Foto: Sebastião Salgado
Foto: Sebastião Salgado

GOLD Mina de Ouro Serra Pelada

Sebastião Salgado

Santos

Duração: 60 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Convivência

Datas e horários

De 18/12 a 31/07

Terça a Sexta

Das 10h30 às 21h

Sábado e Domingo

Das 11h às 18h. Inclusive feriados.

  • Exceto dias 26/12/21 e 02/01/2022

  • Foto: Sebastião Salgado
    Foto: Sebastião Salgado

    Com curadoria e design de Lélia Wanick Salgado, a mostra reúne 53 fotografias, em parte inéditas, feitas pelo fotógrafo Sebastião Salgado na década de 1980 em Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo. A exposição revela as condições precárias e o cotidiano da mina localizada na região da Amazônia paraense, que em seu auge reuniu mais de 80 mil garimpeiros em busca de ouro.

    Em 1979, a descoberta acidental de ouro em uma remota encosta de morro no Pará atraiu uma massa de garimpeiros autônomos de todas as partes do país. Logo, Serra Pelada, como a mina foi batizada, havia se tornado um imenso buraco de cerca de 200 metros de diâmetro e com a mesma profundidade, onde por volta de 50 mil homens estavam apostando suas vidas pela chance de ficarem ricos. Os peões, homens de todas as idades, cores e classes sociais, eram unidos apenas pelo sonho do ouro. E se isso significava deixar suas famílias, vender seus pertences e assumir grandes riscos, que assim fosse. Para alguns, valeu a pena, mas muitos voltaram tão pobres quanto no dia em que chegaram lá.

    As fotografias de Sebastião Salgado foram feitas em 1986, e algumas delas integraram o livro “Trabalhadores”, lançado em 1993. Quase 30 anos depois, o fotógrafo retorna ao seu trabalho para uma nova edição, com imagens inéditas, mostrando que Serra Pelada ainda é uma história a ser descoberta.

    📌Necessário apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, com duas doses ou dose única, para maiores de 12 anos, físico ou digital, para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.

    📌visitação
    De 18/12/2021 a 31/07/2022
    Terça a sexta, das 10h30 às 21h
    Sábado, domingos e feriados, das 11h às 18h
    Exceto dias 26/12/21 e 02/01/2022

    Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

    O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.

    O uso da máscara é obrigatório durante toda sua permanência na Unidade.

    Para atividades com ingresso, será necessário apresentar o QR Code na entrada da atividade.

    Consulte antecipadamente em sescsp.org.br sobre o funcionamento do estacionamento da unidade promotora do evento.

    Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.