Imagem: Dupla comadres
Imagem: Dupla comadres

Roda de histórias afro-brasileiras

Com Núcleo Histórias de Comadres

24 de Maio

Duração: 45 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Biblioteca - 4º andar.

Data e horário

De 04/03 a 01/04

Sábado

15h às 16h

Imagem: Dupla comadres
Imagem: Dupla comadres

As atrizes-narradoras do Núcleo Histórias de Comadres realizam a pesquisa, criação e contação de histórias a partir do amplo universo da cultura afro-brasileira. O Núcleo apresenta um repertório dedicado ao público infantil e infanto-juvenil. Mas, convida todos os públicos para participar das rodas de histórias que integram esta ação, que busca contribuir com reflexões e no debate acerca da identidade afro-brasileira.

Repertório:
Passando de raspão
Dia 04/03
Sinopse: Um velho mestre de capoeira conta histórias sobre o instrumento musical “Reco-Reco” para ajudar Onira, uma garota de 11 anos, a enfrentar as tempestades da vida com sabedoria, flexibilidade e malemolência.
Elenco: Vivian Maria e Edi Cardoso.

Dikeledi e as voltas que o mundo dá
Dia 11/03
Sinopse: Dikeledi é uma princesa que nasceu para trazer a paz entre os povos da África. Ela cresceu aprendendo, com seu avô, lições sobre as “voltas que o mundo dá”. Ao morrer, Dikeledi teve o corpo encantado em um instrumento musical nunca antes visto, o Berimbau.
Elenco: Vivian Maria e Jordana Dolores.

Os gêmeos que fizeram a morte dançar
Dia 18/03
Sinopse: Este conto revela como os irmãos gêmeos Taió e Caiandê livraram sua aldeia das ameaças da morte, com muita música e sabedoria. Narração livremente inspirada na obra de Reginaldo Prandi.
Elenco: Vivian Maria e Edi Cardoso.

Dandara, a guerreira quilombola
Dia 25/03
Sinopse: Narração criada a partir de relatos e lendas populares sobre a história de Dandara, a guerreira negra, rainha do Quilombo dos Palmares. Capoeirista forte e corajosa, planejou ações de combate e liderou quilombolas na luta pela liberdade, além de ter sido companheira do grande líder Zumbi dos Palmares. Dandara é vítima do silenciamento e apagamento de histórias de mulheres negras no Brasil.
Elenco: Vivian Maria e Suelen Zamora.

Iroco, o orixá da gameleira
Dia 01/04
Sinopse: Este conto apresenta a história de Tomori, a mulher que é transformada em um pássaro pelo orixá da árvore. Narração livremente inspirada na obra de Reginaldo Prandi.
Elenco: Vivian Maria e Edi Cardoso.

O Núcleo Histórias de Comadres foi criado em 2014 pela atriz, capoeirista, educadora e narradora de histórias Jordana Dolores, que encontrou nos instrumentos musicais presentes no universo da Capoeira Angola, o estímulo para a criação de seus primeiros projetos. O objetivo foi explorar a potência dos instrumentos enquanto inspiração para gerar narrativas e imagens. Ao longo dos anos o núcleo vem ampliando seu campo de pesquisa e repertório de histórias. Atualmente, apresenta narrativas que abordam temas como: a Mitologia dos orixás, as reflexões sobre identidade afro-brasileira, o racismo na infância e também biografias de mulheres negras que marcaram a história do Brasil.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.