Thais Dias e Ana Paula - Maternidades Pretas - Foto- Divulgação
Thais Dias e Ana Paula - Maternidades Pretas - Foto- Divulgação

Ciclo de encontros: Maternidade Preta – Roda de conversa com Thais Dias

Mediação de Ana Paula Quirino

São Caetano

Duração: 60 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Brincar

Espaço de Brincar

Data e horário

De 25/02 a 25/03

Sábado

De 25/2 a 25/3, sábados, das 10h às 11h. Exceto dias 4/3 e 18/3  

Thais Dias e Ana Paula - Maternidades Pretas - Foto- Divulgação
Thais Dias e Ana Paula - Maternidades Pretas - Foto- Divulgação

Os encontros buscam proporcionar aos cuidadores da primeira infância espaços de formação de novas experiências e saberes compartilhados que permitam avançar diante de desafios estruturantes desse tempo-espaço e contribuir para ampliação de possibilidades de uma sociedade mais equânime a todas as pessoas.

Nessa edição, almeja-se a discussão em torno da maternidade não branca a partir de um convite afro centrado de reflexão em torno de diferentes nuances que abarcam a temática. Como fazer junto, convidando para uma reflexão e mudanças de atitudes e posturas no cuidar e por sequência na formação das crianças?

Os encontros terão a participação de diversas convidadas e contarão sempre com a mediação de Ana Paula Quirino.

Ana_Paula_Quirino_foto_de_arquivo_pessoal

Mediação: Ana Paula Quirino
Ana Paula Quirino é mãe do Lucas, psicóloga e psicanalista. Formada em 2003, é especialista em saúde pública e saúde da família. Com experiência de 13 anos em atendimentos de pacientes de alta complexidade. Sua habilidade se dá em mediação de conflitos visando oferecer um repertório que promova a saúde mental. Também tem experiência em facilitar rodas de conversas e já teve participação em podcasts como Pais Pretos e Papo de Sexta (Avib). Hoje atua em consultório particular, na Clínica Vila Maria e no Caps III Pirituba Jaragua.
Rede social https://www.instagram.com/ana.psipreta/

Encontro 1: 25/02/2023 – Convidada: Thais Dias
Thais_Dias_Arquivo_Pessoal_foto_de_agencia

Thais Dias

Thais Dias é mãe do Bento Zuri e artista moradora de São Caetano do Sul. Ela atua nas artes como atriz, figurinista, produtora cultural, arte-educadora e diretora artística. Formada pela Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT). Parceira de diversos coletivos de artes da capital paulista, em variadas produções artísticas. Nos últimos anos, dedica-se a pesquisar negritude, feminismos e maternidade/matriarcado.
Rede social: https://www.instagram.com/thaisdias_atriz/

 

 

Veja aqui quais serão os próximos encontros:

Encontro 2: 11/03/2023 –  Convidada:
Priscila Obaci
Priscila Obaci – É mãe, multiartista e educadora e se dedica a abrir possibilidades de combater o racismo a partir das artes e educação. É atriz, dançarina, poeta e educadora, formada em Comunicação das Artes do Corpo (PUC – SP). Depois de se tornar mãe, sua paixão é o mundo dos bebês. É materigestora de “KISÂNSI – consciência corporal para mães – bebês – pais” e “XIREZINHO – brincando na natureza”, atividades sensoriais/lúdicas que tem o candomblé como base pedagógica e filosófica. Co-fundadora da Capulanas Cia de Arte Negra (2007 – 2020) em que realizou projetos centrados na temática feminina, preta e periférica a partir do teatro. Na Umoja também é co-fundadora e atuante desde 2007 onde realiza criações cênicas hibridas (dança/música) com base na pesquisa das culturas de matrizes africanas. Faz parte do Bloco Afro É Di Santo, resistência do carnaval na zona sul de São Paulo. Também é co-autora do livro A Calimba e a Flauta em co-autoria com Allan da Rosa (2012 – Edições Toró) e autora do Poesias Pós Parto (2020 – Oraliteraturas) em que fala sobre a experiência da maternagem preta e periférica. Rede social: https://www.instagram.com/priscilaobaci/

 

Encontro 3: 25/03/2023 – Convidada: Xan Ravelli
Xan Ravelli – negra, feminista e mãe de 3 filhos e moradora de São Caetano do Sul. Começou com canal no youtube em 2013 para falar sobre dicas e cuidados para cabelos crespos e aos poucos o canal foi evoluindo para militância e feminismo negro. Atualmente também compartilha nas suas redes sobre materninade real e as nuances desse seu cotidiano. Hoje, Xan é uma das maiores apresentadoras negras do Brasil. À frente do Trace Trends, uma parceria entre Trace Brasil, Multishow e Globoplay, ela dá um show de competência, simpatia e conteúdo, no programa semanal sobre cultura brasileira e afrourbana.
Rede social: https://www.instagram.com/xanravelli/

 

 

De 25/2 a 25/3, sábados, das 10h às 11h. Exceto dias 4/3 e 18/3  

Grátis 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.