Dez Orientações para a Alimentação Saudável de Crianças Menores de dois anos  

17/07/2023

Compartilhe:

Ilustração: Bruna Martins

1. Dê somente leite materno até os 6 meses. Não ofereça água ou chá nesse período. 

2. Introduza outros alimentos de forma lenta e gradual a partir dos seis meses, mas mantenha o leite materno até 2 anos ou mais. 

3. Complemente o aleitamento materno com cereais, carnes, leguminosas, frutas e legumes após os seis meses. Ofereça-os três vezes ao dia. 

4. A alimentação complementar deve respeitar os horários da família e o apetite da criança, e ser oferecida em intervalos regulares. 

5. Inicie a introdução por alimentos pastosos e, aos poucos, vá aumentando a consistência. 

6. Invista na diversidade, servindo opções variadas e coloridas ao longo do dia. 

7. Ofereça frutas, verduras e legumes nas diversas refeições. 

8. O sal deve ser usado com moderação. Açúcar, café e ultraprocessados, como refrigerantes, guloseimas e salgadinhos, devem ser evitados. 

9. Armazene e conserve os alimentos adequadamente. Tenha higiene no momento do manuseio e preparo. 

10. Se a criança estiver doente, estimule a alimentação habitual, respeitando suas escolhas. 

Fonte: Dez passos para uma alimentação saudável para crianças brasileiras menores de dois anos (2014), do Ministério da Saúde 

Do Peito Ao Prato

Realizado pelo Sesc São Paulo entre os dias 1 e 7 de agosto de 2023, o projeto aborda na sua quinta edição a importância da alimentação adequada nos dois primeiros anos de vida. Saiba mais sobre a programação!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.