Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Abaixo o sedentarismo
Pesquisa inédita sobre práticas e praticantes de esportes e atividades físicas entre brasileiros ¿dá fôlego à Campanha Move Brasil

Um dos pilares da campanha Move Brasil é diagnosticar a realidade atual. Pensando nisso, o Sesc encomendou uma pesquisa inédita focada nos esportes e nas atividades físicas, com o intuito de entender como o brasileiro se exercita em seus momentos de lazer. Realizada pelo Instituto Ipsos, entre os dias 17 e 29 de agosto de 2013, mil pessoas de 70 cidades brasileiras – sendo 9 delas metropolitanas – foram ouvidas. De acordo com o técnico da área esportiva do Sesc, Daniel de Brito Mota, a pesquisa “pretende indicar caminhos para a ampliação da prática de esporte e das atividades físicas no país, subsidiar o desenvolvimento e o acompanhamento de políticas públicas de esporte e de lazer nas cidades, facilitar o monitoramento das ações para análise de resultados alcançados e, sobretudo, subsidiar a determinação de meta quantitativa de praticantes de esporte e atividades físicas a ser alcançada ao final da campanha em 2016”.
Apesar do esforço da campanha pela prática de atividades no Brasil (movebrasil.org.br), a análise dos hábitos esportivos constatada pela pesquisa mostra uma população ainda longe de ser considerada ativa. Mais da metade do total dos entrevistados declarou nunca praticar esporte. Entre o grau de instrução, os de baixa escolaridade são os mais sedentários, já entre as idades, os maiores de 35 anos são os que menos praticam esportes, enquanto 42% dos jovens de 16 a 24 anos praticam alguma atividade física pelo menos uma vez no mês. O sedentarismo chega a 71% entre as mulheres (comparado com 43% dos homens). Já entre as idades, os jovens de 16 a 24 anos são os mais adeptos à prática de exercícios físicos e esportes. Os mais escolarizados são também os mais ligados às atividades. Apenas 38% dos que possuem ensino superior nunca praticam esportes e atividades físicas enquanto, entre os entrevistados sem alfabetização, esse número chega a 77%. Em paralelo, percebe-se que quanto mais alta a classe social, maior a frequência dos exercícios. Entre a classe AB, o índice de sedentarismo é de 42%. Já entre a DE, 77% nunca praticam atividades.
A correria do dia-a-dia é o motivo mais apontado para justificar os que declararam ser sedentários: 47% dos brasileiros que não praticam ou que pararam de praticar atividades físicas alegam falta de tempo. Outro fator que contribui para esse quadro é o cansaço e a preguiça, responsáveis por 28% das explicações para a inatividade. Já entre os brasileiros de idade mais avançada (60 anos ou mais), o principal motivo apontado para o afastamento das atividades corporais, citado por 51%, é problema de saúde ou idade.
Ao detectar os entraves existentes na prática de exercícios físicos e esportivos entre os brasileiros em 2013, o Sesc e outros movedores procurarão reverter essa situação. “A partir da divulgação dessa pesquisa, se estabelecem melhores condições de articulação institucional para o desempenho de ações efetivas em esporte e atividade física para o alcance da meta em 2016”, explica Mota. A realização dos grandes eventos esportivos (Copa do Mundo FIFA 2014, Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016) deve servir como inspiração para colocar os brasileiros em movimento. “Embora pareça evidente a importância do esporte para a melhoria da qualidade de vida e da condição de saúde, nem todas as pessoas estão prontas para incorporar novos comportamentos e estilos de vida. Logo, conseguir que as pessoas adotem um comportamento ativo, é um desafio para a campanha Move Brasil”.

“A partir da divulgação dessa pesquisa, se estabelecem melhores condições de articulação institucional para o desempenho de ações efetivas em esporte e atividade física para o alcance da meta em 2016”
Daniel de Brito Mota,
técnico da área esportiva do Sesc
Olhar para trás
O diretor Antunes Filho e o Grupo Macunaíma estrearam, no Sesc Consolação, em 4 de outubro, o espetáculo Nossa Cidade. O texto é uma “reconstrução”, como classifica o próprio Antunes, da peça do norte-americano Thornton Wilder (1897-1975), escrita em 1938. No começo do século 20, na cidade de Grover’s Corners, interior dos Estados Unidos, as famílias Gibbs e Webb vivem um cotidiano cheio de pequenas descobertas. Lembranças de uma vida simples, na qual não prestamos muita atenção no presente, mas que se torna um caro “álbum de retratos” no futuro.

Unidos pela guerra
Europa em 2031. Logo após a Terceira Guerra Mundial indivíduos com diferentes histórias de vida se veem juntos, unidos pelo conflito, pela desocupação e pelos fluxos migratórios. Esse é o enredo de A Vida Crônica, espetáculo que a companhia dinamarquesa Odin Teatret estreou no Sesc Belenzinho no dia 1º de outubro. Com direção e dramaturgia do diretor italiano Eugenio Barba, fundador do grupo, o espetáculo segue até 6 de novembro.

O cortiço é aqui
Em cartaz de 2 de outubro até 29 de dezembro, no Sesc Interlagos, a mostra temática Olhares sobre o Cortiço transforma em exposição elementos “tirados” do livro O Cortiço, escrito em 1890 pelo escritor brasileiro Aluísio Azevedo (1857-1913) – como recriações das moradias de alguns personagens. Representante do movimento chamado Naturalismo, a obra analisava a sociedade da época com uma profundidade que garantiu a atualidade dos assuntos tratados: a convivência entre os diferentes (no caso do romance, portugueses, burgueses, negros e mulatos), a luta por dinheiro e poder, e a influência nefasta da miséria.

Certificação Ambiental
O Sesc Sorocaba é a primeira unidade do Sesc São Paulo com certificação ambiental LEED© Leadership in Energy and Environmental Design, na categoria gold. O sistema de classificação para edifícios sustentáveis se baseia em critérios como gestão das águas, eficiência energética, materiais e recursos. Um dos destaques do prédio é o projeto paisagístico, caracterizado pelas estruturas como tetos verdes, jardins verticais e sistemas de alagados construídos, que filtram a água da chuva para reuso.

VENCEDORES DO PRÊMIO JABUTI
As Edições Sesc São Paulo emplacam dois vencedores do 55º Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil. Mutações: Elogio à Preguiça, organizado por Adauto Novaes, levou o 1º lugar na categoria Ciências Humanas. Já na categoria Artes e Fotografia, História do Teatro Brasileiro volume I, organizado por João Roberto Faria, publicação realizada em parceria com a Editora Perspectiva, ficou com a segunda colocação.

Arte e arquitetura
A obra do pintor, escultor, arquiteto e desenhista carioca Athos Bulcão (1918-2008) pode ser conferida na unidade Ipiranga até o dia 24 de novembro. Em cartaz desde 10 de outubro, a mostra pretende reforçar a ligação entre os trabalhos expostos e os grandes painéis de azulejo produzidos por ele, evidenciando alguns de seus processos, como a modulação – possibilitando a combinação de formas e cores por parte do próprio público.

Encontro inusitado
Como parte do projeto Hip Hop com Erudito dá Samba, do Sesc Pompeia, os MCs Rashid e Lurdez da Luz, acompanhados pelo DJ Mr. Brown, dividiram o palco, de 5 a 7 de outubro, com uma orquestra formada por 38 músicos e coro com 16 vozes, sob regência do maestro Rodrigo Vitta. Sem descaracterizar nenhuma das duas linguagens, o projeto apresentou um espetáculo formado por músicas de autoria dos rappers e com arranjo da Orquestra Metropolitana. Entraram no programa também composições eruditas, procurando mostrar que é possível juntar universos que parecem tão distantes.

Mundo de papel
A exposição O Papel nos Contos de Fadas, em cartaz no Sesc Santo André de 14 de outubro a 14 de dezembro, reúne bonecos e ilustrações da artista plástica Juliana Bollini confeccionados com técnicas variadas, mas com o papel como principal material. A atividade fez parte do projeto Contos de Papel, que apresenta histórias e personagens que fazem parte de nosso imaginário por meio de uma série de atividades especiais voltadas para todas as idades.

Unidos pela guerra

Europa em 2031. Logo após a Terceira Guerra Mundial indivíduos com diferentes histórias de vida se veem juntos, unidos pelo conflito, pela desocupação e pelos fluxos migratórios. Esse é o enredo de A Vida Crônica, espetáculo que a companhia dinamarquesa Odin Teatret estreou no Sesc Belenzinho no dia 1º de outubro. Com direção e dramaturgia do diretor italiano Eugenio Barba, fundador do grupo, o espetáculo segue até 6 de novembro.

Musical centenário
Composta em 1918 pelo russo Igor Stravinsky (1882-1971), com texto do suíço Charles-Ferdinand Ramuz, a obra A História do Soldado foi um dos destaques da programação de outubro do Sesc Bom Retiro – com apresentações de 11 a 13. No enredo da peça – escrita para um conjunto de violino, contrabaixo, clarinete, fagote, trombone, trompete ou corneta e percussão –, um soldado dá seu violino ao diabo em troca de um livro que poderia prever o futuro. Cada instrumento possui um simbolismo dentro da história. O violino, por exemplo, representa a alma do soldado, enquanto a percussão são as peripécias do diabo.

Almoço com o poeta
Em 2010, o compositor, cantor e escritor Guca Domenico Duo, autor do livro Breve História da Bossa Nova (Claridade, 2008), criou um repertório só com músicas de Vinicius de Moraes – na ocasião de 30 anos da morte do poetinha, como era conhecido. O setlist foi apresentado novamente, de 14 a 18 de outubro, no Sesc Carmo – dentro do projeto permanente Intervalo Sonoro, que apresenta pocket shows durante o almoço no restaurante da unidade. Clássicos como Garota de Ipanema e Eu Sei Que Vou Te Amar fizeram parte do programa.

Histórias da vida
Destaque na programação do CineSesc, o filme Nove Crônicas para um Coração aos Berros (Brasil, 2012) foi exibido de 4 a 13 de outubro. A produção, que tem direção de Gustavo Galvão, conta a história de um grupo de personagens às voltas com decisões que podem mudar sua vida para sempre. Entre os dilemas, o de Larissa, que não gosta mais de Mário; Júlio, que ainda mora com a mãe; e Simone, que não quer mais ser prostituta.

Só trabalho?
A Cia. Arueiras do Brasil apresentou, no dia 13 de outubro, no Sesc Itaquera, o espetáculo infantil A Cigarra Cantora e as Formigas. No enredo, dona Formiga e o seu marido Formigão, assim como todo o formigueiro, passam longos períodos trabalhando a fim de estocar alimentos para o inverno. O revés de tanta providência, no entanto, é muito estresse e a pergunta se viver é mesmo só trabalhar...

Idas e vindas
No espetáculo Porto, da Escola de Circo Crescer & Viver, sediada no Rio de Janeiro, a inspiração está nas muitas cidades portuárias espalhadas pelo mundo – cheias de símbolos e histórias decorridas de chegadas e partidas, encontros e desencontros, alegrias e tensões, submundos e emoções. A obra foi apresentada no Sesc Osasco nos dias 12 e 13, e 19 e 20 de outubro.

A patroa e a camareira
No ano de comemoração de seus 333 anos de existência, a companhia francesa de teatro Comédie-Française – considerada a mais antiga do mundo, apresentou, de 10 a 13 de outubro, no Sesc Pinheiros, o espetáculo O Jogo do Amor e do Acaso. No texto, o dramaturgo francês Pierre Carlet de Marivaux (1688-1763) conta a história de Silvia, prometida em casamento a Dorante, mas que convence seu pai a deixá-la conhecer seu pretendente disfarçada como sua camareira Lisette – que, por sua vez, passa a fingir ser patroa.

Ao pé do ouvido
No espetáculo A Música Perto de Mim, um time de músicos brasileiros, capitaneados pelo diretor musical e pianista Fábio Torres, apresentou, nos dias 12 e 13 de outubro, no Sesc Santana, a história da Música Popular Brasileira com foco no interesse e na participação de pais e filhos da plateia. Com trilha sonora de primeira – formada por obras de Ernesto Nazaré, Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Sivuca, Gilberto Gil, Chico Buarque, Hermeto Paschoal, Tom Jobim e Egberto Gismonti – os pequenos puderam subir no palco e acompanhar a execução das músicas, como adianta o título da atividade, bem de pertinho. A atividade compõe a programação especial O Que É, O Que É?, que reúne shows, espetáculos, exposições, instalações, filmes e oficinas.

Sartre para o século 21
Estreou no Sesc Santo Amaro, em 4 de outubro, o espetáculo O Inferno São os Outros, de autoria do filósofo, escritor e crítico francês Jean-Paul Sartre (1905-1980). A montagem, que fica em cartaz até o dia 27 de novembro, trata dos relacionamentos interpessoais num mundo onde o senso comum aponta para a diversidade, mas a prática ainda é pródiga em exemplos de intolerância – daí a ideia de que o “inferno” pode se estabelecer na convivência. A direção é do ator Caco Ciocler.

Tatá Aeroplano e cia.
Com dez anos de estrada comemorados em 2012, a banda Cérebro Eletrônico lançou o disco Vamos Pro Quarto com show no Sesc Vila Mariana, no dia 10 de outubro. O grupo é formado por Tatá Aeroplano (vocal), Fernando Maranho (guitarra), Gustavo Souza (bateria), Fernando TRZ (teclados) e Renato Cortez (baixo).