Data e horário
De 24/08 a 28/08
“Passar” enquanto mudança, impermanência e transmissão. Neste evento a capoeira é apresentada a partir de elementos de suas vertentes Angola e Regional, evidenciando, em especial, a manutenção e o desenvolvimento de suas tradições e saberes a partir da relação mestre e discípulo e do diálogo da capoeira com seu tempo.
Bate-papo
Memórias e narrativas da capoeira e capoeiras da cidade de Araraquara
A capoeira enquanto manifestação acontecesse a partir de pessoas que atuam e/ou atuaram para sua implementação, manutenção e disseminação. Neste bate-papo mestres da cidade de Araraquara compartilham histórias e experiências de suas trajetórias na capoeiragem.
Com Mestre Gilson, Mestre Zezinho, Mestre Nildo e Mestre Toninho
Dia 24/8, quarta, das 19h às 21h
Convivência
Livre
aula aberta
Roda de capoeira: Tempo brincante, espaço de formação
A atividade, voltada para educandos de escolas e instituições socioeducativas de Araraquara, objetiva propor vivências de jogos e brincadeiras com elementos da capoeira como sua musicalidade e gestualidade.
Com a Escola Manifesto Capoeira
24 e 25/8, quarta e quinta, às 14h
Convivência
Grátis – Sem inscrição prévia.
Livre
aula aberta
Capoeira Regional: Legado do mestre e a maestria do berimbau
Aula de capoeira Regional regida pelo Mestre Nenel, em que toques como Idalina, São Bento Grande e Banguela são apresentados, demonstrando o diálogo entre a regência do berimbau, movimentos corporais e as propostas de jogos decorrentes de cada rítmica.
25/8, quinta, às 19h
Convivência
Grátis – Sem retirada de ingressos
Livre
aula aberta
Luta disfarçada em dança: A maestria da negaça
Nesta atividade os alunos da Escola Municipal de Dança de Araraquara receberão aulas de capoeira ministradas pelos Mestre Nenel (Salvador/BA), Mestre Jaime (Ilha de Itaparica/BA), Mestre Mago (Recife/PE).
26/8, sexta, às 8h30
Externo – Escola Municipal de Dança
26/08, sexta, das 14h as 17h
Convivência
Grátis – Sem inscrição prévia.
Livre
aula aberta
Capoeira Angola, prática libertária.
Aula de capoeira Angola regida pelo Mestre Jaime de Mar Grande, em que a roda de capoeira, em sua gestualidade, ritualística e musicalidade são compreendidas enquanto formas de libertárias de expressão.
Com Mestre Jaime de Mar Grande
26/8, sexta, às 18h30
Convivência
Livre
show
Samba de roda Paraguassu na Linha do Mar
O grupo traz um pouco do ritmo, melodia e alegria das rodas da Ilha de Itaparica. Mestre Jaime de Mar Grande, nativo da ilha, conviveu, tocou e aprendeu com grandes sambadores e sambadeiras da Ilha e do Recôncavo Baiano como mestre Gerson Quadrado, Rimum e Manteguinha e mestra Aurinda. Apresenta em Araraquara parte do repertório e evoca a memória ancestral dos mestres dessa manifestação cultural.
26/8, sexta, às 20h
Convivência
Grátis
Liver
Aulas abertas
Capoeira conforme a razão
Aula 1 – Capoeira Regional
Aula aberta, voltada para praticantes de capoeira, que aborda fundamentos e tradições da capoeira Regional, em especial, a relação da musicalidade e das características do jogo.
Com Mestre Nenel e Professor Simba
27/08, sábado, das 10h às 11h30 e das 14h30 as 16h
Convivência
Aula 2 – Capoeira Angola
Aula aberta, voltada para praticantes de capoeira, que traz o entendimento da Capoeira Angola enquanto prática libertária enquanto fundamento.
Com Mestre Jaime de Mar Grande
27/08, sábado, das 10h às 11h30 e 12h às 13h30
Aula 3 – Capoeira São Salomão
Aula aberta, voltada para praticantes, que propõe reflexões e vivências da cultura geral da capoeira, tecendo diálogos entre Angola e Regional.
Com Mestre Mago
27/08, sábado, das 12h às 13h30 e das 14h30 as 16h, convivência externa
Bate-papo
Capoeira conforme a razão: Reflexões sobre unidade e diversidade na capoeira
A capoeira apresenta em sua história e desenvolvimento uma diversidade de compreensões e de modo de vivenciá-la que transcendem definições e delimitações, gingando na linha tênue do que é ou deixa de ser seus fundamentos e tradições.
Com Mestre Jaime de Mar Grande, Mestre Nenel e Mestre Mago. Mediação Adan Parisi
27/08, sábado, das 16h30 às 18h, convivência
Formatura e encerramento
Roda aberta de capoeira e formatura
A roda de encerramento do encontro será aberta e contará com uma cerimônia de formatura de professor de capoeira. A formatura ocorre de modo diverso e de acordo com as características de cada escola, contudo, o reconhecimento do professor pela comunidade capoeirística e, em especial, de seus mestres e mestras é fundamental. Venha jogar e participar deste momento.
28/08, domingo, das 10h as 13h, convivência
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.