Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cia Circodança: a arte é para todos!

"A Roda": artistas trabalham a adaptação de movimentos sem preconceito

Dirigida pela bailarina e professora Suzie Bianchi, a Cia. circodança leva a dança inclusiva para o palco do Sesc Rio Preto, em única apresentação, dia 20 de julho

“A arte foi feita para todos”. A partir desta premissa, igualmente visionária e desafiadora, a bailarina Suzie Bianchi (na foto, de vestido rosa) fundou a circodança, uma das primeiras companhias de dança do Brasil a levar a dança inclusiva profissionalmente para os palcos.

"A circodança é uma companhia formada por artistas profissionais que estão rompendo preconceitos. Em seu elenco artistas com e sem deficiência interagem para criar um espetáculo que une elementos de dança, circo e teatro. Essa integração faz com que cada artista utilize o máximo de seu talento e se supere continuamente", diz com propriedade a bailarina e fundadora da cia.

Bianchi começou a dar aulas de dança de salão e dança contemporânea em 1984. Dez anos depois, em 1994, dois fatos distintos mudariam os fundamentos artísticos de seu trabalho. O primeiro foi o pedido de uma mãe que a procurou para que ensinasse dança às suas 4 filhas. As crianças, com deficiência física, já haviam tentado, sem sucesso, outras escolas. Entusiasmada com a ideia de promover a inclusão por meio da dança, Bianchi aceitou o desafio. No mesmo ano, descobriu também sua paixão pelo circo. Após assistir a um espetáculo do grupo Cirque du Soleil, decidiu aprofundar-se em um curso de formação na Escola Nacional de Circo de Montreal, no Canadá. As técnicas circenses logo começaram a ser ensinadas para seus alunos.

Os efeitos destas duas experiências foram indispensáveis para a fundamentação da circodança, técnica que se tornou o carro-chefe da escola de Suzie Biachi e, mais tarde, da companhia de dança que hoje dirige. A principal característica da circodança desenvolvida por ela é unir estilos e formas de expressão corporal em uma arte única e ao alcance de todos: crianças, adolescentes, adultos, idosos com e sem deficiência; cada no seu ritmo.

Em 2011, a circodança materializou-se em um grupo artístico profissional homônimo, que reúne um elenco de 14 artistas, dos quais sete têm algum tipo de deficiência. "A Cia. circodança acredita que a arte foi feita para todos e sua proposta é quebrar barreiras e paradigmas para que o deficiente seja percebido como um agente ativo das suas necessidades e vontades, com potencial criativo e sensibilidade para realizar grandes eventos. O trabalho de expressão corporal e artístico independe de condições físicas ou mentais.”, afirma Bianchi a partir de sua experiência.

O mais recente espetáculo da circodança é A Roda, que conta a história da artista circense Laura e sua trupe. Nele, os artistas desenvolvem um trabalho de adaptação de movimentos para os bailarinos com deficiência e utilizam as bases da dança flamenca, de salão e contemporânea, além de técnicas teatrais e cinematográficas.

Saiba mais sobre a Cia: circodanca.com.br