Imagem Aérea do Sesc Interlagos (Crédito: Angelo Moscozo Silveira Vj)
Imagem Aérea do Sesc Interlagos (Crédito: Angelo Moscozo Silveira Vj)

Esgotado

São Paulo – Parques Urbanos e Corredores Ecológicos

Com Equipe Sesc

Interlagos

Duração: 120 minutos

12

atividade presencial

Grátis

Local: Viveiro de Plantas

Data e horário

De 03/07 a 03/07

Domingo

14h às 16h

Esgotado

Imagem Aérea do Sesc Interlagos (Crédito: Angelo Moscozo Silveira Vj)
Imagem Aérea do Sesc Interlagos (Crédito: Angelo Moscozo Silveira Vj)

Os parques urbanos surgiram como uma necessidade social das cidades em oferecer aos seus cidadãos espaços de lazer, ócio, contemplação e convivência. Verdadeiros oásis de descompressão em meio a correria da rotina, aglomerações, congestionamentos e poluição. Ao longo da história do planejamento urbano, foram ganhando outras funções fundamentais para o equilíbrio ambiental, social e econômico dos centros urbanos, garantindo o controle da poluição, enchentes, protegendo nascentes e rios, conservando remanescentes florestais ou indivíduos arbóreos importantes, garantindo abrigo e fonte de sustento para a fauna e também para realização de atividades turísticas e eventos. Com a expansão das cidades sobre os habitats da vida natural, parques urbanos e unidades de conservação passaram cumprir a função de corredores ecológicos, porções de ecossistemas que promovem a ligação para o deslocamento de animais e a dispersão de sementes.

Assim, os Parques urbanos e corredores ecológicos são cada vez mais uma necessidade estratégica em nossa sociedade, atenuando os impactos das atividades humanas, garantindo a conservação de diferentes espécies da fauna e da flora e promovendo uma diversidade de serviços ambientais.

Neste Adote uma Árvore conversaremos sobre a história dos parques urbanos e sua importância, conhecendo algumas experiências mundiais, no Brasil e destacando a configuração dessas áreas em nossa cidade e na zona sul de São Paulo, região onde se insere o Sesc Interlagos.

Após o bate-papo, cada participante pode adotar até três mudas de árvores nativas de Mata Atlântica, a partir de um cardápio pré-estabelecido pela equipe Sesc. Os participantes interessados na adoção devem estar preparados para transportar as mudas com tamanho médio de 1,5m e torrão de 20l no dia da atividade.

• Inscrições online:
De 22/06, (a partir das 14h) até o dia 01/07, ou enquanto durarem as vagas.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.