Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Não deixe o frio te desanimar: dicas para praticar exercícios físicos em casa no inverno

A escolha da roupa, do espaço e do horário podem fazer a diferença para ter disposição no inverno.
A escolha da roupa, do espaço e do horário podem fazer a diferença para ter disposição no inverno.

O inverno chegou e com ele é comum nós sentirmos mais indisposição, consumir alimentos mais calóricos, beber menos água - porque sentimos menos sede - e até parar de praticar atividades físicas.

Isso acontece porque com a queda das temperaturas e a baixa umidade relativa do ar, típicas da estação, a regulação da nossa temperatura corporal também muda. E, ao contrário do que se pode imaginar, praticar atividades física e esportes ajuda na regulação da temperatura e pode ajudar a manter a disposição nos dias mais frios.

Estar em um momento em que é recomendado ficar em casa é a oportunidade de criar uma rotina mais ativa, já que ambientes fechados facilitam o controle da temperatura e o conforto para a prática.

Raquel Vedovetti, educadora de atividades físico-esportivas do Sesc Avenida Paulista, dá algumas dicas para ajudar você a se exercitar no inverno. Veja abaixo algumas recomendações e pratique!

Alongue (agora ainda mais)

O alongamento é uma das etapas mais importantes da prática esportiva. Ao alongar você evita lesões e tem ainda mais disposição para aproveitar o momento.

Escolha um horário em que se sinta mais confortável

Pode ser de manhã, no meio do home office ou à noite. Pratique em um horário do dia em que se sente mais confortável, assim o exercício rende mais e a atividade também se torna um momento de prazer e relaxamento. Lembre-se que o mais importante não é a duração do exercício, mas sim uma boa execução.



O período do dia mais confortável para realizar atividades físicas pode variar para cada pessoa. | Foto: Freepik

Aqueça 

Dedique mais tempo para o aquecimento, principalmente das articulações que podem ficar mais frágeis nas estações mais frias.

Mais intensidade, sim! 

As temperaturas mais baixas nos deixam mais preguiçosos e a tendência é que a maioria das pessoas opte por exercícios de baixa intensidade. Porém exercícios intensos aquecem mais e aumentam energia, mas lembre-se respeitar os limites do seu corpo é essencial!

Praticar exercícios de alta intensidade pode dar mais energia, mas respeite seus limites. | Foto: Freepik

Hidratação já!

É comum que no inverno as pessoas diminuam o consumo de água, mas a hidratação é muito importante para uma prática bem sucedida. Não esqueça de ter sempre uma garrafinha de água perto de você.

Utilize roupas adequadas 

O vestuário faz toda diferença na hora de praticar exercícios, mas não por uma questão estética. O uso de roupas adequadas para cada modalidade e que retém calor permitindo a transpiração dão mais conforto.


Procure lugares confortáveis e menos frios

Para praticar exercícios em ambientes abertos, escolha locais adequados para cada modalidade. Evite contato direto com o piso frio ou superfícies rígidas que podem prejudicar as articulações e a musculatura.

Mesmo em casa é importante procurar orientação profissional adequada para praticar exercícios. No perfil do Instagram @esportesescsp você encontra aulas de diversas atividades físicas e esportivas preparadas por educadores e educadoras do Sesc e uma programação semanal de aulas ao vivo. Acompanhe nossas dicas, e continue praticando sua modalidade preferida!

Outras programações