“Na palma da mão – exposição ateliê” estreia no Sesc São Caetano

22/06/2023

Compartilhe:


O mês de julho no Sesc São Caetano já começa com um convite muito especial! No dia 08 de julho às 11h acontece a abertura de uma nova exposição que ocupa diversos espaços da unidade desenhando um percurso investigativo norteado pela luz e pela cor, “Na palma da mão, exposição ateliê” foi concebida tendo a primeira infância como público principal.

A proposta parte da concepção de que a criança participa ativamente das ofertas culturais, como público que experimenta processos artísticos, traz seus conhecimentos no encontro com a arte e é atravessado por experiências. Ela foi organizada para ser um lugar de criar, descobrir, pensar e fazer arte. Aqui, as mãos que sustentam o engatinhar ou que correm curiosas por todos os lugares podem explorar prateleiras, livros, experimentar areia, água, tintas, terras, sons, folhas, fios e linhas.” –  destacam Diana Tubenchlak* e Renata Sant’Anna**, que realizam a curadoria da exposição.

Junto aos trabalhos de artistas inicialmente presentes e intervenções que irão compor a exposição ao longo do tempo, são apresentados objetos exploratórios que promovem o processo de descoberta, envolvendo todo o corpo no encontro entre elementos inseparáveis como mãos e olhos, luz e cor, observação e criação, exposição e ateliê.

Série DO NOT#[2011] Gisela Motta e Leandro Lima

Pensada a partir do eixo central “luz e cor”, a exposição ocupa diversos espaços da unidade do Sesc São Caetano, partindo da fachada, entrando pela sala principal, corredores e áreas externas – jardim e espaço do brincar. Esse eixo será explorado a partir de diversos ateliês. 

Série Terceiro Fundo [2011] – Sérgio Sister

Os educadores e artistas serão convidados a criar uma programação integrada que ativará a relação dos diferentes públicos com os espaços expositivos. O mobiliário projetado para o desenvolvimento dos ateliês irá compor os espaços da exposição e permanecerá no local após o término da exposição, aumentando as possibilidades de criação e a experiência do público. 

O convite é para que esse espaço seja visitado muitas vezes, diferentes propostas artísticas exploradas e novos caminhos criados para que todos os visitantes o conheçam como as palmas das suas mãos! 

A exposição tem entrada gratuita e permanece em cartaz até o dia 28 de outubro. A visitação acontece de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados e feriados, das 9h às 17h30. 

Programação de Abertura (08/07 – a partir das 11h):

Integrando a abertura da exposição ateliê “Na palma da mão”, acontece no dia 01/07 às 11h, a oficina Área de Soltura“, com Renata Cruz. A atividade consiste na construção de forma coletiva de um mural artístico que se localiza no Jardim da unidade. Os participantes serão convidados a confeccionar pássaros utilizando papeis reciclados. Estes pássaros serão pintados com tintas feitas a partir de pó de argila natural de diversas tonalidades. O mural fará parte da exposição .



Saiba mais em: www.sescsp.org.br/napalmadamao

Contato para agendamentos de grupos: agendamentos.scaetano@sescsp.org.br

Curadoria


*Diana Tubenchlak
Diana Tubenchlak é educadora, consultora em arte/educação e pesquisa as interrelações entre museus de arte e escolas. Mestra em Artes, sob a linha de pesquisa “Processos artísticos, experiências educacionais e mediação cultural” no Instituto de Artes da UNESP; especialista em “Linguagens artísticas contemporâneas: ensino/aprendizagem” pela Faculdade Santa Marcelina e licenciada em Educação Artística pela UERJ. Atua com mediação em arte contemporânea, arte com bebês e crianças pequenas e formação de professoras. Realiza cursos e palestras em diversas instituições culturais e educacionais. Elaborou e desenvolve “No colo” no Instituto Tomie Ohtake e “Embalada: arte com bebês” em espaços de arte e cultura. É autora do livro “Arte com bebês” (Panda Books, 2020) e coautora de “Entre: a arte é sua” (Panda Books, 2021).

**Renata Sant’Anna
Renata Sant’Anna é formada em Artes Plásticas na FAAP, em 1985 e mestra em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2000). Desde sua formação, trabalhou em diversos museus e instituições culturais no Brasil e no exterior: Desde 1989, trabalha como educadora no Museu de Arte Contemporânea da USP. É autora de diversos livros para o público infantil e para professores de arte. publicados pelas editoras: Paulinas, CosacNaify, Globo e Panda Books. (arteempaginas.com.br). É co-curadora do Programa Arte à primeira vista composto pela coleção de livros para crianças de artistas contemporâneos brasileiros: Lygia Clark, Leonilson, Kracjberg, Regina Silveira e Mira Schendel e de exposições dos artistas/título da coleção em espaços culturais de São Paulo e outras cidades. Desenvolve e coordena formações de educadores para exposições de arte para instituições culturais, produz materiais de apoio para exposições e ministra cursos para educadores sobre literatura infantil e artes visuais.



Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.