Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Stand up paddle: cinco passos para remar em pé

Foi preciso ficar em pé na água para iniciar o Sesc Verão 2014 em Presidente Prudente. Calma, não se trata de milagre ou truque. Ainda. É que a primeira prática do projeto foi o Stand Up Paddle, que na tradução literal quer dizer “remando em pé”. E a atividade é o que significa: você em pé num pranchão e com um remo para controlar o deslocamento.

A prática tem sido difundida principalmente no litoral brasileiro, mas é possível também em rios e represas, que são uma riqueza natural da região Oeste do estado de São Paulo, onde está Presidente Prudente, e até mesmo em piscinas – para iniciar. Foi no parque aquático do Sesc Thermas que a prática ocorreu no sábado e domingo, com os professores de educação física, especializados em surf, Alberto Cardia e Guilherme Oliveira.

Se você perdeu a oportunidade e mesmo assim quer tentar, os professores, que vieram de Ubatuba, litoral paulista, explicam que a iniciação é simples e só requer a prática repetida. Eles deixam cinco passos básicos para começar. Saca aí:

Deitar de barriga para baixo e no meio da prancha, segurando nas bordas;

Apoiar as mãos na prancha, como numa posição de flexão, para começar a se levantar;

Depois de subir o tronco, apoie os joelhos na prancha e em seguida fique em pé;

Deixe as pernas em posição paralela, com os joelhos semiflexionados e os pés mais próximos das bordas da prancha, para dar mais equilíbrio;

Use o remo para se mover e virar a prancha como desejar. Se o remo estiver do lado direito da prancha, a mão direita segura mais embaixo e a esquerda, acima. É importante revezar os lados e, ao fazer isso, troque a posição das mãos.



 

Fotos relacionadas