Comedorias servem preparações com novos sabores durante o Experimenta! 

20/10/2022

Compartilhe:

Até 23 de outubro, o Sesc São Paulo realiza a sexta edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, projeto que convida o público a refletir sobre os vários aspectos da alimentação e suas relações com a cultura e a saúde.

São mais de 100 atividades, realizadas na capital e grande São Paulo, interior e litoral. Enquanto as atividades educativas acontecem, algumas das Comedorias servem preparações especiais para receberem seus visitantes.

Sesc Avenida Paulista

Polenta com ragu de carne, quiabo e farofa. Foto: Carol Vidal

O cardápio inspira-se em referências literárias: Machado de Assis, Clarice Lispector, Jorge Amado e Rachel de Queiroz. À venda, bolo para Machado de Assis (bolo com cobertura de cocada cremosa); polenta para Cora Coralina (polenta com ragu de carne, quiabo e farofa; e a opção vegetariana com refogado de quiabo e mix de folhas); sopa para Clarice Lispector (canja com peito de frango); e suco para Rachel de Queiroz (manga, limão e suco de laranja pasteurizado). Até 23 de outubro.

Sesc 24 de maio 

Bolinho de polvilho frito com queijo meia cura. Foto: Alberto S. Cerri

Como parte do projeto Chef Convida, o chef Vitor Pompeu preparou um cardápio especial para o dia 23 de outubro. No cardápio: copa lombo assado com molho defumado de goiabada; mix de cogumelos com grão-de-bico e abobrinha refogados com molho de melado de cana e molho de soja; folhas verdes orgânicas, tomate cereja orgânico confitado, batata cremosa com molho pesto de azedinha com pinhão; quirerinha cremosa com couve-manteiga e telha de queijo; mix de arroz (arroz piaguí, vermelho e integral) e feijão-de-corda; e creme de uvaia com farofa crocante de laranja, suspiro de lavanda e calda de tomate da árvore.

Nas Cafeterias, até 23 de outubro: sanduíche queijo muçarela de búfala, pasta de ricota com limão cravo, rúcula com redução de vinagre balsâmico no pão artesanal; massa com molho de cogumelos, acompanha farofinha do pão artesanal; pão de queijo recheado com pernil desfiado, queijo meia cura e cebola caramelizada; bolinho de polvilho frito com queijo meia cura, acompanha molho defumado de goiabada; e brigadeiro de milho com farofa de canela.

Sesc Bauru

Torta de ora-pro-nóbis com tomate assado; creme de tapioca com calda de hibisco; e doce de mamão verde em calda aromatizada com anis estrelado. Foto: Davison Alvares

Quem passa pela Comedoria de Bauru tem a oportunidade de experimentar torta salgada de ora-pro-nóbis com tomate assado; salada com vegetais agroecológicos e flor de capuchinha; sanduíche no pão ciabatta com pasta de abóbora japonesa, xerém de castanha-de-caju e bertalha; creme de tapioca com calda de hibisco; e doce de mamão verde em calda aromatizada com anis estrelado. Disponível até 23 de outubro.

Sesc Bertioga

Torta de banana. Foto: Claudio Eduardo

Da Serra ao Mar… Do mar à mesa! Valorizando a cultura brasileira, indígena e a alimentação saudável, a unidade de Bertioga serve tigelinha de peixe e torta de banana. Disponível na Lanchonete até 30 de outubro.

Sesc Birigui

Oportunidade de saborear plantas alimentícias não-convencionais! Servidos: torta salgada com ora-pro-nóbis e queijo minas; bolo de jenipapo verde; pão artesanal com cobertura de abóbora cabotiá e alecrim, acompanhado de pesto de taioba. Disponível na Comedoria até 30 de outubro.

Sesc Bom Retiro 

Moamba de galinha com angu de fubá. Foto: Guilherme de Souza Oliveira 

A Comedoria da unidade recebe seus convidados com um cardápio que celebra preparações afro diaspóricas: moamba de galinha (à base de frango, quiabo, pimentão e especiarias) com angu de fubá; sanduíche com  chakalaka (com pasta de grão de bico, pimentões, tomate, amendoim e especiarias); creme de inhame com cacau coberto com amendoim; e bolo de coco com cobertura de cocada queimada. Disponível na Comedoria até 23 de outubro (a moamba de galinha está disponível às quintas, sextas e sábados, a partir das 16h). 

Sesc Campinas 

Pão artesanal com ora-pro-nóbis tostado acompanhado de queijo cremoso e compota de fruta agroecológica. Foto: Fernando Bisan 

Novos ingredientes e sabores. No cardápio da Cafeteria, pão artesanal com ora-pro-nóbis tostado acompanhado de queijo cremoso e compota de fruta agroecológica; salada com vegetais agroecológicos; e bolo de maçã com casca, mel e nozes. Disponível até 30 de outubro. 

Sesc Consolação 

A unidade da capital preparou uma receita de salada com vegetais agroecológicos. Servido na Comedoria até 23 de outubro. 

Sesc Guarulhos 

Durante o período do projeto, é possível degustar novos sabores! Servidos, bolinho de milho com ora-pro-nóbis; salada com vegetais agroecológicos; creme de couve-flor com talos e folhas, chuchu e farofa de pipoca; bolo de rapadura; bolinho de chuva com calda de chocolate; e creme de cajá. Servido na Cafeteria até 23 de outubro. 

Sesc Interlagos 

Creme de cambuci. Foto: Erick Lohr 

Um item entra em cena e encanta: o cambuci! A preparação, o creme de cambuci, vem para divulgar e valorizar esse alimento, buscando promover o consumo de produtos agroecológicos. O cambuci é uma espécie muito comum na cidade de São Paulo onde deu nome a um rio e a um bairro. Ameaçada de extinção, sua árvore é defendida por grupos organizados que incentivam seu plantio agroecológico e a redescoberta do seu fruto, nativo brasileiro consumido tradicionalmente pelos povos indígenas. Preparação disponível na Cafeteria até 30 de outubro. 

Sesc Jundiaí 

Bolo de abóbora com casca e com cobertura de granola; e tigelinha de palmito com couve-manteiga e tomate. Foto: Michel Santos 

No cardápio especial da Comedoria, é servido bolo de abóbora com casca e com cobertura de granola; e tigelinha de palmito com caule e folhas da couve-manteiga e tomate. Servido até 23 de outubro. 

Sesc Pinheiros 

Bombocado de cupuaçu; doce de abóbora com melado e gengibre; e creme de capim santo. Foto: Lucas Andrade 

A unidade da zona oeste propõe uma celebração às preparações com ingredientes brasileiros. Bombocado de cupuaçu; doce de abóbora com melado e gengibre; e creme de capim santo. Até 23 de outubro. 

Sesc Piracicaba 

Bolo Santo Antônio, cuscuz de vegetais e pamonha salgada assada. Foto: André Romani 

Para a elaboração do cardápio, a Comedoria dá protagonismo à simplicidade, valorizando a regionalidade e o ingrediente “milho”, com o propósito de resgatar receitas tradicionais de Piracicaba. Estão disponíveis pamonha salgada assada; cuscuz de vegetais; e bolo Santo Antônio (bolo com cobertura de goiabada), uma celebração ao padroeiro. Servido até 23 de outubro. 

Sesc Registro 

Cuscuz com vinagrete de banana terra e palmito. Foto: Ruan Carlos Conceição 

A banana é uma das grandes riquezas da região, sendo o Vale do Ribeira o maior produtor do estado. O cardápio da Comedoria dá destaque à fruta que movimenta a agricultura regional. À venda, cuscuz com vinagrete de banana terra e palmito; bolo de farinha de banana verde; e banana caramelizada ao creme. Disponível até 30 de outubro. 

Sesc Santo Amaro 

Sagu com casca de abacaxi. Foto: Celia Hanashiro e Stephany Tiveron 

A unidade recebe os visitantes com preparações de dar água na boca: galinhada; tortinha salgada integral de aveia com talos; tortinha salgada integral de arroz com talos; bolo de banana com casca e cobertura de brigadeiro de banana com casca; bolo de abóbora com casca e cobertura de glacê de limão; arroz doce com doce da casca de maracujá; e sagu com casca de abacaxi. Os itens são servidos alternadamente na Comedoria até 23 de outubro. 

Sesc São José dos Campos 

Sorriso de mandioca. Foto: Marcelo Dos Santos Friggi 

No cardápio, cuscuz com vegetais; sorriso de mandioca (coco ralado, mandioca e queijo parmesão); e torta salgada de tapioca com ora-pro-nóbis, tomate, coentro e taioba. Servido na Comedoria até 23 de outubro. 

Sesc Sorocaba 

A unidade dá protagonismo a um tipo de cogumelo comestível. Na Comedoria, será servida tigelinha de purê de batata com recheio de abobrinha e cogumelo shimeji. Disponível até 23 de outubro. 

Sesc Taubaté 

Torta salgada com taioba, cenoura, abobrinha e tomate. Foto: André Yamamoto 

Entram em cena no Café da Horta, pão de mel com aproveitamento integral de banana; pão tostado com manteiga e geleia de banana; e torta salgada com taioba, cenoura, abobrinha e tomate. Disponível até 23 de outubro. 

Sesc Vila Mariana 

Cartola (preparação à base banana, queijo coalho, açúcar e canela). Foto: Rachel D. Ipolitto De Oliveira Scire 

No cardápio, tigelinha de carne seca com purê de raízes agroecológicas; bolo suflê de ora-pro-nóbis com queijos; bolo de uvaia com castanha-de-baru; bolo de cambuci com uva-passa; e cartola (preparação à base banana, queijo coalho, açúcar e canela). Os itens são servidos alternadamente até 30 de outubro. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.