Foto: Jão Rodrigues
Foto: Jão Rodrigues

Alexandre Rodrigues e o Pife Urbano

Instrumental Sesc Brasil

Consolação

Duração: 90 minutos

AO VIVO
L

atividade presencial e online

Local: Teatro Anchieta

YouTube Instrumental Sesc Brasil

Você também pode adquirir seu ingresso nas bilheterias a partir das 14h do dia 21/2

Foto: Jão Rodrigues
Foto: Jão Rodrigues

O projeto Pife Urbano surge da iniciativa de Alexandre Rodrigues em compor músicas para a formação inédita de 2 pífanos, tuba, guitarra, bateria e percussão, tendo os pífanos como solistas. O objetivo é misturar elementos da música regional pernambucana e da música contemporânea, integrando influências tanto do jazz quanto da sonoridade das bandas de pífanos tradicionais. 
 
O repertório autoral apresenta vertentes musicais da cultura tradicional pernambucana como o caboclinho, maracatu, baião e frevo, juntamente com as nítidas influências da música tradicional de pífano, música contemporânea e do jazz. Para o show do Instrumental Sesc Brasil, que ocorre na terça-feira de carnaval, o grupo virá com a inspiração do carnaval de Pernambuco, apresentando também temas relacionados a esta festa popular. Com Alexandre Rodrigues (pife e composições), Ângelo Lima (pife), Rafael Meira (guitarra), Pedro Castilho  (tuba), Júnior Teles (percussão) e Sérgio Soares (bateria).  
 
Alexandre Rodrigues é multi-instrumentista, compositor, educador musical e luthier de pífanos. Iniciou os seus estudos musicais na Banda 1o de Maio de Itapissuma (PE), em 2002. Sua formação acadêmica inclui o Curso Técnico em Música (Centro de Criatividade Musical do Recife) e Licenciatura em Música com Habilitação em Clarinete pelo IFPE-Campus Belo Jardim; é bacharelando em saxofone pela UFPB, pós-graduando em Práticas Interpretativas do Frevo pelo IFPE e tem pesquisado e se dedicado à fabricação e performance do pífano. Fundador da banda Alexandre Rodrigues e o Pife Urbano, atua também em vários grupos como a Orquestra Popular do Recife (maestro Ademir Araújo), Transversal Frevo Orquestra, Orquestra Malassombro, Silvério Pessoa e Claudio Rabeca. Já dividiu o palco com diversos artistas de relevância nacional e internacional como Renato Braz, Wilson das Neves, Mariane Castro, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Fabiana Cozza, Nicolas Krassik e outros. Foi o primeiro colocado no festival nacional do frevo, em 2019, na categoria Frevo Livre Autoral, com a música Sebastião Biano no Frevo. Lançou o álbum Alexandre Rodrigues e o Pife Urbano em 2020, com participações de Nailor Proveta, Andrea Ernest Dias, Gilú Amaral, Cláudio Rabeca, Cesar Michiles e Antônio Marinho. Ganhou o festival nordestino de frevo, promovido pela FUNDAJ no ano de 2021; participou em diversas gravações com Alceu Valença, Aurea Martins, Zé Manoel, Fafá de Belém, Xico Bezerra e Dominguinhos.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.