A nova edição da Revista E está no ar! Confira o que é destaque em MAIO/23

01/05/2023

Compartilhe:

NESTE MÊS: DICAS PARA DESACELERAR NUMA ÉPOCA EM QUE TUDO PARECE PASSAR TÃO RÁPIDO / ENTREVISTA COM MANUEL GAMA, QUE DEFENDE A IMPORTÂNCIA DA CULTURA PARA A SUSTENTABILIDADE / OS BENEFÍCIOS DO CONTATO COM ÁREAS VERDES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS / O PIONEIRISMO DA ATRIZ RUTH DE SOUZA. LEIA MAIS!

Leia a edição de maio/23 da Revista E na íntegra

A mais recente edição da Revista E está no ar! Em maio/23, confira reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção na publicação mensal do Sesc São Paulo.

Na CAPA, o artista e arte-educador amazonense Odacy Oliveira, integrante do elenco do espetáculo amazonias – ver a mata que te vê [um manifesto poético], performa em frente à obra Kahpi Hori, da artista indígena Daiara Tukano, que foi animada em formato tridimensional para a instalação imersiva Terra de Gigantes, em cartaz no Sesc Guarulhos.

Na primeira REPORTAGEM da edição (Desacelerar é preciso – LEIA AQUI), o Coelho Branco, símbolo ficcional de obsessão e angústia presente na história de Alice no País das Maravilhas, nos ensina a experimentar o tempo de outras formas. Numa época em que a velocidade atravessa a rotina, é primordial pensarmos em alternativas para nos rebelar contra essa lógica frenética e tentar frear o cotidiano com uma vivência temporal mais equilibrada. Aproveite a reportagem para conhecer a programação do Inspira – ações para uma vida saudável, que oferece diversas iniciativas para o fomento do bem-estar e da qualidade de vida.

Num tempo em que tudo parece passar tão rápido, como a sociedade vem experimentando o tempo? Ilustração: Nicole Bustamante.
Num tempo em que tudo parece passar tão rápido, como a sociedade vem experimentando o tempo? Ilustração: Nicole Bustamante.

Na segunda REPORTAGEM (Livre brincar ao ar livre – LEIA AQUI), destacamos os benefícios do contato com áreas verdes para a redução dos danos provocados às crianças pelo confinamento durante a Covid-19. Ao longo do texto, ouvimos especialistas e refletimos sobre estudos que buscam entender a amplitude das consequências da pandemia sobre os pequenos, como dificuldades de sociabilização, aprendizagem e autonomia, aumento da insegurança alimentar e prejuízos diversos à saúde mental. Aproveite para conhecer a programação da Semana Mundial do Brincar, que neste mês reúne oficinas, cursos, debates e outras ações que valorizam o brincar ao ar livre.

Contato com áreas verdes reduz danos causados às crianças pela pandemia. Foto: Julia Berro.
Contato com áreas verdes reduz danos causados às crianças pela pandemia. Foto: Julia Berro.

A ENTREVISTA (Cultura na agenda – LEIA AQUI) convida o gestor cultural e educador Manuel Gama, coordenador do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura, na Universidade do Minho, em Portugal, para falar sobre a importância da cultura no desenvolvimento sustentável do planeta. O pesquisador, que esteve no Brasil em março, para conduzir o curso Cultura e a Agenda 2030: contributos para a década da ação, falou com a Revista E sobre democracia cultural, domínio de novas tecnologias e letramento digital frente às inovações que batem à porta. Assista a um vídeo com trechos da Entrevista.

Captação de vídeo: Guilherme Barreto. Edição: Riff Produtora.

A seção BIO (Talento que reluz – LEIA AQUI) celebra vida e obra de Ruth de Souza (1921-2019), pioneira nas telas e palcos brasileiros. Primeira atriz negra a conquistar projeção na dramaturgia brasileira, Ruth despontou aos 24 anos, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, numa montagem da histórica companhia Teatro Experimental do Negro (TEN), fundada por Abdias do Nascimento. De lá para cá, ela construiu uma carreira revolucionária e segue inspirando novas gerações de artistas.

Atriz pioneira nas telas e palcos brasileiros, Ruth de Souza é celebrada pela seção BIO de maio.
Atriz pioneira nas telas e palcos brasileiros, Ruth de Souza é celebrada pela seção BIO de maio.

O ENCONTROS desta edição (Flor do asfalto – LEIA AQUI) é com a ativista e empreendedora social Neide Santos, criadora do projeto Vida Corrida, no Capão Redondo, zona sul da capital paulista. Vinda do nordeste na caçamba de um caminhão pau de arara, Neide construiu um polo de transformação social na periferia paulistana por meio do esporte, e neste bate-papo, compartilha conosco as formas pelas quais enxerga que a atividade física pode, de fato, ser instrumento de mudança de destinos. Ouça a conversa com Neide Santos, em formato de podcast.

Bate-papo com Neide Santos para o podcast do Encontros. Edição: Tiago Marinho (Vivarium Filmes)

A matéria GRÁFICA (Da cerejeira ao flamboyant – LEIA AQUI) propõe um passeio visual pelas obras do aquarelista japonês Takeo Sawada (1917-2004), que emigrou para o Brasil aos 16 anos de idade e, desde então, radicou-se no estado de São Paulo, dedicando sua vida ao ensino do desenho e da pintura para crianças. No imaginário estético de Sawada, estão imagens figurativas, paisagens coloridas em transformação, naturezas-mortas e autorretratos. Para conhecer mais sobre a obra de Sawada, aproveite para visitar a exposição À Sombra do Flamboyant, em cartaz no Sesc Registro.

O aquarelista japonês Takeo Sawada é celebrado pela matéria gráfica de maio.
O aquarelista japonês Takeo Sawada é celebrado pela matéria gráfica de maio.

A protagonista do DEPOIMENTO de maio (De Macabéa a Pacarrete – LEIA AQUI) é a atriz e diretora Marcélia Cartaxo. Prestes a completar 60 anos, ela relembra sua carreira no cinema e TV, resgatando obras icônicas das quais fez parte, como A Hora da Estrela (1985), Madame Satã (2002), Pacarrete (2019) e A Mãe (2022), além de refletir sobre protagonismo feminino no audiovisual, estereótipos e maternidade. Assista, no vídeo abaixo, a trechos do Depoimento com Marcélia Cartaxo.

Depoimento da atriz e diretora Marcélia Cartaxo. Edição: Riff Produtora.

EM PAUTA na edição de maio (LEIA AQUI), a relação entre educação e democracia inspira dois artigos inéditos publicados pela Revista E: o filósofo e pedagogo Fernando José de Almeida assina o texto “Será a democracia ensinável?”, enquanto Daniel Cara, cientista social e educador, é autor do artigo “A escola pública pela democracia”.  

O INÉDITOS (Cosquinha no peito – LEIA AQUI) apresenta uma coletânea de poemas de Elisandra Souza, escritora, jornalista, poeta e integrante do Sarau das Pretas. Quem ilustra as páginas desta seção é a artista visual capixaba Amanda Lobos

Com ilustrações de Amanda Lobos, leia coletânea inédita de poemas de Elizandra Souza.
Com ilustrações de Amanda Lobos, leia coletânea inédita de poemas de Elizandra Souza.

Por fim, o ALMANAQUE (SP subterrânea – LEIA AQUI) convida a um passeio por baixo do chão paulistano. Visite túneis, passagens e criptas que guardam histórias da capital metros abaixo da superfície, instigando visitantes a olhar para a cidade a partir de outros ângulos. Entre os destaques, estão o Obelisco do Ibirapuera, a Passagem Literária da Consolação, o espaço cultural Centro da Terra, a Cripta da Catedral da Sé, a Casa das Caldeiras e o Monumento à Independência.

A Casa das Caldeiras, na zona oeste da capital paulista, é um dos espaços subterrâneos do Almanaque deste mês.
A Casa das Caldeiras, na zona oeste da capital paulista, é um dos espaços subterrâneos do Almanaque deste mês.

Revista E deste mês traz, ainda, a seção DOSSIÊ, com destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado. Entre eles, conheça o projeto Legítima Diferença (LEIA AQUI), que reúne encontros, bate-papos e apresentações que destacam a potência da população LGBTQIAP+, fomentando respeito, garantia de direitos e acesso à saúde. Além disso, programe-se para o lançamento do livro A arte do circo na América do Sul – trajetórias, tradições e inovações na arena contemporânea (Edições Sesc São Paulo, 2023); assista ao espetáculo A Cerimônia do Adeus, em cartaz no Sesc Consolação; e participe do XVII Seminário Internacional da Escola da Cidade | Tanto Mar, correalização do Sesc São Paulo e da Escola da Cidade, com apoio do Consulado de Portugal em São Paulo e do Instituto Camões.   

A EDIÇÃO DE MAIO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de MAIO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Leia na íntegra e edição de maio/23 da Revista E, publicação mensal do Sesc São Paulo.
Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.