Divulgação.
Divulgação.

Esgotado

Direção de Arte: criação de cenários para vídeos, filmes e conteúdos digitais

Curso com Liara Pinheiro

Avenida Paulista

Duração: 180 minutos

16

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Tecnologias e Artes (4º andar)

Vagas limitadas. Inscrições encerradas.

Data e horário

De 09/08 a 30/08

Terça

Das 19h às 22h

Esgotado

Divulgação.
Divulgação.

O curso de Direção de Arte: criação de cenários para vídeos, filmes e conteúdos digitais, tem como objetivo contextualizar a direção de arte na criação de narrativas visuais para filmes, vídeos e conteúdos digitais. Será apresentado todo o processo de pesquisa e dispositivos de criação para a concepção poética e estética de um projeto de arte. Além do conteúdo teórico, o curso terá atividades práticas, executando pequenos cenários criados a partir da dramaturgia pessoal proposta por cada participante.

Vagas limitadas. Inscrições encerradas.

Aula 1
Será contextualizado historicamente a atuação da Direção de Arte no audiovisual, apresentando como se estrutura uma equipe de arte, quais suas funções e áreas de atuação. Serão exibidas referências fílmicas com diversas linguagens estéticas para ampliar a compreensão.

Aula 2
Este encontro será dedicado a compreender como se desenvolvem as pesquisas e os dispositivos de criação para elaborar uma concepção poética e estética de qualquer projeto audiovisual, e quais escolhas devo realizar a partir da linguagem estética abordada

Aula 3
Serão apresentadas referências de pranchas criativas, e exemplos práticos de composições para vídeos em mídias sociais e cinema. Será melhor desenvolvido o estudo de paleta de cores, figurino, maquiagem, produção de objetos, cenografia. A atividade prática será sobre enquadramento e desenho de luz, a partir do estudo de um roteiro como exemplo.

Aula 4
Nesta aula os participantes irão criar pequenos cenários a partir das suas dramaturgias pessoais, com todas as escolhas de elementos a partir da linguagem estética criada. O resultado de criação de cada cenário, será fotografado e gravado.

Liara Pinheiro é formada em Gestão Ambiental, Pedagogia Waldorf, Educação Social e Direção de Arte, aprofunda sua pesquisa atual na Educação Audiovisual como processo criativo pedagógico entre as pessoas e seus territórios, na criação das próprias narrativas visuais. Sócia e fundadora do Estúdio Dracena, produtora independente que concebe e realiza projetos autorais de videoarte e videodança. Atua em outros projetos como educadora audiovisual, diretora de arte, cenógrafa e produtora audiovisual.

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.