LEITURA CRÍTICA | Encontros com a jornalista e escritora Januária Cristina Alves

01/07/2023

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Jornalista e escritora Januária Cristina Alves fala sobre a importância da educação midiática na formação de leitores éticos e cidadãos desde a infância

Por Luna D’Alama

Leia a edição de julho/23 da Revista E na íntegra

Apaixonada por ler, escrever e contar histórias, a paulistana criada no interior pernambucano Januária Cristina Alves resolveu, aos 12 anos, mandar uma carta a um suplemento infantil de um jornal do Recife. Foi incentivada pela mãe, que era assinante do diário, a datilografar o texto à máquina. Em 15 dias, sua história foi publicada, e logo a garota se tornou colaboradora regular do periódico. Foi quando decidiu que queria ser jornalista.

Com o diploma, Januária trabalhou em veículos como Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e Diário do Grande ABC, além de revistas como Claudia e Superinteressante, ambas da Editora Abril. Na Folha, ficou 13 anos colaborando na formação de professores. E, quando em 2010, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) introduziu um currículo para formação de professores em alfabetização midiática e informacional, foi uma das primeiras pessoas a formar turmas no Brasil.

De volta à academia, Januária obteve o título de mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP). Também escreveu mais de 50 livros infantojuvenis, e já recebeu dois prêmios Jabuti, um prêmio Abril de Jornalismo e um Vladimir Herzog de Direitos Humanos. Educomunicadora, colunista do Nexo Jornal e coapresentadora do podcast Curti, e daí?, é ainda coautora de Como não ser enganado pelas fake news (Moderna, 2019) e assina o prefácio de Manifesto pela Educação Midiática (Edições Sesc São Paulo, 2022), do pesquisador inglês David Buckingham. Pelas Edições Sesc, publicou também, em 2017, o Abecedário de personagens do folclore brasileiro, obra finalista do Jabuti e referência para a criação da série Cidade Invisível, da Netflix. Neste Encontros, Januária Cristina Alves fala sobre educação midiática, combate à desinformação e os desafios apresentados pelas tecnologias digitais, entre outros temas.

EDUCAÇÃO MIDIÁTICA

A educação midiática nasceu como alfabetização midiática. A Unesco até bem pouco tempo atrás a chamava de alfabetização midiática e informacional. Em primeiro lugar, temos um problema mundial, em que metade da humanidade está conectada e a outra metade, não. Ou seja, apenas metade da população tem acesso às mídias impressas ou digitais. No Brasil, vimos esse problema com as crianças durante a pandemia de Covid-19. A gente teve um atraso muito grande e, entre outros aspectos, houve falta de acesso a celular e computador. Então, como é que eles teriam aula online? Nós temos uma geração que domina a tecnologia, os aparelhos, mas ainda não sabe acessar uma informação qualificada. Ainda não temos leitores críticos e competentes. A educação midiática se propõe a dar o acesso à informação, ensinar como as coisas funcionam e propiciar uma leitura crítica, para que as pessoas possam entender o mundo, ter uma participação cidadã e compreender por que estão acessando, curtindo, compartilhando tal conteúdo. A preocupação da educação midiática é formar não só um leitor crítico, mas alguém que produza, compartilhe e consuma um conteúdo responsável.

ECOSSISTEMA INFORMACIONAL

Com o advento da internet, mudou-se muito o ecossistema informacional. Lembro, quando era pequena, que meus pais gostavam de ler jornal e diziam: “Saiu no jornal, é verdade!”. O jornal era uma instituição e a imprensa tinha credibilidade, porque se esperava que as notícias fossem checadas e rechecadas. Não que não tivessem erros, sempre houve, era um trabalho feito por humanos. Porém, a partir do momento em que as redes sociais entraram na nossa vida, qualquer pessoa tem acesso à informação e pode publicá-la. Brinco que somos todos “jornalistas”. Qualquer um que tem uma câmera, filma e posta, e foi aí que começou o grande imbróglio das fake news e de todas essas questões. Além disso, as plataformas estão envolvidas até o pescoço nesses conteúdos, porque são elas que dizem o que vai ou não para o ar. Então, a gente precisa responsabilizá-las também, pois não dá para se ter educação midiática sem a colaboração das plataformas. São poucos os países que realmente tiveram sucesso nisso até hoje. Na Finlândia, por exemplo, 98% da população não cai em fake news. É uma coisa linda, mas eles têm uma população que confia muito nas suas instituições, no governo, na imprensa. Portanto, está muito ligado a criar um ecossistema informacional confiável. A gente tem este desafio pela frente.

CHAMADO À RESPONSABILIDADE

Hoje, a gente tem uma quantidade enorme de meios de informação. Aliás, é este o problema: fontes demais para qualidade de menos. Você pode fazer a sua página de rede social, mas tem que entender o algoritmo, onde a sua mensagem está sendo veiculada, por que usar hashtag e para que ela serve. É o que a gente chama de transparência algorítmica. Além de produzir conteúdo, temos que compreender o modo de produção e, principalmente, os interesses por trás de tudo isso. Por isso, todos os atores envolvidos na educação midiática têm que ser chamados à responsabilidade para combater a desinformação. Não é à toa que países do mundo inteiro estão batendo cabeça sobre como se regulam as mídias, porque isso toca numa questão muito delicada, que é a liberdade de expressão. É um conceito tão amplo quanto complexo. A internet foi criada sob essa égide [da liberdade de expressão], um lugar onde [na teoria] todos são iguais, têm o mesmo direito de acessar, falar e se expressar. Só que a realidade mostrou que não é bem assim. Inclusive, nas plataformas, essa estrutura de poder é bastante evidente. Não vamos conseguir avançar na definição de liberdade de expressão sem ter a lei do nosso lado. A gente tem no Brasil o Marco Civil [da Internet], que é modelo para o mundo inteiro. Não estamos desgovernados nem desamparados, só que temos visto um uso das redes para fins que não são éticos nem cidadãos. Então, é preciso que isso seja regulado de alguma maneira.

A internet foi criada sob essa égide [da liberdade de expressão], um lugar onde [na teoria] todos são iguais, têm o mesmo direito de acessar, falar, se expressar. Só que a realidade mostrou que não é bem assim

LONGUÍSSIMO PRAZO

O professor [inglês] David Buckingham [autor do livro Manifesto pela Educação Midiática (Edições Sesc São Paulo, 2022)] não acredita em solução simples para a educação midiática. Educar meninos e meninas a ler notícias e interpretar informações e fatos é uma ação a longo prazo, eu diria a longuíssimo prazo. Você não torna uma pessoa consciente e crítica, não forma um repertório leitor, senão numa vida toda. A educação midiática começa desde a mais tenra idade, quando você lê para uma criança, quando ela aprende a escrever, e a gente vai exercitando essa formação de repertório. Quanto mais textos essa criança lê e escreve, mais exposta estará a situações comunicativas e, com isso, vai saber distinguir um texto de ficção de um factual. Nessa idade, a gente espera que já exista um repertório leitor, se não formado, pelo menos em formação. Nunca vivemos antes uma epidemia de desinformação, que literalmente matou pessoas. Não temos precedentes nem receita, mas não podemos desistir, porque temos visto os danos que o uso inadequado desses sistemas informacionais tem causado à saúde, à democracia, a todas as áreas. Então, precisamos agir.

BASE SECULAR

O grande educador que começou a pensar nessa questão da educação midiática foi o pedagogo francês Célestin Freinet (1896-1966), nos anos 1920, após a Primeira Guerra. Ele falava: “Tem que levar o jornal para a sala de aula. Não adianta dar livros lindos, romances e tal, se esses meninos não pensarem, não refletirem sobre o que está acontecendo no mundo”. O trabalho dele foi referência para mim e acho que para todos que trabalham com a questão das mídias. Freinet começou a fazer também um trabalho muito bacana com os alunos das escolas, produzindo textos jornalísticos. E isso se configurou um pouco aqui no Brasil. De alguma maneira, os parâmetros curriculares – que hoje se chamam Base Nacional Comum Curricular – sempre falaram da importância de se trabalhar com textos jornalísticos ligados à língua portuguesa, à história e à geografia. Quando eu já estava entrando na USP, começou a se falar em leitura crítica da comunicação: quem fala? Para quem fala? Qual o objetivo dessa mensagem? Em 2010, a Unesco introduziu no mundo inteiro um currículo de formação de professores em alfabetização midiática e informacional. É um currículo construído a muitas mãos, com pedagogos e jornalistas [de diversos países]. Fui uma das primeiras pessoas a formar turmas no Brasil.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Estamos todos imersos neste mundo mediatizado. [Isto é], conhecemos o que acontece ao nosso redor por meio do que a mídia escolhe nos mostrar. Então, a gente precisa criar um repertório leitor que faça com que a gente também selecione as informações de que necessita. Porque a gente se informa para tomar decisões boas, úteis ou funcionais. E, se a gente não sabe que tipo de decisão quer tomar, o que interessa, não consegue ser um consumidor de mídia consciente. Esse não é um trabalho para um governo, mas para todos nós, para a sociedade. Deve ser uma política pública constante, consistente e a longo prazo, para que isso se torne, de fato, parte do nosso cotidiano. Se todo dia a gente acorda, abre o celular ou o jornal para se informar, a gente tem que começar a refletir sobre essa atitude. Somos seres que buscamos informação, mas informação não é conhecimento. Conhecimento é aquela informação que é degustada, selecionada, e que tem utilidade.

NOVAS TECNOLOGIAS

Não sou futuróloga, mas acho que assim como tudo que é novo, a gente já viu esse filme. O cinema iria acabar com o rádio, depois a televisão chegou para acabar com o cinema, e está tudo aí, inclusive o jornal. Então, acho que a gente vai conviver com o ChatGPT e se adequar. Ele não precisou chegar para acabar com profissões como a de taquígrafa [profissional capaz de escrever em alta velocidade, reproduzindo com abreviações as palavras de um orador] ou datilógrafa, por exemplo. As coisas vão evoluindo, é natural, e não acho que isso deva ser motivo para a gente se desesperar. O que vejo que o ChatGPT traz é a questão da pesquisa e da autoria. Essa é uma geração que não suporta a dúvida e, por isso, copia e cola o primeiro resultado do Google. Então, acho que a gente precisa recuperar uma prática muito importante da escola, que é a pesquisa. Ter uma hipótese, ir atrás, traçar um caminho. É algo que a gente faz muito em trabalhos acadêmicos, mas que, antigamente, se fazia na escola, até porque só havia enciclopédia. Existia uma alegria do conhecimento, um prazer da descoberta, o próprio exercício de construir perguntas, que se perdeu neste imediatismo. Tem também a questão da autoria, de você escrever, se expressar. Isso máquina alguma vai fazer. Além disso, nossa juventude nunca escreveu tanto, mas posta num determinado formato, com número de caracteres [preestabelecido]. Até que ponto isso é criativo? Se a gente seguir esse caminho, o ChatGPT poderá ser usado de outra maneira, como uma referência, e não como a única saída para a gente produzir textos e conhecimento.

CONTEÚDOS INFANTIS

A gente sabe que tudo migrou muito para o digital. Os próprios jornais quase não têm mais edição impressa. No caso da Folha de S.Paulo, eles ressuscitaram a Folhinha num outro formato, dentro do jornal, que a meu ver não tem que separar [em suplemento], até para a criança se habituar e conhecer toda essa arquitetura informacional, como é que o jornal se organiza. Então, tem sido interessante ver como estão tratando as matérias, acho que está muito adequado. A gente tem também a revista Qualé?, para crianças do [Ensino] Fundamental I, vendida por assinatura – basicamente para as escolas. Há o jornal Joca e algumas outras tentativas de se fazer jornal ou conteúdo jornalístico para crianças. Não é fácil, porque o conteúdo acaba muito escolarizado. Mas, o texto jornalístico está nas diferentes mídias, e é sempre possível conversar sobre qualquer assunto com uma criança, desde que você vá construindo esse caminho de leitura com ela. Todas as iniciativas são válidas, e acho muito bacana essa leitura em conjunto, tanto de livros como de informativos, porque isso vai formando o repertório do leitor.

Ouça, em formato de podcast, a conversa com a educomunicadora e escritora Januária Cristina Alves, que esteve presente na reunião virtual do Conselho Editorial da Revista E, no dia 24 de maio de 2023. A mediação é de Marina Pereira, jornalista e editora de conteúdos digitais da Revista E.

A mediação é de Marina Pereira, jornalista e editora de conteúdos digitais da Revista E. Edição: Gabriel Quintão

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