Esporte Em Diálogo

04/04/2023

Compartilhe:

O esporte assume um papel fundamental na solução de diversas problemáticas sociais, mostrando necessário como uma questão pública, colaborando para a formação dos cidadãos. As políticas públicas de incentivo ao esporte podem ajudar a aumentar a participação em atividades físicas e melhorar a saúde da população. Além disso, o esporte pode ser uma ferramenta poderosa para promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades, especialmente para grupos marginalizados.

No entanto, é importante lembrar que a relação entre esporte e saúde, humanidades e políticas públicas depende da prática e de diálogos com atores dos diversos segmentos esportivos e áreas correlatas.

Um exemplo, foi no ano de 2021, onde os Brasileiros acordavam cedo para testemunhar a exibição impressionante de Rebeca Andrade nas Olimpíadas do Japão. Contudo, poucos reconheceram que a jovem, originária de uma família humilde em Guarulhos, provavelmente não teria a oportunidade de brilhar no maior cenário esportivo mundial se não fosse pelo projeto social que a descobriu e permitiu o surgimento de uma campeã olímpica.

No entanto, essas histórias inspiradoras de sucesso seriam ainda mais difíceis de alcançar sem as políticas públicas voltadas para o esporte. Nesse contexto, o projeto Esporte Em Diálogo busca promover a discussão sobre o esporte e suas conexões com a saúde, humanidades, gestão e políticas públicas. Além disso, visa analisar tendências e padrões para manter-se atualizado em temas relevantes e identificar possíveis oportunidades de colaboração que possam gerar impactos práticos na região do ABC.

O projeto iniciou no formato presencial no Teatro do Sesc Santo André em agosto de 2019, mas com o advento da pandemia o diálogo teve sua sequencia no formato digital no canal do youtube da unidade. Abaixo confira a playlist por episódio e temas:

Em síntese e dando continuidade aos encontros e reflexões de temas relevantes sobre o esporte, o projeto retorna no formato presencial para o Teatro do Sesc Santo André para discutir sobre Corpos Negros no Esporte. Para essa conversa do dia 12 de abril de 2023, convidamos a Marta Sobral que é a atual assessora do Alto Rendimento do Ministério de Esportes e Ex-secretária de esportes de Santo André, a Rose Maria de Souza que é professora da Universidade FMU e Ítalo Brasileiro e o Acácio Sidinei de Almeida Santos que é professor da Universidade Federal do ABC. Os convidados discutiram sobre o racismo no esporte e da não presença de negras e negros em algumas modalidades esportivas.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.