O que você encontra na programação de As Mulheres e as Tecnologias?

28/08/2018

Compartilhe:

Buh D’Angelo, fundadora do InfoPreta, que está na programação de setembro | Foto: Divulgação

A ação em rede As mulheres e as tecnologias, que acontece durante o mês de setembro em diversas unidades do Sesc na capital e no interior, coloca em evidência uma programação feita por e, prioritariamente, para mulheres – cis, trans, meninas, senhoras, mães, negras, brancas, indígenas, migrantes, refugiadas.

Esse convite para que cada vez mais mulheres ocupem os Espaços de Tecnologias e Artes do Sesc São Paulo inclui atividades em formatos variados, sobre temas diversos. Abaixo, conheça os principais destaques e clique aqui para ver a programação completa.

Fique atenta! As vagas para as atividades podem ser limitadas ou exigirem inscrição prévia. Em alguns casos, pode haver restrição de idade. Confira mais detalhes nas abas de cursos e programações do portal do Sesc São Paulo.

DEBATES

Sesc Avenida Paulista – Perspectivas sobre as mulheres e as tecnologias, com Fernanda Monteiro, do Bibliopreta e da coletiva feminista MariaLab; Maíra da Rosa, ativista negra, cantora e educadora de Tecnologias e Artes no Sesc São Paulo; e Ysani Kalapalo, ativista indígena e empreendedora social brasileira. A mediação é da jornalista Giuliana de Toledo, editora da Revista Galileu. Dia 1/9, sábado, das 16h às 18h.

Sesc Belenzinho – Desenvolvimento de tecnologias a favor das mulheres, com Priscila Gama, fundadora do Malalai, aplicativo para segurança pessoal feminina e (a confirmar) Maitê Schneider, criadora do TransEmpregos. Mediação de Iana Chan, jornalista do portal PrograMaria. Dia 13/9, quinta-feira, às 20h.

Sesc 24 de Maio – Cultura DJ – As mulheres atrás das pick-ups, com DJ Julia Weckelman, cientista social e pesquisadora musical; Sônia Abreu, reconhecida como a primeira mulher DJ do Brasil, Vivian Marques, DJ ligada ao hip-hop e black music, que fomenta a atividade através de cursos e oficinas voltadas às mulheres, e Amanda Mussi, produtora musical e DJ da cena queer e eletrônica; Dia 15/9, sábado, das 15h às 17h.

Sesc Pompeia – A participação das mulheres no desenvolvimento tecnológico, com Bruna Mendes, doutora e mestra em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, com ênfase em Ciência, Tecnologia e Gênero. Dia 19/9, quarta-feira, das 19h às 21h.

Sesc Bauru – Bate-papo: Mulheres e Podcasts, com Ira Croft, do podcast Ponto G; Juliana Wallauer, do podcast Mamilos; Jana Bianchi, do podcast Curta Ficção; Luiza Braga, do podcast Lado Black; e Vanessa Reis, do podcast MeiaLuacast. Dia 26/9, quarta-feira, das 19h às 21h.

Sesc Jundiaí – Produção cultural feminista, com Paula Pimenta, representante do Festival Delas – Jundiaí; Mari Moura e Aline Maria, representantes da Organizativa de Mulheres da Virada Feminista Independente de Jundiaí e região; Andrea Mendes, representante do Coletivo Pretas InCorporações – Campinas. Mediação: Kátia Manfredi, produtora cultural atuante. Dia 29/9, sábado, das 15h às 18h.

Sesc Campinas – Mulheres na Arte Urbana, com Lygia Lee, artista visual e parte da dupla Alto*Contraste, e Sarah Gabriele, grafiteira e militante do movimento Hip Hop. Dia 29/9, sábado, das 14h30 às 17h30.

Sesc 24 de Maio – Futuros Possíveis, com Lídia Zuin, pesquisadora de semiótica, artes visuais, inovação e futurismo; Fabiane M. Borges, pesquisadora de arte, tecnologia e subjetividade, com foco em tecnoxamanismo; e Joana Mendes, redatora publicitária, pesquisa a relação entre feminismo, raça e publicidade. A mediação é da futurista Vanessa Mathias, fundadora da White Rabbit. Dia 30/9, domingo, das 15h às 17h.

Sesc São José dos Campos – Molho Especial – roda de conversa e jogos sobre gênero, com Júlia Carvalho, agente de Governo Aberto e membra do Fórum de Gestão Compartilhada, espaço responsável pelo desenvolvimento do Plano de Governo Aberto. Dia 25/9, terça-feira, das 19h30 às 21h30.

PALESTRA

Sesc Bom Retiro – PyLadies São Paulo: Como aprendemos e compartilhamos Python, com PyLadies São Paulo, grupo que busca iniciar mulheres na prática da programação usando o Python, linguagem bastante intuitiva e simples para o primeiro contato com programação. Dia 22/9, sábado, das 16h às 18h.

REPAROS E CONSERTOS

Sesc Avenida Paulista – Deixa que eu faço, com Mariana Pavan, idealizadora do “Agiliza Lab” e engenheira florestal formada pela Esalq/USP. Dias 1 e 2/9, sábado e domingo, das 10h às 17h.

Sesc Osasco – Mecânica automotiva para elas, com Fabíola Thomaz, engenharia automotiva que nos últimos anos transmutou sua carreira para a educação. Dias 8 e 15/9, sábados, das 10h30 às 12h30.

Sesc Belenzinho – Faxina boa: limpeza em casa e nas redes sociais, com Verônica Oliveira, diarista e criadora das páginas Faxina Boa no Instagram e Facebook. Dia 15/9, sábado, das 15h às 17h.

Sesc Belenzinho – Conserto e manutenção básica de computadores, com InfoPreta, empresa de tecnologia composta por uma maioria feminina e negra, que tem como objetivo inserir pessoas negras e minorias no mercado de trabalho. Dias 18, 20, 25 e 27/9, terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.

Sesc Osasco – Labreparo: conserto de notebooks, com InfoPreta, empresa de tecnologia composta por uma maioria feminina e negra, que tem como objetivo inserir pessoas negras e minorias no mercado de trabalho. Dias 18/9 a 30/10, terças-feiras, das 19h30 às 21h30.

Sesc Campo Limpo – Conserte você mesma, com coletivo Café Reparo, projeto de difusão de cultura hacker, que estimula a curiosidade sobre o funcionamento das coisas e a reflexão a respeito das cadeias de consumo, uso e descarte. Dias 16, 23 e 30/9, domingos, das 12h às 17h.

Sesc Santos – Mãos à obra! – Aprenda a dominar as ferramentas manuais, com Priscila Vaiciunas, técnica em Edificações e criadora da “Manas à obra”. Dias 22, 23, 29 e 30/9, sábados e domingos, das 10h às 14h.

Sesc Birigui – Manutenção residencial básica para mulheres, com Deva Bhakta, pedagogo, ilustrador, ceramista e educador em Tecnologias e Artes no Sesc São Paulo. Dias 4 a 25/9, terças-feiras, das 19h às 21h.

Sesc Pinheiros – Pequenos Reparos – Introdução à Manutenção Residencial para Mulheres, com MAna – mulher conserta para mulher, uma empresa de manutenção residencial com mão de obra exclusivamente feminina. Dias 4 a 25/9, terças-feiras, das 19h às 22h.

MARCENARIA

Sesc 24 de Maio – Marcenaria Básica PARA Mulheres e COM Mulheres, com as Lumberjills – Fernanda Sanino e Letícia Piagentini. Dias 5, 22 e 29/9 e 6/10, sábados, das 10h às 13h.

Sesc Interlagos – Marcenaria Maker para Mulheres, com Érica Campanha, designer e educadora de Tecnologias e Artes no Sesc São Paulo. Dias 20 e 23/9, quinta-feira e domingo, das 15h às 17.

Sesc Birigui – Marcenaria criativa: construindo uma adega com porta taças, com Radamés Góis, designer de móveis com madeira de demolição e criador da marca de skates Fosséis Skateboard. Dias 22 e 23/9, sábado e domingo, das 14h às 18h.

Sesc Rio Preto – Joalheria em Madeira, com Liliane Cassetti Leonello, publicitária e artesã. Dias 8 e 9/9, sábado e domingo, das 14h às 18h.

Sesc Araraquara – Mulheres na Marcenaria, com Daniele Adorna, artista visual que vincula cenografia e marcenaria em seus trabalhos priorizando criações e construções com madeiras reutilizáveis. Dias 19 e 20/9, quarta e quinta-feira, das 19h às 21h30.

ÁUDIO E PRODUÇÃO MUSCIAL

Sesc Carmo – Mulheres Fazem Beats – produção de beats usando software livre, com a beatmaker Rafa Jazz. Dias 19 e 21/9, quarta e sexta-feira, das 17h às 20h.

Sesc Florêncio de Abreu – Introdução à discotecagem digital, com Simoníssima Jablkowicz, DJ, pesquisadora musical e gestora cultural. Dias 17 a 21/9, seguna a sexta-feira, das 13h às 16h.

Sesc Santo Amaro – TPM – Todas podem Mixar, com DJ Miria Alves, DJ desde 2010, com sets marcados pela mistura entre o Jazz e a MPB, com batidas da Black Music e Hip Hop. Dias 26/9 e 3, 10, 17 e 24/10, quartas-feiras, das 19h às 21h30.

Sesc Campinas – Minicurso de DJ, com DJ Flavya, produtora musical formada em mixagem na Scratch DJ Academy (NY), criada por Jam Master Jay, do Run-DMC. Dias 25 a 28/9, terça a sexta-feira, das 18h30 às 21h30.

Sesc Jundiai – Workshop de Discotecagem para Mulheres, com DJ Flavya, produtora musical formada em mixagem na Scratch DJ Academy (NY), criada por Jam Master Jay, do Run-DMC. Dia 29/9, sábado, das 10h30 às 13h30.

Sesc Consolação – Montagem de Palco e Conhecimentos Básicos de Áudio para Mulheres, com Tamires Pistoresi, técnica de áudio e mixagem, produtora e operadora de som; e Rebeca Montanha, produtor, técnica de mixagem e técnica de som no estúdio Espaço Som. Dias 15/9 a 6/10, sábados, das 14h às 18.

Sesc Jundiaí – Vivência Feminista: Técnicas de som para mulheres, com Camila Godoi e Natália Benite, coordenadoras do Curso de Formação Feminista de Promotoras Legais Populares de Jundiaí & Região e participantes da organizativa da Virada Feminista Independente de Jundiaí. Dia 22/9, sábado, das 10h30 às 13h30 (turma 1) e das 15h às 18h (turma 2).

Sesc Rio Preto – Ela DJ, com Helen Malta, nova cara da cena eletrônica na região Noroeste do estado de SP. Dias 29 e 30/9, sábado e domingo, das 14h às 18h.

Sesc Vila Mariana – Visualizador de som com Scratch, com Cris Botta, designer, Mestre em Midias Digitais e educadora de tecnologias e artes no Sesc São Paulo. Dias 8 e 22/9, sábados, das 11h às 13h.

Sesc Bauru – Podcasts: possibilidades das mídias de áudio, com Jana Bianchi, escritora e host do podcast Curta Ficção. Dias 11/9 a 9/10, terças-feiras, das 15h às 17h (turma 1) e das 19h às 21h (turma 2).

AUDIOVISUAL

Sesc Avenida Paulista – VRock360 – Acervo 360º, com Bruna Gonçalves, desenvolvedora de sites, idealizadora do VRock360. Dia 29/9, sábado, das 14h30 às 17h30.

Sesc Avenida Paulista – Criação de Videoarte, com Lucila Meirelles, videoartista, diretora e roteirista de vídeo e TV. Dias 15, 16, 22 e 23/9, sábados e domingos, das 14h30 às 18h30.

Cinesesc – Mente de principiante – Criação Audiovisual, curso com Veruscka Girio aka ASTRONAUTA MECANICO, designer, criadora multiplataforma, cientista, VJ e videocenarista. Dias 17 a 21/9, segunda a sexta-feira, das 19h30 às 21h30.

Cinesesc – fAi L – A Estética do Risco, performance de ASTRONAUTA MECANICO. Dia 22/9, sábado, às 20h e às 21h.

Sesc Consolação – Garota Hacker Clube: Mitologia e Animação, com Ana Paula Anderson, roteirista, ilustradora e educadora de Tecnologias e Artes no Sesc SP; Mariana Abasolo, animadora, programadora e artista plástica; e Tatiane Vesch, escritora, diretora, montadora, e coordenadora do Antro Hilda Hilst. Dias 24/9 a 29/10, segundas-feiras, das 18h às 21h.

Sesc Ipiranga – Drone – Mulheres no comando, com Fernanda Ligabue, cinegrafista e documentarista, com bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Dia 2/9, domingo, das 14h às 18h.

Sesc Santo André – Drone – Mulheres no comando, com Fernanda Ligabue, cinegrafista e documentarista, com bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Dia 29/9, sábado, das 14h às 18h.

Sesc Jundiaí – Vídeo de moda e conteúdo para mídias digitais, com Juliana Farinha, artista visual dedicada à direção de fotografia, edição, produção cultural e projetos coletivos em artes visuais. Dias 5/9 a 3/10, quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 17h30.

Sesc Sorocaba – Construção de estabilizador (steadicam) para filmagens com câmeras e celulares, com Célia Harumi, antropóloga, doutora em Multimeios pela Unicamp e educadora de tecnologias e artes no Sesc São Paulo. Dias 5, 12 e 19/9, quartas-feiras, das 19h às 21h.

Sesc Taubaté – Produção de vídeo, com Marcela Barbosa, publicitária, com mais de 13 anos de atuação no mercado cinematográfico, com passagens por empresas como Casablanca/Teleimage, Movie&Art e Europa Filmes. Atualmente é produtora executiva do canal Tapa Olho Experimental e de projetos independentes. Dias 11/9 a 2/10, terças-feiras, das 19h30 às 21h.

Sesc Campinas – Mostra de realizadoras brasileiras. Exibição de curtas metragens de animação dirigidos por realizadoras brasileiras, com curadoria de Nadia Mangolini, seguida de um bate-papo sobre o papel das mulheres no cinema de animação. Dia 15/9, sábado, das 14h30 às 16h30.

FOTOGRAFIA

Sesc Rio Preto – Fotógrafas e o Olhar Feminino, com Marcela Guimarães, especialista em moda e fotografia. Dias 22 e 23/9, sábado e domingo, das 14h às 18h.

Sesc Belenzinho – Filmes e Câmeras Fotográficas, com Beth Lee, fotógrafa de produtos, laboratorista e orientadora em cursos técnicos e livres de fotografia. Dias 12/9 a 3/10, quartas-feiras, das 19h às 22h.

JOGOS ELETRÔNICOS

Sesc 24 de Maio – Migas Game Jam: Desenvolvimento de Jogos PARA Mulheres e COM Mulheres, com Eliana Dib, Gabriela Thobias, Giulia Yamasaki e May Fury, mulheres que atuam em diferentes áreas do desenvolvimento de games. Dias 7, 8 e 9/9, sexta-feira a domingo, das 10h às 18h.

Sesc Ipiranga – Contos de Ifá: Games e Ancestralidade, com Mãe Beth de Oxum Iyalorixá, do Ylê Axé Oxum Karê e Coordenadora do Ponto de Cultura Coco de Umbigada e do LABCOCO – laboratório de criação e inovação cidadã para promoção da identidade negra. Dias 15 e 16/9, sábado e domingo, das 14h às 18h.

Sesc Belenzinho – Faça seu game!, com Vanessa Pereira, designer multimídia, mestre em Artes, idealizadora do Projeto LINCE e educadora de Tecnologias e Artes no Sesc São Paulo. Dia 16/9, domingo, das 14h30 às 16h30.

Sesc Interlagos – Quiz das invencionices delas, com Um Cafofo – Núcleo de criação artística (Priscila Argoud e André Grynwask), que mescla vertentes das artes e das tecnologias em seus projetos. Dias 9, 16, 23 e 30/9, domingos, às 13h.

Sesc Jundaí – Jogo da Memória Tsuru Eletrônico, com Aieda Freitas, artista multimídia em meios digitais e eletrônicos. Dia 30/9, domingo, das 10h30 às 13h30 (turma 1) e das 15h às 18h (turma 2).

ELETRÔNICA E TECNOLOGIA DE PONTA

Sesc Jundiaí – Construindo instalações interativas com processing e arduíno, com Aieda Freitas, artista multimídia em meios digitais e eletrônicos. Dias 4 a 27/9, terças e quintas, das 14h30 às 17h30.

Sesc São Carlos – Figuras Iluminadas, com Maria Chioda, cientista social, arteterapeuta e educadora de Tecnologia e Artes no Sesc São Paulo. Dia 8/9, sábado, às 14h30.

Sesc Avenida Paulista – Eletrônica para Mães, com Maraiza Adami é mãe, entusiasta do software livre, organizadora do Coletivo Actantes e da Cryptorave, e educadora de tecnologias e artes no Sesc. Dias 8 e 9/9, sábado e domingo, das 10h às 13h.

Sesc Avenida Paulista – Sex Hacking – Faça seu próprio anel vibratório, com Rita Wu, designer, pesquisadora e artista, que trabalha com tecnologias digitais desde 2008. Dias 15 e 16/9, sábado e domingo, das 10h às 13h.

Sesc Pompeia – Sex Hacking – Faça seu próprio anel vibratório, com Rita Wu, designer, pesquisadora e artista, que trabalha com tecnologias digitais desde 2008. Dias 29 e 30/9, sábado e domingo, das 14h30 às 18h.

Sesc Avenida Paulista – VRock360 – Acervo 360º, com Bruna Gonçalves, desenvolvedora de sites, idealizadora do VRock360. Dia 29/9, sábado, das 14h30 às 17h30.

Sesc Belenzinho – IoT – Internet das coisas com Arduino, com Vanessa Pereira, designer multimídia, mestre em Artes, idealizadora do Projeto LINCE e educadora de Tecnologias e Artes no Sesc SP. Dias 11, 18, 25/9 e 2/10, terças-feiras, das 10h às 12h. 

Sesc Ipiranga – Drone – Mulheres no comando, com Fernanda Ligabue, cinegrafista e documentarista, com bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Dia 2/9, domingo, das 14h às 18h.

Sesc Santo André – Drone – Mulheres no comando, com Fernanda Ligabue, cinegrafista e documentarista, com bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Dia 29/9, sábado, das 14h às 18h.

Sesc Osasco – Modelagem para impressão 3D: Blender e OpenSCAD, com Laure Stelmastchuk, doutoranda no Instituto de Física da USP São Carlos, empregando impressão 3D e software/hardware livre para automação laboratorial. De 4/9 a 9/10, terças-feiras, das 14h30 às 16h30.

Sesc São Caetano – Introdução à robótica, com Rafaela Cardoso, técnica em mecatrônica pelo SENAI; e Júlia Luciano Xavier, trabalha no Fablab do SESI Jundiaí, tem experiência com modelagem 2D e 3D. Ambas estudam engenharia de instrumentação, automação e robótica na UFABC e são integrantes do Tamandutech, grupo de robótica ligado à universidade. Dias 6 a 27/9, terças e quintas-feiras, das 19h às 21h.

Sesc Jundiaí – Montando uma Impressora 3D, com Laure Stelmastchuk, doutoranda no Instituto de Física da USP São Carlos, empregando impressão 3D e software/hardware livre para automação laboratorial. Dias 20/9 a 25/10, quintas-feiras, das 19h às 21h30.

Sesc Birigui – A Quarta Revolução é nossa! Impressão 3D e protagonismo feminino, com Laure Stelmastchuk, doutoranda no Instituto de Física da USP São Carlos, empregando impressão 3D e software/hardware livre para automação laboratorial. Dias 29 e 30/9, sábado e domingo, das 14h às 17h.

Sesc Registro – O que é impressão 3D?, com Laure Stelmastchuk, doutoranda no Instituto de Física da USP São Carlos, empregando impressão 3D e software/hardware livre para automação laboratorial, e Natália Kara Bellini, licenciada em Ciências Biológicas pela UFSCar e mestre em biologia molecular pelo IFSC – USP. Dia 15/9, sábado, às 14h.

Sesc Registro – Fabricação Digital de Jogos, com Laure Stelmastchuk, doutoranda no Instituto de Física da USP São Carlos, empregando impressão 3D e software/hardware livre para automação laboratorial, e Natália Kara Bellini, licenciada em Ciências Biológicas pela UFSCar e mestre em biologia molecular pelo IFSC – USP. Dia 16/9, domingo, às 14h.

SEGURANÇA NA INTERNET

Sesc Avenida Paulista – Manda nudes (seguros)!, com Carla Jancz, formada em Segurança da Informação, trabalha com segurança digital para o terceiro setor e com treinamento em tecnologia livres, cultura maker redes autônomas, difusão de cultura hacker e criptografia na Actantes. Dia 29/9, sábado, das 10h às 17h.

Sesc Consolação – Garota Hacker Clube: Tecnológica, sim, senhora!, com Ana Paula Anderson, roteirista, ilustradora e educadora de Tecnologias e Artes no Sesc São Paulo. Dias 10 a 14/9, segunda a sexta-feira, das 15h às 17h.

Sesc Ipiranga – Fake News e checagem de fatos, com Regiane Oliveira, repórter no El País, especializada em economia e negócios em mídia especializada; ARTIGO 19, ONG que defende e promove o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação em todo o mundo; e Agência Lupa, organização especializada em checagem de fatos. Dias 29 e 30/9, sábado e domingo, das 14h às 18h.

Sesc Ipiranga – Maquiagem anti-vigilância – Protegendo sua identidade na era da informação, com Carla Jancz, formada em Segurança da Informação, trabalha com segurança digital para o terceiro setor e com treinamento em tecnologia livres, cultura maker redes autônomas, difusão de cultura hacker e criptografia na Actantes; e Thaís Jussim, é figurinista, aderecista, maquiadora profissional e cosplayer. Dias 22 e 23/9, sábado e domingo, das 14h às 17h.

Sesc Pompeia – Fake news e algoritmos: como lidar?, com Pollyana Ferrari, escritora, pesquisadora em Comunicação Digital e professora na Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e no Departamento de Jornalismo, ambos ligados à PUC-SP. Dia 29/9, sábado, das 14h às 18h.

Sesc Pompeia –  Táticas de segurança digital, com Carla Jancz. Dias 4, 11, 25/9 e 2/10, terças-feiras, das 14h30 às 17h30.

Sesc Santana – Segurança digital para mulheres: Juntas por uma cultura de segurança, com Carla Jancz. Dias 2/10 a 27/11, terças-feiras, das 19h às 21h.

IDENTIDADES

Sesc Interlagos – Costura para todxs, com Claudinha Casagrande, advogada por formação e figurinista/estilista por paixão, que desenvolveu figurinos para diversas drag queens nacionais e internacionais. Dias 8, 15, 22 e 29/9, sábados, das 13h às 16h. 

Sesc São Carlos – Amor próprio para colar: auto estima e identidade negra nas redes sociais, com Linoca Souza, ilustradora e artista visual que aborda a figura da mulher negra e periférica e criadora do projeto Revista Preta. Dia 16/9, domingo, às 14h.

Sesc Ipiranga – Território de Afetos e Tecnologias de Mulheres Negras. Dias 4, 11, 18 e 25/9, terças-feiras, das 19h30 às 21h30.

Sesc Rio Preto – Turbante-se, com Arielle França, jovem artesã. Dias 15 e 16/9, sábado e domingo, das 14h às 18h.

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

Sesc Avenida Paulista – Introdução à Programação Front-end, com Carol Soares, desenvolvedora front-end e criadora do Lovelace Podcast. Dia 30/9, domingo, das 10h às 17h.

Sesc Bom Retiro – Iniciação à lógica de programação com Python, com o PyLadies. Dia 29/9, sábado, das 11h às 19h.

Sesc Campinas – Ateliê de Programação, com Monica Rizzolli, artista plástica, pesquisadora e programadora. Dias 13/9 a 11/10, quintas-feiras, das 10h às 12h30.

Sesc Registro – Programação Criativa, com Monica Rizzolli. Dias 5 a 9/9, quarta e quinta-feira, das 18h30 às 17h, e sexta-feira a domingo, das 14h às 17h.

Sesc Santana – Ocupação MariaLab. A MariaLab é uma coletiva feminista nascida em 2014 com a intenção de criar um espaço seguro para mulheres experimentarem, aprenderem e se engajarem com a tecnologia.
  > 6/10, sáb, das 17h às 20h – FUXICO: Tecendo conexões além da internet
  > 13/10, sáb, das 17h às 20h – Oficina de programação
  > 20/10, sáb, das 17h às 20h – Café com MariaLab
  > 27/10, sáb, das 17h às 20h – Roda de auto-cuidado digital com Vedetas

TÊXTIL E COSTURA

Sesc Avenida Paulista – Tricoled, com o coletivo Handmakers (Christine Engelberg, Rubens Saito e Clara Meurer). Dias 8 e 9/9, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30.

Sesc Interlagos – Costura para todxs, com Claudinha Casagrande, advogada por formação e figurinista/estilista por paixão, que desenvolveu figurinos para diversas drag queens nacionais e internacionais. Dias 8, 15, 22 e 29/9, sábados, das 13h às 16h.

Sesc Santos – Bordando Leds, com Gedeane Kenshima,  engenheira de Controle e Automação e técnica em Automação Industrial pelo IFSP, professora de eletrônica da Etec Albert Einstein e mestranda em Automação e Controle de Processos. Dias 29 e 30/9, sábado e domingo, das 15h às 18h.

Sesc Piracicaba – Bordado em máquina de costura doméstica, com Celene Rissato, pedagoga, entusiasta da costura e educadora de tecnologias e artes do Sesc São Paulo. Dia 20/9, quinta-feira, das 19h às 22h.

GRAFITE

Sesc Osasco – Mulheres na cena do graffiti, com NeneSurreal, mulher negra, periférica, artista plástica, educadora social e graffiteira, considerada como uma das expoentes da arte urbana no país. Dia 22/9, sábado, das 13h30 às 16h30.

Sesc Registro – Mulheres no graffiti, com NeneSurreal, mulher negra, periférica, artista plástica, educadora social e graffiteira, considerada como uma das expoentes da arte urbana no país. Dias 28/9, sexta-feira, das 18h às 21h, e sábado, dia 29/9, das 14h às 17h. 

Sesc Vila Mariana – Ateliê com a artista: Conversa com Criola, graffiteira, “artivista” negra de Belo Horizonte, representante da nova cena brasileira de street art. Dia 1/9, sábado, das 15h às 17h.

Sesc Campinas – Mulheres na Arte Urbana, com Lygia Lee, artista visual e parte da dupla Alto*Contraste, e Sarah Gabriele, grafiteira e militante do movimento Hip Hop. Juntas, farão uma intervenção artística nas paredes do Espaço de Tecnologias e Artes. Dia 30/9, domingo, das 14h30 às 17h30.

ECONOMIA CRIATIVA

Sesc Carmo – Mobilização Criativa de Recursos, com Daniela Teixeira, gestora cultural responsável pela coordenação geral do movimento Pimp my Carroça e é uma das autoras da publicação sobre Matchfunding, Captação Criativa; e Jonaya Castro, idealizadora do labExperimental.org, orientadora de cultura de rede no curso de gestão do Itaú Cultural, e integrante da Catedra Unesco de Cultura e Desenvolvimento. Dias 18 e 20/9, terça e quinta-feira, das 16h às 20h.

HISTÓRIA DA ARTE

Sesc Vila Mariana – História da Arte Periférica: processos anticoloniais nas produções artísticas na América Latina, com Beatriz Lemos, pesquisadora e curadora, mestra em História Social da Cultura (PUC-Rio). Dias 12/9 a 31/10, quartas-feiras, das 19h30 às 21h30.

ESPECIALMENTE PARA AS MÃES

Sesc Avenida Paulista – Eletrônica para Mães, com Maraiza Adami, entusiasta do software livre, organizadora do Coletivo Actantes e da Cryptorave, e educadora de tecnologias e artes no Sesc São Paulo. Dias 8 e 9/9, sábado e domingo, das 10h às 13h.

Sesc Birigui – Laboratório criativo para mães e bebês, com Aline Yuri Hasegawa, mãe da Irene, doutora em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, e educadora de Tecnologias e Artes do Sesc São Paulo. Dias 6, 13, 20 e 27/9, quintas-feiras, das 15h às 17h.

ESPECIALMENTE PARA CRIANÇAS E FAMÍLIAS

Sesc Ipiranga – Robôs Marinhos: construção de brinquedos eletrônicos, com Aieda Freitas, artista multimídia em meios digitais e eletrônicos. Dia 1/9, sábado, das 14h às 17h.

Sesc Parque Dom Pedro II – Robótica para a família – Construção de robô hidráulico e caixa de pintura giroscópica, com Coletivo Semear – Daniela Mattos e Haroldo Yoshio Omaki. Dias 8, 15 e 22/9, sábados, das 13 às 16h.

Sesc Thermas de Presidente Prudente – Criação de móbiles iluminados, com Natália Calamari, antropóloga e ilustradora e criadora de estúdio Dupla de criação e corte a laser. Dia 15/9, sábado, das 10h às 14h30.

Sesc Taubaté – Narrativas audiovisuais, com Paula Perrier, artista franco-argentina com foco em projetos artísticos e audiovisuais. Dias 5 a 26/9, quartas-feiras, às 14h.

Sesc Taubaté – Projetor para celular, com Raquel Santos, educadora de Tecnologia e Artes no Sesc São Paulo. Dia 15/9, sáb, das 15h às 16h.

ESPECIALMENTE PARA A TERCEIRA IDADE

Sesc Consolação – Garota Hacker Clube: Tecnológica, sim, senhora!, com Ana Paula Anderson, roteirista, ilustradora e educadora de Tecnologias e Artes no Sesc São Paulo. Dias 10 a 14/9, segunda a sexta-feira, das 15h às 17h.

Fique atenta! As vagas para as atividades podem ser limitadas ou exigirem inscrição prévia. Em alguns casos, pode haver restrição de idade. Confira mais detalhes nas abas de cursos e programações do portal do Sesc São Paulo.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.