Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Filme baseado em exorcismos reais é atração da mostra Macabros

Filme acompanha a trajetória de um dos maiores exorcistas da América Latina
Filme acompanha a trajetória de um dos maiores exorcistas da América Latina

O cineasta Renato Siqueira e o escritor Luciano Milici dedicaram quatro anos a entrevistas e pesquisas sobre casos reais de exorcismo no Brasil, que resultaram no livro Diário de um Exorcista (Generale, 2013).

A partir do livro foi produzido o filme, Diário de um Exorcista – Zero, que estreou em plataformas VOD (Video on Demand), com distribuição da Europa Filmes. O filme traz, com realismo e riqueza de detalhes, histórias nunca antes relatadas por organizações religiosas e que aparentam estar distantes da realidade dos párocos brasileiros. O filme integra a programação da mostra Macabros: O Novo Cinema de Horror Brasileiro, realizada pelo Sesc Rio Preto com curadoria do jornalista e crítico de cinema Carlos Primatti.

O filme acompanha a trajetória do padre Lucas Vidal, que relata sua vida a dois cineastas amadores, começando por um episódio trágico da infância, quando seu pai cometeu suicídio diante da família sob a suposta influência de forças malignas. Ao chegar à vida adulta, Lucas torna-se padre e é escolhido por um renomado exorcista para ser seu aprendiz nos rituais de expulsão de demônios, enfrentando possessões em inúmeras situações.

"A ideia foi ser fiel ao máximo às histórias, enfatizando o desespero, a aflição e o medo dos possuídos e suas famílias. Respeitando a biografia real, adaptei para o cinema o que era mais relevante e aterrorizante", afirma o cineasta Renato Siqueira.

Diário de um Exorcista - Zero
dá origem à trilogia que será lançada nos cinemas a partir do próximo ano: "Gênese do Mal", "Possuídos" e "Apocalipse". "Haverá novos personagens, arcos, efeitos e muito mais terror, além de surpresas que não estão no livro e nem neste primeiro filme", comenta.

O filme pode ser conferido nesta quarta, dia 20 de julho, no Sesc Rio Preto. A sessão tem início às 20h e os ingressos podem ser retirados gratuitamente a partir das 19h.