Sesc Ipiranga realiza a segunda edição do Revistaria, encontro de revistas literárias 

16/11/2022

Compartilhe:

Feira e ciclo de debates entre editores de importantes publicações que discutem o panorama e contribuições das revistas para o campo da Literatura.

Entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro, o Sesc Ipiranga realiza a segunda edição do Revistaria, projeto que reúne feira de revistas literárias, com um ciclo de cinco mesas de conversas com editores de revistas literárias brasileiras para discutir a relevância e a contribuição dessas publicações para a literatura. 

Em meio ao crescente interesse dos leitores e ampliação do público em razão do desdobramento das edições impressas em edições digitais, o projeto, que tem curadoria de Fabiano Calixto e Pedro Spigolon, busca destacar a importância das revistas literárias, tendo em vista que elas representam um polo aglutinador entre criadores, pensadores e leitores nas trocas entre produções e sua recepção. 

Uma das novidades desta edição da Revistaria é justamente ampliar o debate, e para tanto, teremos debates com revistas de outros países lusófonos: Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde e Moçambique. 

Encontros 

Cada mesa abordará um tema no universo das revistas literárias brasileiras e serão sempre abertas por um videopoema com duração de até 10 minutos. Serão 5 mesas onde editores de diversas publicações discutem assuntos que possibilitem a manutenção do debate e circulação de ideias que sustentam o pensamento contemporâneo e abrem espaços para novas produções. 

30/11 – Abertura | Translit 
Com Joca Reiners Terron
Slam de Poemas com os tradutores e tradutoras Bruna Beber, Ismar Tirelli Neto, Floresta, Fabrício Corsaletti, Marília Garcia, Alexandre Barbosa de Souza, Leda Cartum e Alice Ruiz.
Músicos: Fernando Cappi, Guilherme Granado e Mario Cappi
Atividade com Tradução em LIBRAS

01/12 – Mesa 1 | A Semana de 22 em Revista 
Abertura: Vídeopoema de Luiza Romão 
Convidados: Eduardo Sterzi, Gênese Andrade e Ivan Marques 
Mediação: Amara Moira 

03/12 – Mesa 2 | Linhas Imaginárias: A Tradução Literária nas Revistas 
Abertura: Vídeopoema de Nayara Rodrigues da Silva 
Convidados: Convidados: Gustavo Silveira (Ouriço), Gleiton Lentz (N.T), Nina Rizzi (Escamandro) Mediação: Ayélen Medail

03/12 – Mesa 3 | Atlântico Lusófono: Revistas Literárias em Língua Portuguesa 
Abertura: Vídeopoema de Andressa Coutinho 
Convidados: Diogo Borges ou Henrique Rodrigues (Palavra – Brasil), José Pinto (Txon – Portugal) e Mário Loff (Boletim Cultural – Cabo Verde)
Mediação – Mirna (revista pessoa)

04/12 – Mesa 4 | Na Periferia do Sistema: Invenção e Insubordinação 
Abertura: Vídeopoema de Leo Thim 
Convidados: Daniel Martins (Periferias), Fabiana Gibim (Cardume) e Suzi Soares (Sarau do Binho) Mediação: Paulo Cesar Marciano

04/12 – Mesa 5 | Mulheres Editoras de Revistas Literárias: Perspectivas
Abertura: Vídeopoema de Nathália Agra 
Convidados: Ana Paula Simonaci (Revista de cultura), Priscila Branco (Toró) e Rosana Chrispim (revista Livrespaço)

Curadoria 

Fabiano Calixto é poeta, editor e professor.Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Publicou os seguintes livros de poesia: Algum (edição do autor, 1998), Fábrica (Alpharrabio Edições, 2000), Música possível (CosacNaify/ 7Letras, 2006), Sanguínea (Editora 34, 2007), A canção do vendedor de pipocas (7Letras,2013), Equatorial (Tinta-da-China,2014), Nominata Morfina (Corsário-Satã, 2014) e Fliperama (Corsário-Satã, 2020). É um dos editores da revista de poesia Meteoro. 

Pedro Spigolon é poeta, editor e tradutor. Graduado em Sociologia, publicou em 2015 seu primeiro livro de poesias Espanto (Editora Medita, 2015). Também publicou poemas na revista literária euOnça, yoJaguar e na antologia do Jornal RelevO, além de ser editor da revista Intempestiva. 

Foto: Fabiano Calixto e Pedro Spigolon

Além das mesas de debate, nos dias 3 e 4 de dezembro, teremos também a Feira de Revistas Literárias, com a presença de editoras independentes.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.