FestA! no Sesc Vila Mariana

30/06/2023

Compartilhe:

De 7 a 16 de julho, as unidades do Sesc São Paulo realizam a 7ª edição do FestA! – Festival de Aprender, com mais de 500 atividades gratuitas em artes visuais e tecnologias. São cursos, oficinas, bate-papos, vivências, demonstrações, entre outras programações. No Sesc Vila Mariana, destacam-se técnicas como bordado, tecelagem, pintura e xilogravura. Conheça a seguir mais detalhes sobre a programação que acontece em nossa unidade e programe-se para não perder — algumas atividades exigem inscrições prévias, que acontecem em 5/7 (quarta), às 17h, pelo app Credencial Sesc SP ou pelo site da Central de Relacionamento Digital.

Ex-Votos de Tecido, com Laís Domingues
Participantes dessa oficina poderão criar ex-votos de tecido – pinturas, estatuetas e variados objetos doados a divindades –, a fim de manifestar desejos, cura, proteção, agradecimento, colocando cada indivíduo em contato com seu corpo e sentimento por meio do bordado manual e da costura.
Sexta (7/7), das 15h às 17h (1ª sessão às 15h, 2ª sessão às 16h). Inscrições pelo app Credencial Sesc SP ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br a partir de 5/7, às 17h.
10 anos | Espaço de Tecnologias e Artes

Vivência Fio da Memória, com Laís Domingues
Instalação composta por painéis de tecidos coloridos, tingidos naturalmente, pendurados do teto até o chão, em que os visitantes terão acesso a materiais de costura para intervir e criar um bordado coletivo.
Sexta (7/7), das 19h às 21h. Sábado (8/7), das 15h às 17h.
10 anos | Hall dos elevadores | Sujeito à lotação no espaço.

Bordado em Fotografia, com Milena Paulina
O participante irá aprender quatro pontos bases de bordado (reto, haste, atrás e nó francês), e usá-los para narrar uma nova história de uma fotografia. Será ensinado a manipular os materiais para não rasgar o papel fotográfico e para conseguir formas orgânicas, ou usando uma matriz por meio da manipulação digital.
Sábado (8/7), às 10h30. Inscrições pelo app Credencial Sesc SP ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br a partir de 5/7, às 17h.
16 anos | Espaço de Tecnologias e Artes (3º andar Torre A).

Instalação Tear Coletivo
Ambientação interativa instalada no Espaço de Tecnologias e Artes. A atividade automediada convida o público a criar uma tecitura coletiva com retalhos de tecidos onde irão escrever palavras que contribuam para a construção de um tecido social justo e saudável.
De 8/7 a 16/7, sábados e domingos, das 11h às 17h; terça a sexta, das 13h30 às 21h.
Livre | Espaço de Tecnologias e Artes| Sujeito à lotação do espaço.


Hackeando o poder: bate-papo com Panmela Castro e Maybel Sulamita, com mediação de Carolina Itzá
Bate-papo com participação de Panmela Castro e Maybel Sulamita sobre a presença das mulheres nas artes, o cenário artístico contemporâneo e questões essenciais do nosso tempo, como antirracismo, desigualdades, sexualidades dissidentes e violências contra as mulheres. Mediação de Carolina Itzá.
Domingo (9/7), das 15h às 16h30.
Livre | Hall dos elevadores | Sujeito à lotação do espaço.

Aquarela afetiva, com Efe Godoy
A vivência propõe iniciar o estudo da aquarela por meio de práticas acompanhadas de conceitos básicos, com o propósito de sensibilizar o olhar para a forma, tons, proporção, volume, sombra, cor e criatividade. Um ateliê coletivo de trocas de saberes. Estimula o pensamento e construção de imagens a partir de objetos/memórias de afeto e imersão em um mundo real fantástico que contempla o imaginário presente nas fábulas.
De terça a sexta (11/7 a 14/7), das 15h às 17h. Inscrições pelo app Credencial Sesc SP ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br a partir de 5/7, às 17h.
16 anos | Espaço de Tecnologias e Artes | Vagas limitadas.

Macramê Intuitivo: Painéis Criativos, com Camila Mbandi
O objetivo da Oficina “Macramê Intuitivo: Painéis Criativos” é apresentar os principais tipos de pontos do Macramê e convidar os participantes a criar lindos painéis decorativos utilizando palitos, barbantes e as mão. Nesta experiência, vamos confeccionar mini painéis decorativos enquanto aprendemos a tecer os principais tipos de nós, pontos e padrões.
Sábado (15/7), das 10h30 às 12h30. Inscrições gratuitas pelo app Credencial Sesc SP ou no site centralrelacionamento.sescsp.org.br , a partir de 5/7, às 17h.
16 anos | Espaço de Tecnologias e Artes | Vagas limitadas.

Painel em macramê – Resistência Afrobrasileira em Nós, com Camila Mbandi
Nesta demonstração, a artesã trará a confecção de um painel em Macramê com elementos de nossa herança cultural africana. O tema “Resistência Afro-Brasileira em Nós” é um chamado para o movimento transatlântico constante da cultura africana em terras brasileiras, contribuindo para o resgate artístico A proposta central da construção desta peça em Macramê é a restauração artística de um berimbau, por meio das técnicas de amarração e de pontos criados de maneira intuitiva. 
Sábado (15/7), das 14h às 16h30.
Livre | Hall dos elevadores | Sujeito à lotação do espaço.

Experimentação em xilogravura e criação de flâmulas, com SerTão Perifa
A experimentação propiciará o exercício de práticas e técnicas na elaboração de xilogravuras e na construção criativa de flâmulas decorativas, que reproduzem os tradicionais estandartes, com frases sugeridas em referência à ditos populares nordestinos presentes no cotidiano ou de frases de escolha dos participantes.
Domingo (16/7), das 14h às 16h30. Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência no balcão de informações do térreo.
Livre | Hall dos elevadores | Sujeito à lotação do espaço.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.