Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Toda a hora é hora de esporte no Sesc Verão 2014

Piscina do Sesc Belenzinho é uma das mais frequentadas no Sesc Verão
Piscina do Sesc Belenzinho é uma das mais frequentadas no Sesc Verão

Projeto acontece em todas as unidades do Sesc São Paulo na capital, interior e litoral e em alguns espaços públicos, com a ideia de colocar esportes e atividades físicas em sua rotina

Quantos minutos do seu dia são dedicados para o esporte? Quantos dias por semana você pratica atividades físicas? Você é dos que responderia todos os dias ou nem lembra quando foi a última vez que dedicou alguns minutos? Falta de tempo é o principal motivo para as pessoas justificarem a ausência de atividades físicas no seu dia a dia.

Para ajudar a mudar essa realidade, acontece entre 4 de janeiro e 28 de fevereiro o Sesc Verão 2014. O projeto vai fazer seu ano começar com o pé direito e muito movimento. Todas as atividades são baseadas no tema: “Toda hora é hora. Esporte é agora!”.

A programação oferece instalações lúdicas e interativas, bate-papos e encontros com atletas, vivências e demonstrações de modalidades esportivas, jogos e brincadeiras, exposições, espetáculos, aulas abertas e atividades recreativas.

Além de oferecer as atividades, o Sesc tem um grande e importante desafio: ajudar a colocar esportes e atividades físicas na rotina das pessoas. A ideia é encontrar brechas para encaixar práticas de esportes e atividades físicas, seja para o bem estar, encontrar amigos ou pura diversão. O importante é se movimentar com muito prazer.

Pesquisa encomendada pelo Sesc ao Instituto IPSOS identificou que a população brasileira ainda está longe de poder ser considerada ativa. Os números não são nada bons: mais da metade do total dos entrevistados afirmam não praticar esporte e atividades físicas. Dentre esses, 47% das pessoas apontam a falta de tempo e a correria do dia a dia como os principais motivos.

Transformar o cotidiano não é fácil, mas o impacto na qualidade de vida faz valer a pena. Vale de tudo: caminhar no parque mais próximo, sair para pedalar e curtir sua cidade todos os dias, participar de corridas de rua, passear ao ar livre, jogar com os amigos e/ou os filhos... o importante é encontrar uma atividade que se encaixe na rotina e dê muito prazer.

O projeto é uma ação integrada à campanha Move Brasil, cujo objetivo é aumentar o número de pessoas praticando esportes e atividade física no Brasil. Para o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, “a melhor maneira de conferir o amplo significado da campanha Move Brasil é passar a vivenciar no seu dia a dia o esporte e as atividades físicas. Perceber as alterações benéficas que o movimento proporciona ao corpo traz também possibilidades de interação, seja com o ambiente, seja com outras pessoas, que desfrutam dos mesmos interesses”.

De acordo com Maria Luiza de Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-esportivo do Sesc SP, o objetivo da programação do Sesc Verão 2014 é contribuir para tornar “o brasileiro mais ativo fisicamente, por meio de atividades diversificadas e garantindo o acesso ao lazer aos nossos frequentadores e à comunidade em geral”.

Confira as instalações lúdicas e interativas: “Toda hora é hora. Esporte é agora!” (Sesc Pinheiros), “12i - A Roda Da Vida” e “Ao Seu Tempo” (Sesc Belenzinho), “O Tempo da Terra” (Sesc Ipiranga) e “Praça de Brincadeiras Circulares” (Sesc Santo Amaro). Não deixe de visitar as mostras “Em Tempo: Cultura de Rua e Seus Movimentos” (Sesc Vila Mariana), “Toda Hora, é Hora. Esporte é Agora!” (Sesc São Caetano) e “Olhar o Mundo Sobre Duas Rodas” (Sesc Santo Amaro).

Não perca também a programação da Praça Rotary, no centro de São Paulo, “Rua da Bicicleta” no Sesc Bom Retiro, e prepare-se para a “Patinada no Minhocão”, os “Enduros a Pé” no Sesc Consolação e Sesc Carmo e os “Passeios Ciclísticos” do Sesc Santo Amaro e Sesc Santana.

Entre os encontros, bate-papos e demonstrações com atletas brasileiros consagrados, destaque para as participações de Arthur Zanetti e Sergio Sazaki (ginástica artística), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Fernando Meligeni (tênis), Marcel Sturmer (patinação artística), Poliana Okimoto (maratona aquática), Fabiana Murer (salto com vara), Don Hunter (basquetebol), Giovane Gávio, Nalbert, Adenízia e Thaisa (voleibol), entre outros.

Em sua 19ª edição, o SESC Verão continua o ciclo do “Esporte para Todos”, iniciado em 2012, e que em 2013 levantou reflexões sobre a apropriação de espaços de lazer e neste ano trata da questão do tempo – ou da falta dele.

Acompanhe toda a programação no site www.sescsp.org.br/sescverao e participe das atividades e compartilhe nas redes sociais com a hashtag #SescVerão2014.