Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Elânia Francisco Lima

O FAZER-INTERSECCIONAL NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE
Elânia Francisco Lima1

RESUMO

O Projeto Sexualidade Aflorada realiza há seis anos atividades de discussão de gênero e sexualidade em regiões periféricas da cidade de São Paulo, a maioria delas no distrito do Grajaú, extremo sul da capital paulistana. Como principal objetivo, o projeto promove espaços de reflexões sobre diversidade, corpos plurais, autocuidado e prevenção de violências junto ao público infantojuvenil. No decorrer desse percurso, tecemos reflexões e construímos metodologias de trabalho, baseando-nos na perspectiva de proteção integral, preconizada no Estatuto da Criança e do Adolescente e interseccionando gênero, sexualidade, raça, classe e desenvolvimento infantojuvenil no fazer diário. A proposta desse artigo é apresentar nossas experiências de educação em sexualidade, buscando provocar reflexões sobre a importância do olhar interseccional para crianças e adolescentes periféricos buscando a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável enquanto direito humano.

Palavras-chaves: Educação em sexualidade. Interseccionalidade. Periferia. Raça.

ABSTRACT

Over the last six years, the Sexualidade Aflorada Project has carried out gender and sexuality studies in periphery areas of the city of São Paulo, a series that does not include Grajaú, the extreme south of the city of São Paulo. As a main objective, the project promoted spaces for reflection on diversity, plural bodies, self-care and prevention of violence among youth public. During this course, we weave reflections and construct work methodologies, based on the perspective of integral protection, advocated in the Statute of the Child and Adolescent and intersection of gender, sexuality, race, class and child and adolescent development in daily doing. The purpose of this article is to present our experiences of sexuality education, aiming to provoke reflections on the importance of the intersectional look for children and periphery adolescents in order to guarantee the right to healthy sexual development as a human right.

Keywords: Education in sexuality. Intersectionality. Periphery. Race.