Foto: Isabelle India
Foto: Isabelle India

Tudo que é imaginário existe e é e tem. Uma dança para Estamira

Com E² Cia de Teatro e Dança. Eliana de Santana

Santo André

Duração: 60 minutos

16

atividade presencial

Local: Teatro

Venda online a partir de 4/4 às 12h. Venda presencial a partir de 5/4 às 17h.

Foto: Isabelle India
Foto: Isabelle India

No filme Estamira, obra de referência para a criação do solo “Tudo que é imaginário existe e é e tem“, percebemos na boca de Estamira o poder da palavra, sua indignação diante das violências que sofreu, mas, sobretudo, o poder de criação e resistência de seu testemunho. Vítima de exclusão e violência, Estamira é alçada às esferas da visibilidade por meio de uma obra artística, um documentário, mas sua condição de ser excluído e anônimo permanece inalterada.

Tudo que é imaginário existe e é e tem“, parte das palavras proferidas por Estamira no documentário de mesmo nome, dirigido por Marcos Prado (2006). A criação deste solo vem aprofundar um lugar da pesquisa onde a palavra (escrita ou cantada) é referência para as diversas possibilidades de construção no corpo e na cena. Em anos anteriores, essa mesma pesquisa resultou nas peças: Tragédia Brasileira (Manuel Bandeira), “e das outras doçuras de deus” (Clarice Lispector), Onde os Começos? (Hilda Hilst), Baleia (Graciliano Ramos), A Emparedada da Rua Nova (Carneiro Vilela) e Música para Ver (Gilberto Gil), que foram criadas a partir de obras literárias e buscaram espelhar uma poética brasileira revelada naqueles textos e poemas. 

Este trabalho prosseguimento a uma investigação iniciada em anos anteriores onde a palavra é o mote inicial para as construções no corpo e na cena. Se anteriormente se inspiraram em obras literárias como Vidas Secas de Graciliano Ramos, contos de Clarice Lispector ou poemas de Manuel Bandeira, agora, partiram da fala incendiária e ao mesmo tempo assertiva e desconcertante de Estamira, personagem da vida real apresentada no filme Estamira, de Marcos Prado. 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.