Sesc Jazz Ao Vivo: 3 álbuns chegam ao público

20/12/2023

Compartilhe:

Em cinco edições, o Sesc Jazz tem explorado a diversidade musical da cena contemporânea ligada à memória afrodiaspórica, à tradição, à vanguarda e ao território. Como parte de sua programação, além dos espetáculos musicais e das ações formativas gratuitas, o Sesc Jazz contempla lançamentos do Selo Sesc com registros de apresentações memoráveis do festival, ampliando ainda mais as referências, conhecimentos e pensamentos sobre a diversidade do estilo. 

Dentro da série Sesc Jazz Ao Vivo, o Selo Sesc lançou três álbuns da edição 2022 do Sesc Jazz: da flautista e compositora estadunidense Nicole Mitchell e sua banda, a Black Earth Sway, do pianista e compositor congolês Ray Lema e seu quinteto, e da cantora e pesquisadora da cultura afroperuana Susana Baca. 

Gravado em 9 de outubro de 2022 no Sesc Pompeia

Nicole Mitchell é flautista, compositora e educadora. Representante da cultura afro-americana experimental, emergiu da cena musical de Chicago nos anos 1990. No Sesc Jazz, apresentou-se com a banda Black Earth Sway, projeto que ela define como de “afro-folk-futurismo, uma celebração às tradições mitológicas e culturais afro-americanas”

Nascida em 1967 em Syracuse, Nova York, mudou para a Califórnia em 1976, quando iniciou seus estudos na música – primeiro no piano e depois na flauta, instrumento que a tornou conhecida. Lançou seu primeiro álbum em 2001, Vision Quest, à frente do Black Earth Ensemble. Em seguida, vieram Afrika Rising (2002) e Hope, Future and Destiny (2004). 

Atravessada por linguagens cruas do blues, da música experimental e do jazz, sempre com muito improviso, Nicole lidera a Black Earth Sway, formada pelas musicistas Coco Elysses, Alexis Lombre e JoVia Armstrong: “Nós nos divertimos muito juntas e esse trabalho é sobre sermos nós mesmas, estarmos presentes. Às vezes é um desafio ser livre, isso dá trabalho”, conta.

Ouça Sesc Jazz: Nicole Mitchell’s Black Earth Sway (Ao Vivo) no Sesc Digital e nas principais plataformas de áudio.

Gravado em 21 de outubro de 2022 no Sesc Pompeia

O pianista e compositor Ray Lema prova nesta apresentação no Sesc Jazz porque é apontado como um dos mais inovadores e criativos músicos da cena africana atual.   

Nascido no Congo em 1946, iniciou seus estudos de piano em um seminário católico. Em 1974 foi nomeado diretor musical do Balé Nacional do Zaire (antigo nome do atual Congo), obtendo a chance de pesquisar a diversidade musical de seu continente. No final dos anos 1970 mudou para os EUA. Com o apoio de Stewart Copeland, baterista do The Police, lançou o disco, Koteja, em 1985. Ainda na década de 1980 mudou-se para a Bélgica e depois para a França, onde reside.  

Também compositor de trilhas para filmes, séries de TV e teatro, Lema mostra sua versatilidade ao passear por estilos variados: dos ritmos tradicionais do Congo aos dos Gnawa, passando pelo afrobeat, do avant-garde jazz à música clássica, a exemplo de sua recente participação com a Orquestra Jazz Sinfônica brasileira. No repertório, destaque para “Matongué”: “É um tributo ao grande compositor clássico Johann Sebastian Bach, fiz pensando nele”, conta. 

Ouça Sesc Jazz: Ray Lema (Ao Vivo) no Sesc Digital e nas principais plataformas de áudio.

Gravado em 15 de outubro de 2022 no Sesc Pompeia

Cantora, pesquisadora da cultura afro peruana e ex-ministra da cultura do Peru, Susana Baca representa em sua obra um relevante recorte da afrolatinidade. Vencedora de dois Grammy Latinos, em 2002 por Lamento Negro, e em 2020, por A Capella, apresenta tradições afro americanas que passam por ritmos como a marinera e a cumbia. 

Neste registro no Sesc Jazz, além de canções marcantes de sua carreira, Susana apresenta um show com músicas do disco Palabras Urgentes (2021): “É um exercício de reflexão, um trabalho de busca às raízes. As palavras das canções são muito urgentes porque vivemos um momento muito estranho no mundo no que se refere ao ressurgimento do racismo e o desprezo a pessoas diferentes, à corrupção, à mentira. A música também é um veículo para nos unir, sermos uma comunidade”, aposta. 

A artista iniciou seu trabalho artístico em 1970. Presente em mais de 200 discos, participa de festivais e turnês internacionais, além de ter produzido e apresentado mais de 100 programas musicais, com repertórios que vão desde a tradicional canção negra da costa peruana à interpretação da poesia de autores peruanos e latino-americanos, além da recriação na música de raízes negras do Peru, da América Latina e do Caribe. 

Ouça Sesc Jazz: Susana Baca (Ao Vivo) no Sesc Digital e nas principais plataformas de áudio.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.