Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dorival Teixeira Vieira

1915-2012

Ele era psicólogo, economista, sociólogo, técnico de administração de empresas e professor catedrático. Estudioso por natureza, interessou-se por educação e psicologia aplicada, depois ciências sociais, além de didática e economia, tendo obtido seu título de doutor com a tese “A Evolução do Sistema Monetário Brasileiro”.

Profissionalmente, trabalhou como psicólogo em uma instituição de menores, foi professor na Universidade de São Paulo (USP), cujo Departamento de Economia dirigiu, e assessor técnico da Associação Comercial de São Paulo e da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

Participou, como representante paulista, da Conferência das Classes Produtoras, realizada em Teresópolis, em 1945, quando se discutiu a criação do Sesc, Senac e Sesi.

Dirigiu o Conselho de Economia, Sociologia e Política, do qual participou desde sua fundação, e a revista Problemas Brasileiros, entre 1980 e 1987.

Escreveu mais de 20 livros, todos sobre economia, sem contar aqueles em coautoria, além de inúmeros artigos e trabalhos publicados em jornais e revistas.

Dorival Teixeira Vieira faleceu em Piracicaba (SP), aos 96 anos de idade.