sescsp.org.br ou pessoalmente na Central de Atendimento do Sesc Carmo.