A REVISTA E DE ABRIL/22 ESTÁ NO AR! Confira os destaques da edição

31/03/2022

Compartilhe:
  Leia a edição de abril/22 da Revista E na íntegra  

NESTE MÊS: QUALIDADE DE VIDA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, MOSTRA DE ARTE DA JUVENTUDE, MÁRIO DE ANDRADE, FERNANDA TAKAI, DIREITO À CIDADE, QUESTÃO SOCIAL DAS DROGAS, TEXTO INÉDITO DE ALINE BEI E MUITO MAIS!

A Revista E chega ao mês de abril com uma edição repleta de reportagens, entrevistas, artigos e conteúdos ficcionais que olham para o hoje e oferecem discussões sobre o que impacta a nossa geração.

A CAPA é ilustrada por uma foto da obra A força que é me alimentar de você enquanto estou comigo, da artista Heloísa Hariadne, que integra a ocupação Estamos Aqui, em cartaz no Sesc Pinheiros até 24/4. Organizada pelo Ateliê397 e com curadoria de Thaís Rivitti, a exposição apresenta trabalhos que têm o desafio de reutilizar materiais de mostras anteriores realizadas no Sesc São Paulo, gerando obras de arte que debatem urgências contemporâneas, como questões urbanísticas, sociais e históricas.

Na REPORTAGEM PRINCIPAL (Recalcular a Rota – LEIA AQUI), refletimos sobre a busca por qualidade de vida e bem-estar, questão que se torna urgente num momento histórico marcado por perdas e restrições, como a pandemia, e pela velocidade frenética da sociedade do desempenho. Para tentar pisar no freio e experimentar uma outra relação com o tempo e com a nossa saúde física e emocional, a Revista E propõe reflexões e apresenta iniciativas que têm buscado meios de qualificar a vivência cotidiana e promover o bem-estar nos centros urbanos.

Banho de Floresta é uma das vivências realizadas pela ONG Floresta Cultural para reconexão com a natureza e preservação de uma área de 257 mil metros quadrados em Sorocaba (SP). Foto: Camila Pedroso
Banho de Floresta é uma das vivências realizadas pela ONG Floresta Cultural para reconexão com a natureza e preservação de uma área de 257 mil metros quadrados em Sorocaba (SP). Foto: Camila Pedroso

Outra REPORTAGEM desta edição (Do Gibi ao Feed – LEIA AQUI) mergulha no universo dos web quadrinhos, discutindo as potencialidades da internet e das redes sociais como um novo espaço para a difusão deste gênero, formando novos leitores e impulsionando a distribuição de conteúdos independentes. O texto apresenta o projeto Quadro a Quadro, que ocupa as redes sociais do Sesc Pompeia com HQs inéditas, dando visibilidade a novos artistas e narrativas diversas.  

Quadros da HQ Epilogo, criada por Rafael Corrêa para o projeto Quadro a Quadro, do Sesc Pompeia
Quadros da HQ Epilogo, criada por Rafael Corrêa para o projeto Quadro a Quadro, do Sesc Pompeia

Para a ENTREVISTA deste mês (Cidade pela Vida – LEIA AQUI), convidamos a arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, autora do livro São Paulo: o planejamento da desigualdade (Editora Fósforo, 2022), que reflete sobre mobilidade, gentrificação, direito à cidade e acesso à moradia, apostando num modelo de espaço urbano que defenda a vida.  

Arquiteta e urbanista Raquel Rolnik é entrevistada pela Revista E - foto: Adriana Vichi
Arquiteta e urbanista Raquel Rolnik é entrevistada pela Revista E – foto: Adriana Vichi

No ENCONTROS de abril (Arqueólogo da Floresta – LEIA AQUI), o pesquisador em arqueologia e história Eduardo Góes Neves narra os desafios do seu trabalho de pesquisa na região amazônica, defendendo o reconhecimento dos sítios arqueológicos brasileiros e a preservação da biodiversidade. Nosso convidado ainda antecipa como foi trabalhar como consultor para a realização da série Amazônia – Arqueologia da Floresta, que estreia em 30 de abril, no Sesc TV.

Eduardo Goes Neves é o convidado do Encontros. Foto: Rafael Verissimo
Eduardo Goes Neves é o convidado do Encontros. Foto: Rafael Verissimo

Na esteira da celebração do centenário da Semana de Arte Moderna, o PERFIL (Homem-multidão – LEIA AQUI) resgata o múltiplo e diverso legado de Mário de Andrade (1893-1945), vanguardista paulistano que foi um dos protagonistas do movimento modernista. O texto fala sobre o início da carreira do escritor, o envolvimento dele no chamado Grupo dos Cinco e sua fase de viagens etnográficas à frente da Missão de Pesquisas Folclóricas. Além disso, indicamos espaços e obras para ler, ouvir e assistir à obra de Mário.  

O escritos Mário de Andrade ganha um Perfil na edição de abril da Revista E. Imagem: Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP - Fundo Gilda de Mello e Souza.
O escritor Mário de Andrade ganha um Perfil na edição de abril da Revista E. Imagem: Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP – Fundo Gilda de Mello e Souza.

Na GRÁFICA deste mês (Juventudes à Mostra – LEIA AQUI), você conhece algumas das obras que compõem a 30ª edição da MAJ – Mostra de Arte da Juventude, espaço de renovação e experimentação artística aberto para visitação a partir de maio, no Sesc Ribeirão Preto. São pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, instalações, performances, fotografias, colagens, lambe-lambes, estamparias e trabalhos audiovisuais, selecionados entre os mais de 400 trabalhos inscritos, que refletem sobre isolamento social, interatividade tecnológica e construção de identidades.

MAJ – Mostra de Arte da Juventude. Obra Dança para um Futuro Cego, 2021, Maria Macêdo (Fotoperformance). Foto: Isabella Matheus.

Em DEPOIMENTO para a Revista E (Caixa de Pandora – LEIA AQUI), a cantora Fernanda Takai fala sobre o disco recém-lançado (Será que você vai acreditar?), pandemia, fake news, processo criativo, as funções da música, maternidade e seus projetos futuros.

Fernanda Takai participa do Depoimento da Revista E - foto: Matheus José Maria
Fernanda Takai participa do Depoimento da Revista E – foto: Matheus José Maria

No mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a questão social das drogas está EM PAUTA nesta edição (Questão de Saúde – LEIA AQUI). Para discutir o tema, a Revista E publica dois artigos: “Drogas e saúde mental na atenção primária”, de autoria da psiquiatra Carmen Santana, e “É possível um mundo sem drogas?”, escrito pela assistente social Fernanda Almeida.

Em Pauta - Questão social das drogas - ilustração: Luyse Costa
Em Pauta – Questão social das drogas – ilustração: Luyse Costa

Na seção INÉDITOS (LEIA AQUI), convidamos a escritora Aline Bei, autora de O peso do pássaro morto (2017) e Pequena coreografia do adeus (2021), que apresenta o texto Antônio, com o olhar nostálgico de uma filha sobre as memórias do pai recentemente falecido.

Por fim, o ALMANAQUE PAULISTANO deste mês (Janelas de São Paulo – LEIA AQUI) propõe um passeio poético por fotografias de sete janelas da capital paulista, entremeadas por versos de Cecília Meireles, Alberto Caeiro, Renato Russo, Adriana Calcanhoto, Lya Luft e Charles Baudelaire.

Janelas de São Paulo - Almanaque paulistano. Foto: Adriana Vichi
Janelas de São Paulo – Almanaque paulistano. Foto: Adriana Vichi

Além de tudo isso, a Revista E deste mês traz o DOSSIÊ, com destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado ao longo de abril de 2022 (Abril Indígena, Dia Mundial do Lazer, projeto Sobre Marias e Firminas, 48º Festival Sesc Melhores Filmes, exposição EntreMeadas e campanha Ação Urgente contra a Fome); e o P.S., com um relato emocionante sobre qualidade de vida escrito por Fernando Andrade de Oliveira, assistente técnico da Gerência de Saúde e Odontologia do Sesc São Paulo. Boa leitura!

LEIA A EDIÇÃO DE ABRIL/22 DA REVISTA E NA ÍNTEGRA!

Acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de abril na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.