Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Em clima de gol



No mês da Copa do Mundo, programação especial valoriza o esporte como arte, memória e forma de integração social


Mais de 60 anos se passaram desde que o Brasil foi sede da Copa do Mundo pela primeira vez. Em 1950, o futebol era bem diferente – e o país mais ainda. Receber o evento novamente é uma oportunidade de pensar sobre as mudanças vividas na sociedade nesse período. Para promover essa discussão e valorizar o poder transformador do esporte, o projeto Sesc na Copa traz uma programação com exposições, debates, apresentações, encontros com atletas e exibição de jogos.

Todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo fazem parte das atividades, que se estendem até agosto. Além de promover a cultura esportiva e os aspectos positivos do futebol como manifestação da cultura brasileira, o Sesc na Copa também busca incentivar o debate. Nos encontros e palestras que ocorrem em diferentes unidades, jornalistas, cronistas e ex-jogadores discutem o futebol por um viés crítico. “O objetivo é colocar em pauta questões que envolvem a realização de um evento como esse, sem desconsiderar as possibilidades de educação e expressão da cidadania, a importância do esporte como prática de inclusão e de desenvolvimento individual e coletivo”, explica a assistente técnica da Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc Regiane Galante.

A programação é destinada ao público de todas as idades: há desde contação de histórias para crianças até prática esportiva voltada a adultos. Boa parte das atividades pretende unir diferentes gerações, como os encontros de colecionadores de figurinhas nas unidades Pompeia e Presidente Prudente. Outros exemplos lúdicos são o “futebolha” (Sesc Pompeia), no qual os participantes jogam futebol dentro de bolhas infláveis, e as oficinas que retomam a tradição do futebol de botão (Sesc Bom Retiro, Itaquera, Ipiranga, Pinheiros e Pompeia). Há ainda atividades inusitadas, como a partida de futebol disputada entre escritores do Brasil e da Alemanha, no Sesc Interlagos.

O resgate da memória das 19 edições anteriores da Copa é um dos focos da programação. O objetivo é narrar momentos que marcaram essa competição através dos tempossob diferentes pontos de vista, como na exposição Música de Chuteiras (Sesc Pompeia), que explora, em instalações interativas, os hinos e sons dos mundiais. “Tanto futebol quanto música são movidos por paixão. A ideia é que a intersecção entre os dois temas sirva como fio condutor para contar um pouco dessa história”, comenta a técnica da área de artes visuais Simone Jablkowicz.

Outro exemplo de abordagem original é a exposição Mário Américo e Outras Histórias do Futebol, que ocorre no Sesc São Caetano e repassa a trajetória do massagista da seleção brasileira durante sete Copas do Mundo. Apelidado de “massagista dos reis”, entre 1950 e 1974 acompanhou ídolos como Pelé e protagonizou episódios célebres, como o roubo da bola ao final do jogo da decisão contra a Tchecoslováquia, em 1962.



Olho no lance

Acompanhe alguns destaques da programação do projeto Sesc na Copa em diferentes unidades

Sesc Ipiranga – 506414 – Futebol: Ufanismo e Resistência – 11/6 a 25/7
Partindo das relações entre futebol e política, a exposição traz um pouco das ambiências sócio-históricas da década de 1950, do período da ditadura militar e do atual momento, enfocando o peso do futebol para a história da sociedade brasileira. 

Sesc São Caetano – Mário Américo e Outras Histórias do Futebol – 26/5 a 31/7
A exposição conta com material do acervo do Museu do Futebol e traz estações multimídia interativas com informações de inúmeros personagens da história do futebol.  O tema principal é a trajetória de Mário Américo, massagista da seleção brasileira durante as Copas de 1950 a 1974.

Sesc Pompeia – Música de Chuteiras – 16/5 a 13/7
Na exposição, o universo musical que envolve as Copas – hinos e gritos de guerra das torcidas – é apresentado de maneira lúdica e interativa em cabines, plataformas digitais, vídeos e instalações sonoras. Entre as opções de interação, o visitante pode narrar e enviar por e-mail a jogada do gol da final da Copa de 1970. “A exposição atinge um público que vai da criança ao idoso e resgata histórias marcantes do futebol nos Mundiais, sejam elas contadas ou ‘cantadas’ por música”, destaca o coordenador da área de Esportes do Sesc Pompeia, Fernando Oliveira.

Sesc Belenzinho – Futebol(s) – O Seu Jogo em 90 Minutos – 1º/6 a 27/7
Projeto que valoriza a memória afetiva, visual, linguística e histórica do futebol brasileiro em suas diversas manifestações. A proposta é fomentar o esporte num sentido ampliado, como elemento de educação e lazer, associando-o a pinturas, fotos, músicas, literaturas, documentários, filmes, jogos de tabuleiro, games, brincadeiras e jogos pré-desportivos.

Sesc Bauru – A Copa de Cada Um de Nós – 31/5 a 3/8
Projeto que convida o público a reviver suas memórias e quem sabe construir novas lembranças, através de uma exposição interativa composta por jogos tecnológicos, caricaturas e histórias inusitadas.