Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Para você e sua bicicleta: 10 dicas para pedalar com segurança

O Sesc Verão 2014 quer mudar sua rotina. O grande desafio do projeto é colocar esportes e atividades físicas em seu dia a dia, seja para seu bem estar, encontrar amigos ou por pura diversão.

Uma ótima pedida neste verão (e em todas as outras estações do ano) é colocar mais pedaladas em sua rotina. São várias possibilidades para todos os gostos, idades e distâncias. Use a bicicleta como meio de transporte, pedale nos parques e praças de sua cidade, marque encontros com seus amigos, faça trilhas, participe de passeios ciclísticos e pedaladas.

Para aproveitar as oportunidades em cima das duas rodas nos espaços urbanos, é preciso tomar alguns cuidados básicos. A boa notícia é que há lugares no Brasil em que isso é mais fácil com ajuda das ciclofaixas e ciclovia (espaços exclusivos para a circulação de bicicletas). Mesmo assim, a atenção precisa ser redobrada nas ruas das grandes cidades e metrópoles.

Seguem dez dicas que podem ajudar os ciclistas de todas as idades no deslocamento de bicicleta com segurança e qualidade. As informações são de Carol Marques, da Instrutora de Atividades Físicas do Sesc Sorocaba. Depois, veja as atividades que envolvem as magrelas durante o Sesc Verão, na capital, interior e litoral de São Paulo.

10 dicas para pedalar com segurança

A programação do Sesc Verão 2014 tem diversas atividades com bicicletas, para todas as idades e para quem pedalar muito, pouco, ir pra longe ou apenas dar uma volta. Até pra quem não sabe pedalar.

Pegue carona em nossas trilhas e passeios. O Sesc Bauru programou um bate-papo para se preparar para uma trilha no sábado dia 25/01 e no dia seguinte convida a todos para sair da cidade e pedalar 25 quilômetros até Piratininga. Já o Sesc Sorocaba promove passeios noturnos às terças e quintas e no dia 26/01 leva o público para conhecer a linda paisagem da  represa de Itupararanga. Também tem Passeio Ciclístico Noturno dia 27/02 no Sesc Presidente Prudente, basta chegar e participar. Quem é de Campinas pode aproveitar as manhãs de domingo para fazer passeios pela cidade e ainda filmar o trajeto no Rolé de Bike!

Para quem é da capital, os passeios acontecem em todos os cantos da cidade. No Sesc Santo Amaro, o passeio ciclístico leva o público para um passeio de 3 horas, no Pompeia para um passeio de 18km, da unidade até o Parque Villa-Lobos Dois passeios focam nas ciclofaixas e ciclovias de São Paulo, ótima oportunidade para rever ou conhecer a cidade pedalando. A saída do Bom Retiro leva a todas as ciclofaixas e ciclovias da cidade e o Sesc Santana promove um passeio pelos 20 quilômetros de ciclofaixas da Zona Norte de São Paulo.

Quem não tem muita habilidade em cima de uma bike também tem vez. Em Itaquera e no Bom Retiro (14) atividades são voltadas para quem está dando as primeiras pedaladas. Quem nem tem uma magrela em casa também pode participar. Nos Sesc Pompeia e Itaquera as magrelas estão disponíveis para empréstimo.

Depois de tudo isso, se quiser ir ainda mais longe, basta seguir as dicas do cicloturista Paulo Roberto Cunha, que viajou durante 41 dias e 1.309 Km na Nova Zelândia.