Saiba tudo que acontecerá em São José dos Campos dentro da programação do FestA!

01/07/2022

Compartilhe:

De 9 a 17 de julho, o Sesc São Paulo realiza a quinta edição do FestA! – Festival de Aprender em todas as suas unidades do estado, com o objetivo de incentivar o prazer pelo fazer artístico em distintas gerações, favorecer o reconhecimento do potencial criador de cada indivíduo, e reforçar à população que o Sesc é, também, um lugar de aprender. 
 
No Sesc São José dos Campos, a programação convida à experimentação criativa, com atividades que incluem pintura, bordado, colagem, desenho, eletrônica e muito mais. 


Conheça a programação completa: 

Curso  

Pintura Bordada: Tinta Acrílica e Bordado  

Com Juliana Florentino  

Dias 9 e 10, sábado e domingo, das 10h30 às 13h30  

Mesclando a técnica de pintura com tinta acrílica e bordado sobre tecido, o público poderá experimentar as linguagens artísticas como exercício de atenção ao momento presente, com trocas de experiências e momentos de relaxamento entre os participantes.  

Solário. Grátis. Livre. Vagas limitadas. Inscrições a partir de 6/7, às 15h, em inscricoes.sescsp.org.br  


Ateliê  

Atelier Experimental  

Com LEVA – Laboratório Experimental de Vivências Artísticas  

Dias 9 e 10, sábado e domingo. Turma 1: das 10h30 às 13h30; Turma 2: das 15h às 18h 

Espaço de criação artística e laboratório poético, no qual os participantes são provocados a experimentar técnicas como: colagem, pintura, desenho, processos de gravação e impressão na construção de trabalhos autorais.  

Oficina. Grátis. Livre. Vagas limitadas. Senhas no local 30 minutos antes.  


Oficina  

Cola Mesmo  

Com Janaína Vieira  

Dias 9 e 10, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30  

A oficina utiliza reaproveitamento de tecnologia para desenvolver colagens e peças artísticas em suportes variados. Da colagem analógica à exploração de novo suporte, para composição de imagens surge a atividade intergeracional, ecológica e criativa.  

Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Recomendação etária: 10 anos. Vagas limitadas. Senhas no local 30 minutos antes.  


Oficina  

Escrever Sem Ver  

Com Lia Petrelli  

Dias 9 e 10, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30  

Escrita Assêmica é uma linguagem artística que surge na década de 1990, fazendo com que artistas repensassem o ato de escrever à mão, trazendo ao campo artístico experimental outras articulações da forma escrita, a partir da proposta de que escrever pode estar além de símbolos. A técnica busca relacionar a escrita com a liberação de energia do pensamento, o contato com o inconsciente criativo e a falta de controle, que por vezes impõe regras demais às articulações artísticas. Por meio de dinâmicas, os participantes experimentam ampliar modos de pensar e ver o mundo.  

Espaço Corpo e Arte. Grátis. Livre. Vagas limitadas. Senhas no local 30 minutos antes.  


Oficina  

Laboratório Têxtil: Costura Intuitiva  

Com Gabriela Neyra  

Dia 12, terça, das 19h às 21h30  

Quem nunca precisou pregar um botão ou remendar um tecido? Neste encontro, o objetivo é conversar sobre a criação livre no universo da costura, valorizando as formas pessoais de fazer e resgatando a criança curiosa que existe em cada um.  

Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Livre. Vagas limitadas. Senhas no local 30 minutos antes.  


Oficina  

Novos Olhares  

Com Lucas Tannuri  

Dias 12 e 14, terça a quinta, das 14h30 às 17h30  

Neste curso, a partir de objetos cotidianos, o olhar e a imaginação serão estimulados para a criação e desenhos inusitados com técnicas básicas de desenho e perspectiva, criação livre e composição.  

Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Recomendação etária: 10 anos. Vagas limitadas. Inscrições a partir de 6/7, às 15h, em inscricoes.sescsp.org.br  


Oficina  

Criação de Brinquedos de Madeira  

Com Caçambaria  

Dias 16 e 17, sábado e domingo, das 10h30 às 12h30; e das 15h às 17h.  

De maneira lúdica e por meio da técnica do artesanato em madeira, a oficina contempla a confecção de um boneco, personagem ou animal, utilizando resíduos de madeira para promover a conscientização do reuso de materiais.  

Oficina. Grátis. Livre. Vagas limitadas. Senhas no local 30 minutos antes.  


Oficina  

Imagem, Sensação e Movimento  

Com Júlia Viana  

Dias 16 e 17, sábado e domingo, das 10h30 às 13h30.  

Com exercícios de criação em dança e de práticas corporais chinesas, a oficina propõe a experiência de investigação e percepção sensível do movimento. Praticar e pensar sua visualidade a partir de imagens suscitadas por palavra e poemas, de sensações provocadas pela atenção e percepção do corpo, do movimento interno e de outros corpos e coisas ao redor, que nos convidam à percepção do fluxo do corpo, da mente e da criação.  

Espaço Corpo e Arte. Grátis. Livre. Vagas limitadas. Inscrições a partir de 6/7, às 15h, em inscricoes.sescsp.org.br  


Oficina  

Laboratório de Traquitanas e Inventos  

Com Glauco Paiva  

Dias 16 e 17, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30 

Traquitanas elétricas e poéticas, com materiais convencionais, e outros nada convencionais, para a criação de objetos únicos.  

Espaços de Tecnologias e Artes. Grátis. Livre. Vagas limitadas. Senhas no local 30 minutos antes.  

Vivência  


Mural de Colagem Colaborativo  

Com Janaína Vieira  

Dias 16 e 17, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30 

O mural será realizado a partir de colagem de materiais gráficos sobre um compensado que estará pronto para receber as artes. A ideia é que as pessoas possam intervir da maneira que acharem interessante, usando técnicas do lambe-lambe, uma das vertentes da arte urbana, que tem grande poder de diálogo com a sociedade.   

Solário. Grátis. Livre. Vagas limitadas. Senhas no local 30 minutos antes.  


A programação completa do FestA!, os detalhes das inscrições e outros conteúdos exclusivos podem ser vistos em: https://www.sescsp.org.br/festa  

Serviço:  

FestA! – Festival de Aprender – De 9 a 17 de julho.  

Programação completa: https://www.sescsp.org.br/festa  

Imagens:  

Siga @sescsp #FestanoSesc 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.