A nova edição da Revista E está na área. Leia em DEZEMBRO/22

30/11/2022

Compartilhe:

NESTE MÊS: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA AMPLIA REPERTÓRIO E DEMOCRATIZA CONHECIMENTO / MANUSCRITOS BORRAM FRONTEIRA ENTRE DOCUMENTO E OBRA DE ARTE / CELEBRAÇÃO AOS LEGADOS DE LIMA BARRETO E DARCY RIBEIRO / CONVERSAS COM MIGUEL RUBIO, VIRGÍNIA RODRIGUES E JULIA LEMMERTZ. LEIA MAIS!

Confira a edição de dezembro/22 da Revista E na íntegra

A Revista E deste mês chegou! Para fechar o ano de 2022, a publicação mensal do Sesc São Paulo apresenta reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção.

A CAPA é ilustrada por Releitura de Mona Tarsilete (2022), obra em estêncil da série Museu de Rua, de autoria do grafiteiro Ozi. O artista define esse trabalho como “um híbrido de Tarsila e Leonado da Vinci, uma Mona Lisa negra, antropofágica e moderna”. Quer vê-la de perto? A obra integra a exposição Margens de 22: presenças populares, em cartaz no Sesc Carmo até fevereiro de 2023, com curadoria de Joice BerthAlexandre Araujo Bispo e Tadeu Kaçula. A mostra tem a proposta de contemplar experiências artísticas que ocorreram em paralelo à Semana de Arte Moderna, mas que não obtiveram a mesma visibilidade.

A REPORTAGEM PRINCIPAL (Ampliar repertório – LEIA AQUI) discute como os cursos livres de EAD (educação a distância) democratizam o acesso ao conhecimento, aproximam especialistas em diversas áreas de alunos interessados em se capacitar em novos saberes, e com isso ampliam o repertório cultural. A reportagem aproveita o crescente número de matriculados em espaços de educação a distância, principalmente depois da pandemia, para apresentar a plataforma EAD do Sesc São Paulo, onde estão disponíveis, gratuitamente, 13 cursos livres nas áreas de artes visuais e cênicas, cinema, sustentabilidade, arte-educação, lazer, alimentação e música.

Na plataforma de educação a distância do Sesc São Paulo estão disponíveis 13 cursos livres, como Consumo, resíduos e sustentabilidade, apresentado pela atriz Thainá Duarte. Foto: Matheus José Maria.
Na plataforma de educação a distância do Sesc São Paulo estão disponíveis 13 cursos livres, como Consumo, resíduos e sustentabilidade, apresentado pela atriz Thainá Duarte. Foto: Matheus José Maria.

Outra REPORTAGEM (Grafias históricas – LEIA AQUI) mostra como manuscritos (cartas, autógrafos e dedicatórias escritas à mão) borram a fronteira entre documento e obra de arte, propondo um olhar possível por entre frestas do tempo. Aproveite para conhecer a exposição A Magia do Manuscrito, em cartaz no Sesc Avenida Paulista até janeiro de 2023, que reúne quase 200 manuscritos de grandes nomes da humanidade, percorrendo um arco temporal que materializa a história. A curadoria da mostra é do colacionador Pedro Corrêa do Lago.

Manuscrito de Alberto Santos Dumont, Rio de Janeiro, 1929. Coleção de Pedro Corrêa do Lago, curador da exposição A Magia do Manuscrito.
Manuscrito de Alberto Santos Dumont, Rio de Janeiro, 1929. Coleção de Pedro Corrêa do Lago, curador da exposição A Magia do Manuscrito.

A ENTREVISTA (Trajetórias cercanas – LEIA AQUI) convida o dramaturgo e diretor peruano Miguel Rubio Zapata para falar com a Revista E sobre os pontos de convergência entre a produção teatral peruana e brasileira. O cofundador do Grupo Cultural Yuyachkani, que esteve em setembro passado no Brasil, a convite do MIRADA – Festival Ibero-americano de Artes Cênicas, também abordou, em sua fala, detalhes de seu processo criativo e a busca pela criação coletiva como atitude, e não método. Abaixo, você assiste a trechos da entrevista.

Assista a trecho da entrevista com o diretor peruano Miguel Rubio Zapata. Captação: Guilherme Barreto. Edição: Riff Produtora.

Na seção PERFIL (Ecos de um gênio atemporal – LEIA AQUI) celebramos o legado de um dos mais brilhantes pensadores brasileiros: Lima Barreto (1881-1922). Um século depois da sua morte, a obra do romancista segue sendo “denunciadora da discriminação étnica e de classe, do colonialismo cultural, do bacharelismo e de outros males ainda reinantes na sociedade brasileira”, como defende o pesquisador Nei Lopes. Aproveite para participar do projeto 100 Anos sem Lima Barreto, realizado pelo Sesc Mogi das Cruzes neste mês.  

Lima Barreto, em 1914. Retrato da ficha de internação no Hospício Nacional de Alienados. Autor desconhecido_Domínio Público.
Lima Barreto, em 1914. Retrato da ficha de internação no Hospício Nacional de Alienados. Autor desconhecido_Domínio Público.

Outra figura essencial para a luta antirracista por meio da cultura e da arte é a cantora Virgínia Rodrigues, nossa convidada do ENCONTROS deste mês (Canto sagrado – LEIA AQUI). Durante o nosso papo com Virgínia, ela falou sobre o início da carreira em corais, ancestralidade, protagonismo do povo negro e sobre a importância do teatro em sua trajetória. Aliás, Virgínia está em cartaz com o espetáculo Uma Leitura dos Búzios, no Sesc Vila Mariana, até janeiro de 2023. Ouça aqui embaixo, em formato de podcast, a nossa conversa com Virgínia Rodrigues:

Ouça, em formato de podcast, a conversa com Virgínia Rodrigues. A mediação é da jornalista e editora da Revista E, Adriana Reis Paulics.

A matéria GRÁFICA de dezembro (Faces de um utópico – LEIA AQUI) celebra o centenário de Darcy Ribeiro (1922-1997) com uma seleção de imagens que ajudam a manter vivo o legado do antropólogo, educador e pensador mineiro. Conhecido por pensar um Brasil menos desigual, que defenda seus povos indígenas e a educação pública de qualidade, Darcy é homenageado pela exposição Utopia Brasileira – Darcy Ribeiro 100 Anos, em cartaz no Sesc 24 de Maio até junho de 2023.

Darcy Ribeiro com indígenas do povo Kadiwéu, em 1947. Foto: Alfredo Ferraz, Acervo do Museu do Índio / FUNAI Brasil.
Darcy Ribeiro com indígenas do povo Kadiwéu, em 1947. Foto: Alfredo Ferraz, Acervo do Museu do Índio / FUNAI Brasil.

Em DEPOIMENTO para a Revista E (Legado cênico – LEIA AQUI), a atriz Julia Lemmertz celebra quatro décadas em cena, fala sobre dedicação ao teatro, novo espetáculo, próximos passos da carreira e sobre sua mais nova paixão: plantar, colher, cultivar uma horta e produzir mel. Recentemente, Julia apresentou o espetáculo Tudo, no Sesc Bom Retiro e Guarulhos, ao lado dos colegas Vladimir Brichta e Guilherme Weber.

Julia Lemmertz em cena com o espetáculo Tudo, no Sesc Bom Retiro. Foto: Anderson Rodrigues.
Julia Lemmertz em cena com o espetáculo Tudo, no Sesc Bom Retiro. Foto: Anderson Rodrigues.

EM PAUTA na edição de dezembro (Sobre a coragem – LEIA AQUI), a virtude que parece se contrapor ao medo é assunto de dois artigos: “A anarquia da coragem”, assinado pela filósofa Marcia Sá Cavalcante, e “Sobre a coragem e outras virtudes”, de autoria do jornalista e professor Adauto Novaes. Ambos os textos são excertos dos pensamentos de Marcia e Adauto durante o Ciclo Mutações: sobre a coragem e outras virtudes, realizado entre junho e agosto deste ano, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (CPF).

Na seção Em Pauta de dezembro, artigos abordam a coragem.
Na seção Em Pauta de dezembro, artigos abordam a coragem.

Em INÉDITOS, conheça A Avó do Mundo (LEIA AQUI), conto de Eliane Potiguara sobre um jovem indígena que, com olhos de águia, contempla o universo, evocando sua ancestralidade. Eliane, da etnia Potiguara, é escritora e poeta autora de Metade cara, metade máscara e A Terra é mão do índio.

Por fim, o ALMANAQUE (Vitrine cultural – LEIA AQUI) convida para um passeio por cinco espaços culturais da capital paulista que, para além de exposições e acervos de arte visual, mantêm livrarias e lojas abertas ao público. Na lista, conheça as lojas do Museu de Arte de São Paulo (Masp), do Museu da Imagem e do Som (MIS), da Pinacoteca de São Paulo, da Edusp (Editora da USP), presente no Museu do Ipiranga e no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), e da Loja Sesc, rede de lojas presentes em 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo.

A Loja Sesc é uma das cinco dicas do Almanaque de dezembro. Na foto, a loja do Sesc Mogi das Cruzes. Crédito: Matheus José Maria.
A Loja Sesc é uma das cinco dicas do Almanaque de dezembro. Na foto, a loja do Sesc Mogi das Cruzes. Crédito: Matheus José Maria.

Revista E deste mês traz, ainda, a seção DOSSIÊ, com destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado ao longo de dezembro de 2022: entre as atividades, destacamos a Semana Modos de Acessar (Cidade para todos – LEIA AQUI), projeto que reúne uma série de atividades para fortalecer a vida de pessoas com deficiência nos espaços urbanos; o Revistaria, projeto do Sesc Ipiranga que abre espaço para a discussão sobre a relevância histórica de revistas literárias; e a série documental Vida por Esporte, do Sesc TV, que conta, em 13 episódios, histórias de pessoas que encontraram no esporte um prazer, a melhoria da saúde e sua própria identidade.

A EDIÇÃO DE DEZEMBRO/22 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de DEZEMBRO/22 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.