Esgotado
atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 8/3. Enquanto houver vagas.
Esgotado
Partindo da premissa de que as obras de arte, para além de refletirem os valores de uma sociedade, são também capazes de construí-los, o curso propõe uma investigação histórica sobre a hierarquia racial que estrutura a arte no Ocidente. De que maneira a cultura visual configura nosso imaginário comum? O curso visa analisar e desmistificar as obras de arte e suas instituições canônicas.
Com Mariana Leme é curadora e pesquisadora, interessada no cruzamento entre branquitude, colonialidade e cultura visual. É bacharel em
Artes Visuais e mestre em História da Arte, ambos pela USP. Entre 2015 e 2019 fez parte da equipe do MASP, onde foi curadora assistente de Toulouse¿Lautrec em vermelho (2017) e curadora das exposições Pedro Figari: nostalgias africanas (2018, com Pablo Thiago Rocca) e Histórias das mulheres: artistas até 1900 (2019, com Julia Bryan-Wilson e Lilia Moritz Schwarcz). Em 2021 foi assistente editorial da 34a Bienal de São Paulo e, entre 2021 e 2022, curadora residente na Casa Tato (São Paulo) e no Mirante Xique Xique (Bahia). Seus textos e traduções foram publicados nos periódicos Terremoto, seLecT, Revista de História da Arte e da Cultura, Tonel, Arte e Ensaios, Journal of Curatorial Studies e Revista Rosa.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.