Foto: Acervo Pessoal
Foto: Acervo Pessoal

Feminismos, democracia e disputas por direitos

Com Flavia Biroli

Pompeia

Duração: 150 minutos

AO VIVO
16

atividade online

Grátis

Inscrições de 9/8 a 14/8, às 18h. Grátis.

Data e horário

De 16/08 a 18/08

16/08 • Terça e Quinta • 19h00
Foto: Acervo Pessoal
Foto: Acervo Pessoal

O curso analisa as disputas por direitos no Brasil contemporâneo a partir da ótica dos movimentos feministas desde os anos 1980. Ao mesmo tempo, discute também o ativismo conservador e os padrões de reação às agendas da igualdade de gênero e da diversidade sexual.  

A análise relaciona teórica e empiricamente feminismos, conservadorismos e democracia. A hipótese discutida é que as tensões e disputas entre os primeiros colaboram para se compreender a democracia e seus limites, tanto em momentos de consolidação quanto de erosão dos regimes democráticos.

Flávia Biroli é professora no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília desde 2005, pesquisadora do CNPq e presidente da Associação Brasileira de Ciência Política. Autora dos livros Feminismo e Política: uma introdução (Boitempo, com Luis Felipe Miguel) e Gênero e Desigualdades: Limites da Democracia no Brasil (Boitempo), entre outros.

Grátis. Curso online com inscrição prévia. 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.