Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Sem idade para inovar

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sem idade para inovar

Por meio da tecnologia digital, idosos usam a criatividade para transformar o significado do envelhecimento

Até pouco tempo atrás, o universo das startups e dos negócios ligados à internet era um reino dos jovens. Esse cenário, porém, vem mudando. Hoje, o ramo digital já começa a atrair empreendedores mais velhos, dispostos a superar os estereótipos da velhice e contrapor o imaginário sobre idoso e tecnologia.

A ideia é que, se estamos vivendo mais, o envelhecimento precisa também ganhar um novo significado, defende Sérgio Serapião, fundador do Lab60+, um dos movimentos que, assim como o Maturijobs, Real.idade, entre outros, têm contribuído para incentivar a inovação na longevidade. “É cada vez maior a quantidade de pessoas seniores entendendo que podem entrar no mundo digital. Isso não era tão comum há dois anos, mas cada vez mais essas pessoas decidem fazer algo para suprir as próprias demandas”, explica.

Entre as iniciativas criadas por pessoas com mais de 60 anos, surgem desde sites em que idosos podem buscar outros para dividir moradia até ideias de economia compartilhada, como aplicativos em que é possível combinar de receber convidados para almoços e jantares em casa. Ideias desse tipo têm mostrado que é preciso superar o estereótipo da barreira que a terceira idade encontra em relação ao mundo digital, uma vez que esse grupo populacional costuma ser invisível. “Assim, esse empreendedorismo é a possibilidade de uma real contribuição para resolver problemas críticos, seja de renda, moradia, saúde, alimentação”, comenta Sérgio.

Gerações em interatividade

Entre as portas que esse empreendedorismo pode abrir para a terceira idade, está a reinvenção profissional. Aos 60 anos, com uma carreira na área de marketing e comunicação, Veronique Forat juntou-se a uma sócia para criar uma startup para que idosos encontrem outros para dividir moradia. “Fazemos parte de uma geração que não criou os filhos para morarem com os pais. Fiz um workshop, conheci a minha sócia, e tivemos a ideia de criar uma plataforma online que conecta as pessoas para morarem juntas com base nas afinidades e no tipo de moradia que procuram”, explica ela, que está criando toda a estrutura do site por conta própria. “Eu me surpreendi com a quantidade de conhecimento que consegui adquirir. Superar dificuldades é algo incrivelmente energizante”, conta.

Entre os desafios desses empreendedores, está o de se estabelecer em um ambiente onde muitas vezes há preconceito em relação à velhice. “Esse meio do empreendedorismo digital ainda costuma ser muito jovem, mas, se superada essa barreira, pode proporcionar troca de experiências, principalmente quando associamos jovens a pessoas com mais experiências de vida”, observa Veronique.

Assim, não se trata de empreender de idoso para idoso, mas de trocar. “O grande objetivo é criar um ambiente de confiança intergeracional, enxergar a beleza e a potência de cada fase da vida e como uma pode complementar a outra”, diz Sérgio. “A criatividade não é um monopólio da juventude. A gente tem percebido muito na prática a riqueza da chamada criatividade madura. Pela experiência, pela bagagem que a pessoa tem, há uma capacidade reflexiva e de assertividade. A criatividade é de todos, basta que a exercitemos.”


Conecte-se

Atividades abrem portas para a apropriação do universo digital 

Oficina: Vamos falar sobre Smartphones
Sesc Osasco | 12/2. Domingo, das 14h às 16h
Oficina com bate-papo e troca de experiências para quem comprou um celular e tem dúvidas de como usá-lo.


3ª NET: Plugado na Rede
Sesc Pompeia | 7/2 a 7/3. Terças, das 16h às 18h
No curso, os participantes poderão explorar o universo da tecnologia, com foco na navegação na internet, por meio de atividades práticas que fazem parte do dia a dia. Inscrições: 3/2, sexta-feira, a partir das 15h, na Central de Atendimento.


Redes Sociais para Terceira Idade
Sesc Belenzinho | 14 a 23/2. Terças e quintas, das 13h30 às 15h30
Voltado para a terceira idade, o curso faz uma introdução às diversas redes sociais, a partir de suas linguagens, técnicas e ferramentas, para melhor utilização desses aplicativos.

Veja mais programações no sescsp.org.br


::