Margens de 22: Presenças Populares

Margens de 22: Presenças Populares

Carmo

L

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço Múltiplo Uso - 1° Andar

Data e horário

De 28/10 a 24/02

Segunda a Sexta

De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h

Como parte do projeto institucional Diversos 22, a exposição Margens de 22: Presenças Populares, realizada no Sesc Carmo, contempla experiências de artistas e movimentos que ocorreram em paralelo à Semana de Arte Moderna, mas que não obtiveram a mesma visibilidade daqueles que estiveram no Theatro Municipal. A exposição se propõe a apresentar o conceito de “modernidade” a partir de nove núcleos, refletindo sobre os desafios da vida urbana da capital.

Com curadoria de Joice Berth, Alexandre Araujo Bispo e Tadeu Kaçula, a mostra analisa quais e quem foram os agitadores culturais de relevância para a composição da vida cultural da metrópole, trazendo luz para temas como a cultura infantil, a maternidade negra, os lugares de importância destes personagens e para a própria navegação da cidade, a fé e os festejos e também os trabalhadores e trabalhadoras que tanto contribuíram para a construção da identidade paulistana.

A exposição, em cartaz de 28 de outubro de 2022 a 24 de fevereiro de 2023, é composta por obras diversas, desde pinturas até reproduções de fantasias carnavalescas e explora acervos desconhecidos, como é o caso de documentos e registros da imprensa negra. Conta também com obras de Renata Felinto, Vincenzo Pastore, Anita Malfatti, entre outros.

Alexandre Araujo Bispo
Antropólogo, crítico de arte, curador e educador independente. Pesquisa práticas de m emória com foco em fotografia amadora, fotografia de família, cultura visual e arquivos pessoais; artes visuais com ênfase em poéticas afro-brasileiras e imaginários urbanos. Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte; Pesquisador do Coletivo ASA – Artes, Saberes, Antropologia; membro do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da UFSB.

Joice Berth
Arquiteta e urbanista, psicanalista em formação, escritora, assessora política e colunista, co-curadora da exposição Casa Carioca do Museu de Arte do Rio, jurada do Prêmio de Arquitetura do Instituto Ruy Ohtake/Akzonobel/ IAB e do Prêmio Marie Claire/Avon para práticas contra a violência doméstica.

Tadeu Kaçula
Sambista, Sociólogo, Pesquisador e Escritor. Mestre e doutorando em mudança social e participação política pela Universidade de São Paulo, especialista em cultura afro diaspórica e patrimônio artístico-cultural afro paulistano.

Serviço

Margens de 22: presenças populares

Local: Sesc Carmo
Abertura: 27 de outubro, às 18h*
Período expositivo: 28 de outubro de 2022 a 24 de fevereiro de 2023
Horário de visitação: segunda a sexta, das 10h às 19h – exceto feriados | Entrada gratuita
Acessibilidade: obras táteis, videoguia e audioguia**
Classificação indicativa: Livre
Agendamento para grupos: segundas e terças-feiras, às 10h e às 16h, com duração de 2hrs (com até 40 pessoas) | quinta-feira, às 10h (com 2 h de duração, até 20 pessoas) | sexta-feira: às 16h (com 2h de visitação, até 20 pessoas)
Para agendar: escreva um e-mail para agendamento.carmo@sescsp.org.br
Visitas mediadas para grupos espontâneos: Terças, quintas e sextas-feiras: das 12h30 às 13h30

* No dia da abertura, haverá serviço de van disponível até o metrô a partir das 20h

** É necessário levar seu próprio fone de ouvido.

Sesc Carmo
Rua do Carmo, 147, Sé – São Paulo sescsp.org.br/carmo

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.