Memórias de Carvalho é um projeto desenvolvido pelas irmãs Ana Maria e Isabel Carvalho, duas mulheres negras que migraram de Cururupu, no Maranhão, para São Paulo. Há mais de 30 anos, elas se dedicam a preservar e disseminar os conhecimentos, as cores e os sabores de sua terra natal.
Neste espetáculo, as irmãs trazem consigo histórias, cantigas e brincadeiras que marcaram sua infância e foram transmitidas por seu pai Pepê Carvalho, sua mãe Florzinha, seus tios, vizinhos, cantadores e mestres da cultura popular. É um repertório construído e resgatado coletivamente que embalou a infância de Ana Maria e Isabel.
Essas histórias e sons remontam a um Brasil interiorano, negro e popular. O registro dessas narrativas é de extrema importância na perspectiva de descolonização do olhar e dos ouvidos, valorizando a voz e a experiência de nossa gente. O espetáculo também conta com a participação de brincantes, que convidam o público a se juntar à dança e às brincadeiras. É uma experiência imersiva, estimulando a interação e a celebração da cultura popular.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.