Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Goma Bicromatada: processos históricos da fotografia

Com Patrícia Bigarelli e Fernando Fortes

Ipiranga

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Inscrições no site centralrelacionamento.sescsp.org.br a partir de 4/1, às 14h.

Data e horário

De 12/01 a 09/02

Terça e Quinta

De 12/1 a 9/2, terças e quintas, das 19h às 21h. 3/2, sexta, das 14h às 16h

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A goma bicromatada é um processo que permite diversas possibilidades de criação sobre a produção da imagem. Apreciada pelos fotógrafos pictorialistas, a técnica data do século XIX, unindo fotografia e pintura para criar imagens únicas. Os participantes produzem fotografias artesanais com impressões de camadas de cor feitas com pigmentos naturais (terras brasileiras) a partir de imagens digitais.

Fernando Fortes é fotógrafo, educador e conservador de fotografias. Desde 2002 dedica-se à pesquisa visual e produção de fotografias feitas em processos alternativos. Participa de coletivos e ateliês onde ministra cursos de processos fotográficos históricos com ênfase na técnica da Goma Bicromatada.

Patrícia Bigarelli é artista plástica formada pela Accademia Di Belle Arti di Firenze, na Itália. Ministra cursos e oficinas em diversas escolas de arte e instituições como IED e SESC. Realiza exposições no Brasil e exterior e seu trabalho traça relações entre o conceito e o experimentalismo, sobre suportes como fotografia, pintura, instalações e outros.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.