Bordando Memórias Afetivas. Foto: José Rubens Moldero
Bordando Memórias Afetivas. Foto: José Rubens Moldero

Esgotado

Bordando Memórias Afetivas: Ressignificar e contar histórias

Com Wander Rodriguez

TSI - Trabalho Social com Idosos

Avenida Paulista

Duração: 180 minutos

16

atividade presencial

Grátis

Local: Tecnologias e Artes (4º Andar)

Vagas esgotadas.

Data e horário

De 24/01 a 16/02

Terça e Quinta

Das 14h às 17h

Esgotado

Bordando Memórias Afetivas. Foto: José Rubens Moldero
Bordando Memórias Afetivas. Foto: José Rubens Moldero

A oficina presencial “Bordando Memórias Afetivas: Ressignificar e contar histórias“, direcionada ao público 60+, com ou sem experiência em bordado, tem como proposta tomar emprestada a história da vida e obra do artista nordestino Arthur Bispo do Rosário como eixo disparador. A partir dela, Wander Rodrigues, mediador da oficina, irá propor aos participantes a criação de narrativas poéticas através do bordado, da escrita, da costura manual e tramas.

Nesta oficina usaremos como suporte para os bordados, réplicas de “mantos” neutros, sem interferência, referência direta do “Manto da Apresentação”, de Arthur Bispo do Rosário. Será proposto que as/os participantes registrem através do bordado as suas próprias memórias afetivas; histórias e lembranças de pessoas que conheceram e que interagem em suas vidas, homenagens a pessoas queridas e registros sobre a vida no período de isolamento social. Também será proposto por Wander Rodrigues, o ato de ressignificar coisas e objetos pessoais agregando-os nas criações, tornando-as cheias de significados. A oficina também propõe um lugar de fala e escuta, para discutir e refletir sobre as nossas vivências e memórias. Nos encontros falaremos sobre arte, cultura, bordados, costuras manuais, escrita, poesia e afetos; será um lugar de trocas, resgate de memórias afetivas, autocuidado e promoção da saúde mental.

Vagas esgotadas.

Wander Rodrigues artista visual, educador social e gestor de projetos artísticos, culturais e sociais. Com formação em Artes Visuais/Licenciatura, Artes Cênicas, especialização em Cenotecnia Teatral, especialização em Educação Ambiental, com cursos de Vitrinas e Visual Merchandising, participação em Seminários “Upcycling no Design” e pesquisador em máscaras teatrais com diversos cursos, workshops e experimentos. Estudou máscaras com a artista plástica, cenógrafa e mascareira Helô Cardoso/São Paulo e com o escultor e mascareiro Donato Sartori/Itália.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.