Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Em conexão com o planeta

Ilustrações: Graziella Mattar - Instituto Alana
Ilustrações: Graziella Mattar - Instituto Alana

FESTIVAL APRESENTA REFLEXÕES SOBRE O DIREITO AO CONTATO

E À INTEGRAÇÃO COM A NATUREZA DESDE A INFÂNCIA

 

Com a proposta de promover o pensamento sobre o direito à natureza e ao bem viver para o desenvolvimento integral de bebês, crianças e adolescentes, o Sesc São Paulo realiza o Festival Criança e Natureza neste mês. A ação é elaborada a cada dois anos em parceria com o Instituto Alana. Em pauta, a urgência de implementar soluções que ajudem a entender os direitos à natureza e a essa reconexão. Para isso, o público poderá acompanhar debates com profissionais de diferentes áreas, que estudam caminhos para o desemparedamento da infância, principalmente neste momento de restrições para contenção da Covid-19.

Neste ano, o festival acontecerá apenas no ambiente virtual, nos dias 17, 18 e 19 de agosto, com transmissão pelo canal do YouTube do Sesc Santana e do canal do Instituto Alana. “A situação de pandemia impactou diversos aspectos da vida. O desejo de sentir-se livre e seguro em espaços naturais tornou-se um pensamento recorrente”, observa Tânia Perfeito Jardim, assistente técnica da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania.

Por isso, ela complementa, “abordar a importância do fortalecimento do vínculo entre criança e natureza, especialmente agora, estimula a reflexão sobre quais são as mudanças desejáveis e possíveis para uma retomada mais sinérgica entre os seres humanos e o planeta, e como gostaríamos de reconstruir o mundo ‘lá fora’”.

Na abertura do festival, dia 17/8, das 19h às 20h30, a live Criança é Natureza traz a reflexão sobre a não dissociação entre a saúde das crianças e a saúde do planeta. Entre os convidados estão a atriz Taís Araújo, a apresentadora e chef de cozinha natural Bela Gil, a cantora Gaby Amarantos e a jovem ativista Catarina Lorenzo. Confira e acompanhe toda a programação no canal do YouTube do Sesc Santana. E para se inscrever no Festival Criança e Natureza, acesse: www.sescsp.org.br/criancaenatureza.

 

Projeto Tear de Guarulhos | Sesc Guarulhos | Divulgação

 

COSTURAR OPORTUNIDADES

Máscaras de tecido passaram a ser itens essenciais à saúde no atual cenário, assim como máscaras descartáveis. Por isso, o Sesc São Paulo tem realizado com suas unidades o projeto Tecido Solidário, que busca promover o trabalho comunitário, a geração de renda e a conscientização de todos para o uso adequado desse item de proteção. Em julho passado, foi a vez de o Sesc Guarulhos somar novas parcerias. Passaram a integrar o projeto 12 mulheres da Associação Seringueiras – moradoras da comunidade Parque das Seringueiras, vizinha à unidade – para a confecção de 1.740 máscaras de tecido. A fim de auxiliar as novas participantes, a equipe do projeto Tear de Guarulhos compartilha saberes em oficinas de costura, além de acompanhar de perto o trabalho das 12 novas artesãs. Ao final das oficinas, as máscaras produzidas serão distribuídas na Associação Seringueiras, no Projeto Tear e, também, pelo programa Mesa Brasil. Desde maio de 2020, já foram confeccionadas e distribuídas mais de 130 mil máscaras pelo Tecido Solidário. Saiba mais: www.sescsp.org.br/tecidosolidario.

 

Dona Onete | Crédito: Adriano Fagundes 

 

NA TRILHA DA CANÇÃO

Qual processo leva um artista a desenvolver temas e escolher palavras para musicar? Na série Caminhos da Composição, realizada pelo Centro de Música do Sesc, compositores e compositoras brasileiros de diferentes vertentes falam sobre formação, ensino, técnicas, processos criativos, diferentes realidades e mercados. Para a estreia, em julho, foi convidada a cantora e compositora Adriana Calcanhotto, e neste mês, dia 6/8, às 20h, é a vez de ouvir Dona Onete, “Rainha do Carimbó”, e o incorrigível romântico Odair José. Mediado pela jornalista Linda Ribeiro, esse segundo episódio passeia tanto pela poesia e sonoridade do Pará quanto pelos hits do romântico Odair José, considerado um dos maiores vendedores de discos do país nas últimas três décadas e meia. Assista no canal do YouTube do Centro de Música e confira a programação completa: www.sescsp.org.br/centrodemusica.

 

NARRATIVAS INDÍGENAS

Neste mês, estreia a websérie Leia Autoras Indígenas, realizada pelo Sesc Ipiranga, com a participação de mulheres de diferentes etnias; dentre elas, oito escritoras e duas oradoras, que reforçam o papel e a importância da oralidade nas culturas tradicionais. Ao todo serão exibidos dez episódios semanais (de até 15 minutos cada um), com curadoria de Julie Dorrico, Paolla Andrade Vilela e Moara Brasil Tupinambá, idealizadoras do coletivo Leia Mulheres Indígenas. Compõem a série: Aline Pachamama, Márcia Kambeba, Vangri Kaingang, Auritha Tabajara, Gleycielli Nonato, Vanda Domingos, Liça Pataxoop, Eliane Potiguara, Niara Terena e Geni Núnez. O projeto busca incentivar a leitura de obras de autoras indígenas e contribuir para a descolonização do imaginário composto por estereótipos sobre os povos originários do Brasil. Assista aos episódios lançados toda quinta-feira, às 19h, entre 26/8 e 28/10, no canal do YouTube do Sesc Ipiranga: www.youtube.com/sescipirangasp.

 

Capa do livro Lina Uma Biografia | Divulgação

 

A VIDA DE LINA

Quem foi a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) e qual o seu legado hoje? No curso online Lina: Uma Biografia, originado do livro homônimo lançado pela editora Todavia neste ano, o autor, Francesco Perrotta-Bosch, se debruça sobre essas questões. Realizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, entre 19 de agosto e 16 de setembro, o curso se alicerça na narrativa biográfica da arquiteta, amparado por um vasto acervo de imagens, numa parceria entre a Todavia e o Istituto Italiano di Cultura di San Paolo. As aulas darão ênfase aos projetos de arquitetura e de exposições de Lina, apresentando desde sua formação na Itália até os bastidores da concepção e construção de edifícios como o Masp, o Sesc Pompeia e o Solar do Unhão, em Salvador. Perrotta-Bosch é mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), doutorando pela mesma faculdade e pela Universidade IUAV, de Veneza, além de membro do júri da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Mais informações: www.sescsp.org.br/cpf.

 

Os Parixaras, de Jaider Esbell, acrílica e posca sobre tela
 

 

A partir do dia 21 de agosto, o público poderá visitar a terceira edição de Frestas – Trienal de Artes, que ocupa o Sesc Sorocaba e espaços públicos da cidade. Neste ano, a exposição tem como título “O Rio É uma Serpente” e reflete sobre economias de acesso, políticas e poéticas de exibição, além de estratégias de solidariedade. Sob curadoria de Beatriz Lemos, Diane Lima e Thiago de Paula Souza, assistência de curadoria de Camila Fontenele e coordenação educativa de Renata Sampaio, a mostra reúne 54 artistas e coletivos de diferentes nacionalidades. Agende a sua visita: www.sescsp.org.br/frestas.

 

Curso EAD Construindo o Futuro, com a nutricionista Rachel Francischi | Divulgação
 

DO PEITO AO PRATO

Em sua terceira edição, o projeto Do Peito ao Prato traz debates, cursos e informações sobre a importância de uma alimentação adequada e saudável nos dois primeiros anos de vida, reconhecendo-a como decisiva para a saúde nesta faixa etária e com reflexos por toda a vida adulta. A programação online acontece de 1º a 7 de agosto, em paralelo com a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Entre as atividades em destaque, está o lançamento do curso EAD Construindo o Futuro: Introdução Alimentar para Bebês até 2 Anos, com a nutricionista Raquel Francischi, na plataforma Sesc Digital. O curso é gratuito e estará disponível a partir do dia 5/8. Confira a programação completa: www.sescsp.org.br/dopeitoaoprato.