Identidade Visual: Qual é o seu legado?
Identidade Visual: Qual é o seu legado?

Qual é o seu Legado? – 30 Anos do Museu da Pessoa

Bom Retiro

L

atividade presencial

Grátis

Datas e horários

De 03/12 a 01/04

Terça a Sexta

09h às 20h

Sábado

Das 10h às 20h

Domingo

Das 10h às 18h

Identidade Visual: Qual é o seu legado?
Identidade Visual: Qual é o seu legado?

A exposição é composta por uma seleção de histórias de vida presentes no acervo do Museu da Pessoa, em suporte audiovisual, bem como uma cabine de autodepoimentos em que o público pode contar suas próprias histórias, a partir da frase: Qual é o seu legado?

O Museu da Pessoa funciona como plataforma virtual e colaborativa de histórias de vida, aberta à participação de todas as pessoas. Foi fundado em 1991, sob a convicção de que contar, conhecer e preservar histórias de vida pode mudar nosso jeito de ver o mundo. Ao dar acesso a estes depoimentos o Museu busca promover o exercício da escuta e incentivar a Democratização da memória. A coleta, guarda e divulgação de depoimentos, realizada pelo Museu, tem como objetivo tornar a história de vida de toda e qualquer pessoa um patrimônio da humanidade.

Com este projeto o Sesc Bom Retiro destaca a relevância do direito à memória, além do acesso a histórias de vida das mais diversas origens e caminhos no Brasil, a partir da ideia de legado e futuro social, cultural e político. Dessa forma espera-se, com esta exposição, criar um espaço de reflexão junto com o público sobre a imaginação coletiva e o processo de construção de identidades e subjetividades, sempre enfatizando o respeito aos Direitos Humanos e a importância da preservação da memória em sociedade.

Integrando a programação, no dia 15 de dezembro, acontece a cerimônia de premiação da Mostra Audiovisual Qual é o seu legado?, com a divulgação de 15 vídeos selecionados em edital lançado em agosto de 2022 pelo Museu. A curadoria e seleção – foram 385 inscritos no total – é feita por uma comissão formada por André Araújo, Barbara Trugillo, Felipe Damasco, Karen Worcman, Luciana Bobadilha e Minon Pinho. A proposta do edital foi a de que os participantes fizessem uma leitura audiovisual sobre uma história escolhida a partir do acervo do Museu. Esta leitura audiovisual deveria mostrar qual seria o sentido que determinada pessoa deu para a sua vida, e, afinal, qual seria o seu legado.

▪️Abertura: Dia 3/12, sábado, das 11h30 às 13h
▪️Visitação:Dia 3/12, sábado, das 11h às 20h
De 4/12 a 2/4, domingos, das 10h às 18h. Exceto dias 25/12 e 1/1
De 6/12 a 31/3, terças a sextas, das 9h às 20h
De 10/12 a 1/4, sábados, das 10h às 20h. Exceto dias 24/12 e 31/12

Entrada gratuita. Não é necessário realizar agendamento

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.