Saúde sob diferentes perspectivas é o ponto de partida da sétima edição do Inspira – Ações para uma Vida Saudável realizado pelo Sesc São Paulo

21/03/2024

Compartilhe:

Oficinas, fóruns, palestras, cursos, vivências e intervenções artísticas acontecem em 38 unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo; atividades são abertas a toda a comunidade

De 10 a 21 de abril, o Sesc São Paulo realiza a sétima edição do Inspira – Ações para uma Vida Saudável, iniciativa dedicada a estimular reflexões sobre saúde e qualidade de vida, e a transformar paradigmas e visões sobre o tema. São mais de 170 atividades, a maioria gratuita e aberta a todas as pessoas, em 38 unidades, na capital, Grande São Paulo, litoral e interior.  

Com o tema cultura de saúde, a programação contempla fóruns, palestras, cursos, vivências e intervenções artísticas que colocam a saúde como elemento de influência e harmonia nas relações interpessoais. A proposta é compreender, em suas múltiplas abordagens, o que é ter saúde e ser saudável.  

“As dimensões da saúde, articuladas às contradições que mobiliza, estabelecem um plano de fundo para reflexões panorâmicas sobre o tema. O Sesc tem por compromisso o fomento à qualidade de vida, apostando em uma ação sociocultural que possa oferecer situações de convivência, reflexão, diálogo e fruição, estimulando assim um cotidiano sistematicamente saudável e propício para o cuidado comunitário”, explica Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo. 



LEIA MAIS…

Reflorestando a saúde intercultural – Texto de Geni Núñez, doutora em ciências humanas e membra da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (ABIPSI), reflete sobre uma perspectiva de saúde que coloca a interculturalidade no centro, integrando uma nutrição coletiva que se enriquece com a diversidade, simultaneidade e a floresta.

Saúde, poder e cultura – O professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp Nelson Filice de Barros, levanta a questão: Será que ter saúde só depende das nossas escolhas? Ele propõe que a saúde é influenciada tanto pelas nossas escolhas individuais quanto pelo conjunto das práticas que temos conhecimento

Cultura de saúde é estratégica para o sucesso dos programas de bem-estar nas empresas – Doutor em saúde coletiva, Alberto José Niituma Ogata escreve sobre a cultura organizacional de bem-estar centrada no trabalhador.

Saúde, diversidades, interseccionalidades, redes, tudo junto e misturado, mas com muitas distâncias a serem encurtadas – Reflexão de Douglas Roque Andrade, doutor em saúde pública, sobre a importância de se desenvolver políticas públicas abrangentes e eficazes que promovam a equidade em saúde no país.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.