Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Biblioteca - 4º andar
Inscrições a partir de 28/3, online ou presencialmente
As histórias em quadrinhos abarcam diferentes gêneros narrativos, como ação, aventura, terror, drama, romance, entre outros, misturando elementos da literatura e da ilustração quase de maneira sobreposta. Trata-se de uma linguagem híbrida, que recebe influência de diferentes poéticas artísticas.
A intenção da oficina é abarcar as várias características da linguagem das histórias em quadrinhos, passando por etapas de criação e produção, como elaboração de roteiro, diagramação, desenho, arte final, impressão e distribuição. A partir de atividades teóricas e práticas, para que as/os participantes possam compreender a estrutura, os alicerces e elementos particulares deste universo.
A atividade pretende ainda provocar uma reflexão acerca da adaptação de literatura para roteiro de HQ, que, apesar de distintos, ambos carregam o potencial de serem contadores de histórias.
Augusto Figliaggi é ilustrador, arte educador e ator. Possui formação em artes visuais, especialização em cinema e audiovisual e mestrado em estudos de cultura contemporânea, pesquisando níveis de interpretação em histórias em quadrinhos. Foi premiado pelo projeto de histórias em quadrinhos “Paiaguá: donos do Rio”. Publicou o livro infantil “Morto Vivo”, em parceria de Cristian dos Santos, do Instituto Cultural Janela Aberta. Ilustrou diversos livros e revistas, bem como realizou dezenas de ilustrações publicitárias e projetos editoriais.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.