Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Hora da Diversão



Campanha mundial é dedicada ao incentivo da prática de brincadeiras como um dos motores do desenvolvimento infantil


Com o objetivo de resgatar a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança, a Aliança pela Infância desenvolve, em parceria com entidades como o Sesc, projetos que contemplam o brincar em espaços públicos. Fruto dessa colaboração, a Semana Mundial do Brincar, que ocorre desde 2009, promoveu este ano ações em 24 unidades do Sesc, na Grande São Paulo e no interior.

Entre 25 e 31 de maio, foram realizadas atividades lúdicas para crianças, com brincadeiras espontâneas e dirigidas, além de palestras e ciclo de debates para pais e educadores, sob o tema Brincando Juntos, Todos Ganham, que tem foco na inclusão. A intenção foi trazer luz à brincadeira e à sua importância para o desenvolvimento sociocultural infantil.

“A brincadeira é um elemento cultural da infância que deve ser valorizado e a Semana Mundial do Brincar chama a atenção para a importância da brincadeira na vida das crianças”, explica a assistente técnica da Gerência de Programas Socioeducativos do Sesc Lucy Franco.

Presentes ao longo da história da humanidade, muitas brincadeiras têm origem em antigas celebrações e rituais e, por muito tempo, foram praticadas entre adultos e crianças, coletivamente. Ainda hoje, o brincar é conhecido como a linguagem das crianças, a forma como se expressam.


“A brincadeira é um elemento cultural da infância que deve ser valorizado”

Lucy Franco, assistente técnica da Gerência de Programas Socioeducativos do Sesc



TRAJETÓRIA  RECONTADA
A exposição Uma Volta ao Giramundo esteve em cartaz até 25 de maio, no Sesc Santana. Bonecos do grupo Giramundo documentaram os 40 anos de trajetória da companhia. O público pôde conhecer o acervo de espetáculos, como A Bela Adormecida, O Guarani, Pinocchio, Giz, A Flauta Mágica, incluindo os históricos bonecos de Cobra Norato, tanto em seus aspectos plásticos e estéticos quanto em seu lado mecânico e material.
 

“O texto do Thomas nunca fica pronto. É um teatro lúdico, louco no bom sentido, elétrico, ligado. Minha função como ator é procurar esses projetos.”

Ney Latorraca, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
O ator esteve em cartaz no Sesc Consolação em maio, com a peça Entredentes



“Tem muito artista que quer aparecer.  Prefiro que apenas a minha arte seja conhecida.”

Rafael Silks, em entrevista à Folha de S.Paulo.
O artista esteve com a exposição Sobreposições Urbanas até maio, no Sesc Santana



Sessão Solene
O Sesc São Carlos foi homenageado em sessão solene da Câmara Municipal de São Carlos, no dia 23 de maio, por seus serviços prestados à comunidade. Na homenagem, proposta pelo vereador Aparecido Donizzetti  Penha, o Sesc São Carlos teve destacados, entre outras ações, seu trabalho junto ao público infanto-juvenil e a realização do Simpósio Sesc de Atividades Físicas Adaptadas, voltado à inclusão de pessoas com deficiências ou necessidades especiais e desenvolvido pela unidade desde 1997.

Terra  em DVD
Premiado no Festival de Cannes no mês passado na mostra “Um Certo Olhar”, o documentário “O Sal da Terra”, sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, tem lançamento programado em DVD pelo Selo Sesc. Dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (filho de Sebastião Salgado), o documentário acompanha o fotógrafo em diferentes partes do planeta durante os registros das imagens reunidas na exposição “Gênesis”, apresentada nas unidades Belenzinho e Santo André do Sesc. O DVD de “O Sal da Terra” tem lançamento previsto para 2015.

História insólita
O espetáculo Oh Os Belos Dias esteve em cartaz entre abril e maio no Sesc Santana. Com texto do dramaturgo, poeta e ensaísta Samuel Beckett, a peça foi escrita em 1961 e se passa em um lugar desértico, banhado por uma luz clara e intensa. A gaúcha Sandra Dani assume o posto da protagonista Winnie, uma mulher que é enterrada até a cintura, e que, ainda assim, se dedica a suas tarefas cotidianas, como se vivesse uma situação normal.

Repertório Diversificado
Dentro da programação da Virada Cultural, o cantor Alceu Valença se apresentou no Sesc Interlagos, em maio. O músico trouxe um panorama de sua música com alguns de seus maiores sucessos, como “Tropicana”, “Anunciação” e “Pelas Ruas Que Andei”. Sua identidade agreste é evocada por um bloco de canções de Luiz Gonzaga e também do repertório de Jackson do Pandeiro.

Expressão humana
A Cia. dos Atores celebrou seus 25 anos apresentando o monólogo LaborAtorial, interpretado por Marcelo Valle, no Sesc Ipiranga, em maio. Com direção de Cesar Augusto e Simon Will, o texto de Diogo Liberano coloca o ator interpretando a si mesmo, em uma construção que mistura realidade e ficção, para propor uma reflexão sobre o homem e sua expressão. As experiências vividas em cena atravessam alguns conceitos e ideias científicas, com a intenção de falar sobre mudanças de paradigmas e suas influências sobre o homem contemporâneo.

Os melhores
Entre abril e maio, o CineSesc apresentou uma exposição de fotografias contemporâneas de atrizes e atores brasileiros que atuaram em filmes premiados na categoria Melhor Filme Nacional do Festival Sesc Melhores Filmes. O objetivo foi homenagear alguns dos grandes astros do cinema nacional que brilharam na tela ao longo dos últimos 40 anos, como Antônio Abujamra, Caio Blat, Carlos Vereza, Gero Camilo, Helena Ignez, Hugo Carvana, João Miguel, Laura Cardoso, Matheus Nachtergaele, Othon Bastos, Paulo José, Ruth de Souza, Sandra Corveloni e Zezé Motta.

Arte em diálogo
Na primeira edição do projeto Corrente, Marco Buti apresenta um recorte de sua produção de desenhos e gravuras, num diálogo entre paisagem, linguagem, os contornos da vida urbana e sua relação com a arte. A exposição Lugar Comum fica em cartaz no Sesc Belenzinho até 22 de junho. Participam os convidados Alberto Martins, Celina Yamauchi e Luise Weiss.