Confira os destaques da Revista E na edição de FEVEREIRO/23

31/01/2023

Compartilhe:

NESTE MÊS: O VALOR DAS HISTÓRIAS ORAIS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL / PROTAGONISMO FEMININO CRESCE ENTRE CRIADORAS DE JOGOS / PASSEIO VISUAL PELA CARREIRA DE SONIA BRAGA / O LEGADO DO QUADRINISTA MIZUKI SHIGERU, PIONEIRO NA ARTE DO MANGÁ / CONVERSAS COM MÁRCIO MEDINA, CHICO FELITTI E JOSÉ PACHECO. LEIA MAIS!

Leia a edição de fevereiro/23 da Revista E na íntegra

A Revista E de fevereiro/23 chegou! Com reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção, leia a mais nova edição da publicação mensal do Sesc São Paulo.

A CAPA traz a intervenção visual Ginga Tropical (2021), do artista Jota Aracê. Inspirada nos elementos da fauna e da flora brasileiras, a pintura sobre azulejos convida à contemplação e interação e está disponível para visitação no mezanino do parque aquático do Sesc Araraquara.

A REPORTAGEM PRINCIPAL (Qual a sua história? – LEIA AQUI) reafirma a necessidade de valorizarmos a história oral como ferramenta de preservação da memória e celebração deste patrimônio cultural da humanidade. O texto defende que contar, ouvir, fomentar, registrar e documentar narrativas de vida cotidianas e diversas é importante para ampliarmos e legitimarmos as vozes que constroem a própria história. Aproveite para conhecer a exposição Qual é seu legado? – 30 anos do Museu da Pessoa, em cartaz até 2 de abril no Sesc Bom Retiro, com visitação gratuita.

A história de Raimunda Rodrigues Teixeira é contada na exposição "Qual é seu legado? - 30 anos do Museu da Pessoa no Brasil", em cartaz no Sesc Bom Retiro. Foto: Acervo de entrevistados Museu da Pessoa.
A história de vida de Raimunda Rodrigues Teixeira é contada na exposição “Qual é seu legado? – 30 anos do Museu da Pessoa no Brasil”, em cartaz no Sesc Bom Retiro. Foto: Acervo de entrevistados Museu da Pessoa.

Outra REPORTAGEM (O jogo é delas – LEIA AQUI) celebra o aumento do protagonismo feminino entre criadoras de jogos analógicos, como tabuleiros e cartas. Com narrativas modernas, que incluem inventoras, figuras de resistência e famílias com formações diversas, iniciativas lúdicas e educativas vêm questionando as convenções e temáticas até então recorrentes nos jogos tradicionais, como lógicas de competição, guerras, explorações e relações comerciais. Durante o texto, você conhece ações gratuitas do Sesc São Paulo que, neste mês, colocam o público em contato com games inovadores.

Jogos analógicos vêm celebrando o protagonismo feminino com novas narrativas e lógicas de competição. Nesta imagem, o jogo de memórias Memorelas.
Jogos analógicos vêm celebrando o protagonismo feminino com novas narrativas e lógicas de competição. Na imagem, o jogo Memorelas.

A ENTREVISTA (Construtor de pontes – LEIA AQUI) ouve o educador português José Pacheco, reconhecido internacionalmente por projetos e métodos pedagógicos inovadores. A atuação de Pacheco à frente da revolucionária Escola da Ponte, em Portugal, alterou as bases educacionais no século 20, perdurando até hoje como um modelo inovador nas formas de aprender e ensinar. Em novembro do ano passado, ele esteve no Sesc Pompeia para participar da Jornada Curumim – Educar para a Convivência e Cidadania, ocasião em que conversou com a Revista E.

Assista a trechos da entrevista com o educador português José Pacheco. Captação: Guilherme Barreto. Edição: Riff Produtora.

Na seção BIO (Entre monstros e heróis – LEIA AQUI), conheça o fantástico e assombroso universo que inspirou os traços do artista japonês Mizuki Shigeru (1922-2015), quadrinista pioneiro na arte do mangá. Recorrentes na obra de Shigeru, os horrores da guerra, a morte e o sobrenaturalismo das lendas orientais fazem do autor uma referência mundial do gênero e, neste texto, você conhece a trajetória pessoal e profissional que o levou a representar os fantasmas internos em arte.

Reprodução do mangá NonNonBa, originalmente publicado em 1977, no Japão, e considerado a obra-prima de Mizuki Shigeru. Imagem: Mizuki Production (todos os direitos reservados).
Reprodução do mangá NonNonBa, originalmente publicado em 1977, no Japão, e considerado a obra-prima de Mizuki Shigeru. Imagem: Mizuki Production (todos os direitos reservados).

O convidado do ENCONTROS (Forjar outros mundos – LEIA AQUI) é o cenógrafo, figurinista e diretor de arte Márcio Medina, que assina a cenografia do espetáculo amazonias – ver a mata que te vê [um manifesto poético], em cartaz no Sesc Pinheiros até 12 de fevereiro. Ao longo de 40 anos de estrada, Medina se envolveu em mais de uma centena de projetos cênicos, tendo trabalhado com companhias e artistas no Brasil e em outros países do mundo. Durante a nossa conversa, ele fala sobre o começo da carreira, inspirações artísticas e os desafios de um projeto cenográfico.

Ouça, em formato de podcast, a conversa com Márcio Medina. A mediação é da jornalista Adriana Reis Paulics, editora da Revista E.

A matéria GRÁFICA de fevereiro/23 (Sonia por inteiro – LEIA AQUI) propõe um passeio visual pela carreira da atriz Sonia Braga. Depois de dar vida a personagens icônicas em quase 100 obras, entre filmes, séries e novelas, ela agora ganha um registro de sua trajetória em um livro fotobiográfico a ser lançado, ainda neste semestre, pelas Edições Sesc São Paulo, com organização de Augusto Lins Soares. A publicação, que reúne mais de 200 imagens com cliques pessoais e profissionais da atriz dentro e fora do Brasil, tem a intenção de celebrar a vida desta que é uma das artistas-símbolo da nossa brasilidade.

A atriz Sonia Braga, que ganha livro fotobiográfico a ser lançado pelas Edições Sesc São Paulo, em ensaio para a revista Quem, em 2006. Foto: Luciana Avellar.
A atriz Sonia Braga, que ganha livro fotobiográfico a ser lançado pelas Edições Sesc São Paulo, em ensaio para a revista Quem, em 2006. Foto: Luciana Avellar.

Em DEPOIMENTO para a Revista E (Faro que viraliza – LEIA AQUI), Chico Felitti, jornalista especializado em farejar histórias invisibilizadas, fala sobre a verve investigativa com a qual transita entre podcasts, biografias e reportagens. Autor dos livros Ricardo e Vânia (2019) e Rainhas da Noite (2022), e dos podcasts narrativos A Mulher da Casa Abandonada (2022) e O Ateliê (2023), Felliti fala conosco sobre novos projetos, inspirações para desenterrar novas histórias e os desafios para se contar uma história em diferentes formatos.

O jornalista Chico Felliti é o convidado deste mês na seção Depoimento. Foto: Rafael Botas.
O jornalista Chico Felitti é o convidado deste mês na seção Depoimento. Foto: Rafael Botas.

Está EM PAUTA nesta edição a relação entre a pluralidade das juventudes e a criação artística (LEIA AQUI). Para discutir o tema, publicamos dois artigos inéditos: “A arte e a avidez por novidades”, assinado pelo doutor em antropologia e sociologia Guilherme Marcondes, e “Fomentar as juventudes: um dever das instituições”, de autoria da educadora, pesquisadora e curadora Luciara Ribeiro.

Em INÉDITOS, leia Cidade-satélite (ACESSE AQUI), conto do escritor Rafael Gallo, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura, sobre um rapaz que quer contratar um outdoor para se declarar para a amada.

A seção Inéditos deste mês é ilustrada pelo artista Pedro Franz
A seção Inéditos deste mês é ilustrada pelo artista Pedro Franz

Por fim, o ALMANAQUE (Berços do samba – LEIA AQUI) convida você a, no mês do Carnaval, conhecer tradicionais redutos da capital paulista que respiram o ano todo no ritmo de chocalhos, surdos e tamborins. Em nossa seleção, passeie pelas cinco regiões de São Paulo e, em cada uma delas, leia sobre rodas, blocos, matinês, desfiles, escolas e grupos que fazem o samba sobreviver na selva de pedra.  

O Samba da Vela, na zona sul da capital paulista, é uma das dicas do Almanaque deste mês. Foto: Tiago Império.
O Samba da Vela, na zona sul da capital paulista, é uma das dicas do Almanaque deste mês. Foto: Tiago Império.

Revista E deste mês traz, ainda, a seção DOSSIÊ, com destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado ao longo de fevereiro de 2023: entre as atividades, destacamos a programação especial que as unidades do Sesc São Paulo dedicam ao carnaval, com shows, cortejos, oficinas, fanfarras, rodas de samba, bailes e vivências que contemplam expressões culturais de todo o país (Caia na folia – LEIA AQUI); o projeto Cinetruque, que leva ao Sesc 24 de Maio uma série de ações inspiradas na gambiarra a serviço da arte cinematográfica amadora; e o lançamento do curso online Mentalidade financeira, que fica disponível gratuitamente na plataforma de educação a distância do Sesc São Paulo com dicas de organização das finanças pessoais.

A EDIÇÃO DE FEVEREIRO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de FEVEREIRO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.