Foto: Coletivo 308
Foto: Coletivo 308

Printando Guarulhos: viagem através das imagens

Com Coletivo 308

Guarulhos

Duração: 240 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Centro de educação ambiental

Data e horário

De 08/01 a 29/01

Sábado

10h às 14h

Foto: Coletivo 308
Foto: Coletivo 308

Nesta vivência de ateliê diversas matrizes de xilogravura dos pontos históricos da cidade são disponibilizadas para a impressão com o público. As imagens tratam das narrativas da história de Guarulhos. As matrizes ficam à disposição do público para que, de acordo com suas memórias afetivas, escolham quais desejam imprimir. O público é orientado sobre os processos da gravação de uma matriz de xilogravura e sobre a história da imagem escolhida para a impressão, gerando uma troca de experiências a partir das lembranças trocadas por cada participante. As imagens impressas pelos participantes podem ser levadas para casa e/ou remontadas como um quebra-cabeças, mapa afetivo em lambe lambe, configurando novas narrativas e possibilidades de leitura da história da cidade.

Coletivo 308. Grupo artístico de Guarulhos, formado em 2006, composto por 8 artistas visuais, designers e professores universitários. Com enfoque em arte educação, o coletivo tem experiência em projetos colaborativos com vivências em oficinas, intervenções urbanas, artes gráficas e publicações alternativas.

Sergio Augusto de Oliveira. Artista e professor, atuou como arte educador em Instituições como Pinacoteca do Estado de São Paulo, XXIV Bienal de São Paulo e Mostra do Redescobrimento 500 Anos. Doutor pelo Instituto de Artes – Unesp/SP; docente na Universidade Nove de Julho.

Alexandre Gomes Vilas Boas. Artista e professor. Experiência em ilustração, cenografia e maquete. Professor Universitário. Doutorando com pesquisa em Arte, política e hibridismo do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp – SP. Doutorando em História da Arte da UNIFESP/Guarulhos.

Juliana Seabra. Artista, professora e ativista de cultura da cidade de Guarulhos. Experiência em produção e projetos de cultura e arte educação. Pós-graduado em História de Arte pela Unicamp.

Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.

O uso da máscara é obrigatório durante toda sua permanência na Unidade.

Para atividades com ingresso, será necessário apresentar o QR Code na entrada da atividade.

Consulte antecipadamente em sescsp.org.br sobre o funcionamento do estacionamento da unidade promotora do evento.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.