Eustáquio Neves
Eustáquio Neves

Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves

Com curadoria de Éder Chiodetto

Ipiranga

L

atividade presencial

Grátis

Local: Diversos espaços da Unidade

Agendamento de grupos para visitação por email: institucional.ipiranga@sescsp.org.br

Data e horário

De 07/09 a 26/02

Terça a Domingo

Terças a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, das 10h às 21h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30

Eustáquio Neves
Eustáquio Neves

Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves” com curadoria de Eder Chiodetto propicia uma retrospectiva dos quase quarenta anos da trajetória artística do fotógrafo Eustáquio Neves. A exposição, apresenta também algumas das experimentações do artista com vídeo, que raramente foram exibidas.

Eustáquio Neves, traz em sua poética um pensamento por imagens, químico de formação, suas séries criam um imbricado de imagens que nos convoca a olhar a fotografia sem o imediatismo habitual. No espaço bidimensional da fotografia, o artista narra histórias que perpassam seu corpo e sua ancestralidade afro-brasileira. Sua obra, pode ser lida como metáfora do acúmulo de histórias oficiais ou não que se desenvolvem acerca da escravidão, da violência endógena e do racismo sobre a população negra.

A obra de Eustáquio entra no campo ampliado da fotografia expandida, pois dialoga com outros campos das artes visuais e do saber sob outras perspectivas de processos e procedimentos. A manipulação das imagens via processos químicos é uma das características pontuais no seu trabalho. As imagens criadas por Eustáquio vão além do instante fixado, condensam, atravessam, nos permitem embarcar num navio da história brasileira, marcado pela escravidão, pelo racismo estrutural, mas também pelos afetos, resistências, seja nas comunidades negras rurais de Minas Gerais, seja no corpo que traz o poema concreto Zumbi, marcado em luta e símbolos.

Ao propor a exposição individual de Eustáquio Neves, que contempla 4 décadas de produção artística, o Sesc reafirma a importância de trazer programações que apresentem temas importantes para a reflexão e ação frente a pautas urgentes de combate ao racismo estrutural do país.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.